É quase anedótico o episódio que vivi na Costa Rica logo após a realização da primeira edição do BrLab, em 2011, na cidade de San José. Desde a criação deste laboratório – primeiro e único espaço para desenvolvimento de projetos no Brasil que inclui também projetos estrangeiros na base de sua concepção, metodologia e estratégia –, já contamos afortunadamente com o apoio de diversas instituições, empresas, pessoas e eventos parceiros para realizar a cada ano uma nova edição do evento. 

Em 2011, logo na primeira edição, firmamos um convênio importante com a Cinergia, uma instituição de peso cujos programas vêm colaborando para o desenvolvimento de parte significativa da produção audiovisual na América Central. Naquele ano fomos convidados a acompanhar mais de perto seus projetos e, com isso, tive a honra de participar como jurado de sua convocatória. Fiz parte de uma mesa em que se discutia a atuação por décadas do Rotterdam Lab e do Cinemart como atividades paralelas ao International Film Festival Rotterdam, além da enorme contribuição de seus famosos fundos internacionais de apoio ao cinema. Nesta ocasião, coube a mim – e por isso digo que a experiência foi anedótica – apresentar o projeto do BrLab, que em 2011 ainda se tratava apenas de uma promessa futura de constituição de um espaço no Brasil propício ao encontro e à troca de experiências do mercado audiovisual entre países da América Latina. 

É evidente que durante este período de quatros anos, desde a primeira edição, muito já foi feito, e acreditamos que a cada ano trilhamos o melhor caminho para a consolidação de nossas conquistas e parcerias. Temos clareza de que podemos continuar avançando, a contar pelo que já vivenciamos no que diz respeito à confiança e generosidade de cada participante com seu projeto selecionado, a contribuição de tutores e palestrantes, assim como de todos os parceiros institucionais e a equipe que se empenham na realização de cada edição.

Em nossa parceria com a Cinergia, pudemos notar neste ano o resultado expressivamente positivo dos trabalhos inscritos na convocatória por empresas produtoras da região centro-americana, tanto que nesta edição contaremos com quatro projetos da América Central (dentre as oito vagas para projetos estrangeiros), que muito se deve ao trabalho realizado de forma continuada pela instituição. Ainda em 2014, vale sublinhar, passamos a contar com o apoio especial da recam para participação de projetos de pequenas produtoras do Mercosul, mais uma nova aliança que promete ser duradoura e ampliada. E, coincidência ou não, em 2011 o BrLab nascia, ainda sem saber, no último ano de uma gestão abençoada do Ministério da Cultura, em que o Ministro à época viria a ser o mesmo Secretário Municipal de Cultura responsável pelo estabelecimento da SpCine, cuja parceria e correalização veio contribuir expressivamente para a nossa continuidade em 2014. 

Por fim, gostaria de manifestar nossos agradecimentos a todos que contribuem para o fortalecimento de nossas alianças e o sucesso de nossas realizações.

PROJETOS SELECIONADOS

Comissão de Seleção

Estrela Straus

atriz e diretora

Eva Morsch Kihn

Cinéma en Développement (France)

Flavia Candida

Curadora, cineasta e produtora

Marcio Miranda Perez

Realizador e curador

Rafael Sampaio

diretor do BrLab e produtor

Tutores

Eliseo Altunaga

roteirista e consultor de projetos

Eva Morsch Kihn

Cinéma en Développement (France)

Fernanda De Capua

Roteirista, diretora e produtora

Juliana Rojas

roteirista, diretora, montadora

Paula Astorga

Produtora cultural

Palestrantes

Albertina Carri

diretora, produtora e roteirista

Andrés Wood

palestrante

Daniel Ribeiro

roteirista e diretor

Eliseo Altunaga

roteirista e consultor de projetos

PRêmios

Prêmio Aquisição FiGa/Br

A FiGa Films é uma produtora, distribuidora e agência de vendas internacionais. Seu acervo em constante crescimento conta com filmes premiados, reconhecidos pela crítica e que estão nos melhores festivais do mundo – como Pelo malo, ganhador da Concha de Ouro no Festival Internacional de Cine de San Sebastián em 2013. 

Fundada em 2006, a FiGa logo se constituiu como uma voz verdadeiramente independente para o que há de melhor na produção audiovisual do mundo inteiro, especialmente da América Latina e dos países ibéricos. Relações duradouras e um enfoque pessoal são fundamentais no trabalho de seus cofundadores, Alex Garcia e Sandro Fiorin. 

A missão da FiGa é selecionar e adquirir os direitos de projetos com relevância social e de diretores em ascensão para licenciá-los internacionalmente. A primeira coprodução da FiGa, o filme Verano de Goliat, de Nicolas Pereda (México, 2010), ganhou o Leão de Ouro da Bienalle di Venezia. Los viejos (Bolívia, 2011), A floresta de Jonathas (Brasil, 2012), You make me feel so young (EUA, 2013) e Castanha (Brasil, 2014) foram as coproduções seguintes. A FiGa lançou seu novo selo FiGa/Br em 2014, focada em novas produções brasileiras e com voz própria capaz de comunicar universalmente. Seu primeiro título, Ventos de agosto, estreou na competição oficial de Locarno, e OBRA, sua segunda produção, foi o único longa brasileiro selecionado no Toronto International Film Festival deste ano. 

O Prêmio Aquisição FiGa/Br será concedido a um dos projetos brasileiros participantes do BrLab, com potencial para o mercado internacional. 

Em 2013, o Prêmio Aquisição FiGa Films foi dado a Só um homem só, de Allan Ribeiro.

Prêmio Aquisição Vitrine Filmes

Fundada em 2010, a Vitrine Filmes é uma empresa que se dedica à distribuição de filmes brasileiros, investindo no crescimento e na valorização do cinema nacional, e que recentemente incorporou ao seu catálogo alguns poucos e seletos títulos internacionais. 

Em 2011, a distribuidora criou e consolidou o projeto de distribuição coletiva Sessão Vitrine, um novo e bem-sucedido modelo que lançou um total de doze filmes brasileiros em mais de dez capitais. Entre estes títulos estão Estrada para Ythaca, Os monstros, Os residentes e Um lugar ao sol. O projeto foi finalista do prêmio ibac–Escola da Cidade, e do Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo, e foi eleito o Melhor Evento Cinematográfico do ano de 2011 pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. 

Desde então, seu catálogo não parou de crescer em prestígio e qualidade, reunindo títulos representativos, como Além da estrada, O céu sobre os ombros, Girimunho, Histórias que só existem quando lembradas, Vou rifar meu coração, O som ao redor e Hoje eu quero voltar sozinho. 

O comprometimento da Vitrine Filmes com o cinema latino-americano vem desde o ano de sua fundação. Em 2010, a distribuidora promoveu o lançamento do documentário Terras, de Maya Da-Rin, não apenas no Brasil mas também em territórios estrangeiros, como Peru e Guiana Francesa. Em 2012, o filme uruguaio La vida útil entrou em seu catálogo como o primeiro filme estrangeiro distribuído pela empresa. Da mesma forma, em 2013 lançou no Brasil Las acacias, o primeiro longa-metragem de Pablo Giorgielli. 

A Vitrine Filmes reafirma seu compromisso com o cinema latino-americano através da concessão de um prêmio aquisição a um projeto estrangeiro (não-brasileiro) participante das atividades.

Em 2013, o projeto vencedor do Prêmio Aquisição Vitrine Filmes foi Huaquero, de Juan Carlos Donoso.

Prêmio Cinéma en Développment

O Cinéma en Développment é um espaço desenhado como um local de encontros entre profissionais da América Latina e da Europa, sem se caracterizar como mercado. O objetivo da plataforma é que profissionais que desejem descobrir talentos e projetos interajam com produtores e diretores que estejam desenvolvendo algum filme e queiram criar ou fortalecer sua rede de contatos profissionais. 

O Festival Cinélatino Rencontres de Toulouse e o BrLab uniram-se com o objetivo de continuar em Toulouse o trabalho de apoio a diretores e produtores brasileiros de um projeto selecionado conjuntamente. 

Esta aliança pretende dar continuidade na Europa à dinâmica de formação e de apoio iniciada na América Latina, e assim proporcionar uma oportunidade a um dos projetos participantes de se beneficiar de um programa personalizado: 

· Apresentação de seu projeto nos “1-to-1” do Cinéma en Développement; 

· Encontros com profissionais relevantes da indústria; 

· Estudos de casos; 

· Acesso às projeções do Cinéma en Construction. 

O Cinéma en Développment terá lugar no marco da plataforma profissional do Cinélatino 27º Rencontres de Toulouse (19 a 29 de Março de 2015). A participação dos profissionais brasileiros vinculados ao projeto selecionado para participar contará também com o apoio da ancine – Agência Nacional de Cinema. 

Em 2013, o projeto vencedor do Prêmio Cinéma en Développment foi Paterno, de Marcelo Lordello.

Patrocinadores e parceiros 2014