Em breve, mais informações sobre a programação do 13º BrLab.

15nov

Palestra

BrPlot, BrLab + FRAPA

BrLab apresenta: Além da Imaginação: A Importância da Pesquisa no Roteiro

10h

Casa Mário Quintana em Porto Alegre

O trabalho de pesquisa é fundamental no audiovisual, mas quais os diferentes campos e aspectos da pesquisa que são fundamentais para o trabalho de escrita, criação de personagens e universos? Como a pesquisa de roteiro se articula com a pesquisa de outras áreas no desenvolvimento do filme? Qual o lugar da pesquisa na cadeia produtiva e na criação de um produto audiovisual? A mesa é parte do BrPlot 2023 e será realizada através de parceria entre BrLab, PAVIC (Associação de Pesquisadores Audiovisuais), ABRA e Projeto Paradiso.

Mais informações

15nov

Palestra

BrPlot, BrLab + FRAPA

BrLab e Embaixada da França no Brasil apresentam: Coprodução criativa: oportunidades de diálogo do roteiro ao financiamento e distribuição

16h30

Casa Mário Quintana em Porto Alegre

A coprodução internacional costuma ser vista como uma oportunidade financeira, mas também representa uma oportunidade de colaboração e intercâmbio criativo muito valiosa no processo de desenvolvimento e financiamento de um filme. O pensamento criativo está em todas as etapas de produção, inclusive na comercialização. Articular o desenvolvimento criativo e a escrita do roteiro com a produção é uma forma de potencializar todas as possibilidades de uma coprodução internacional. Qual o papel do produtor no desenvolvimento de um filme? Quais as possibilidades de coprodução com a França? Dois produtores franceses de diferentes regiões, Thierry Lenouvel e Louise Bellicaud, compartilham as suas visões e experiências junto com a cineasta e roteirista Beatriz Seigner, com moderação de Rafael Sampaio. A mesa é parte do BrLab 2023 e realizada através da parceria entre BrLab, Embaixada da França no Brasil, ABRA e Projeto Paradiso.

Mais informações

16nov

Exibição

BrPlot

Exibição do Filme: O Lobo Atrás da Porta de Fernando Coimbra

19h30

Espaço Itaú de Cinema - Augusta

O filme O Lobo Atrás Da Porta, de Fernando Coimbra, comemora 10 anos de seu lançamento em 2023. O filme marcou a estreia do diretor na direção de longas-metragens e foi premiado e exibido no ano de 2013 em importantes festivais. Antes de sua produção, o filme participou da primeira edição do BrLab, em 2011.  

Em 2021, o BrLab lançou o livro com o roteiro do filme, ainda virtualmente em decorrência da pandemia. Na abertura, o diretor Fernando Coimbra e a atriz protagonista Leandra Leal, estarão presentes para apresentar o filme e autografar o livro.

Inscrições

17nov

Palestra

BrPlot

Roteiristas fora do eixo / Regionalização

17h

Centro de Formação e Pesquisa do Sesc (CPF Sesc) em São Paulo

A diversidade regional é uma pauta urgente no mercado audiovisual, mas, como descentralizar, garantir espaço, representatividade e voz para autores-roteiristas fora do eixo? Inclusão e diversidade não podem ser vistas como um cumprimento de cota, elas precisam ser fomentadas para ganhar potência e autonomia. Os desafios são inúmeros para os roteiristas que estão fora do eixo. Falar desta diversidade de vozes é falar também de identidade, de quebra de eixo. A mesa faz parte do BrLab 2023 e é realizada através da parceria entre BrLab e ABRA. 

Inscrições

17nov

Palestra

BrPlot

Experiências cênicas: atrizes roteiristas

19h

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF Sesc) em São Paulo

O encontro entre diferentes atrizes que também são autoras e roteiristas busca revelar outros elementos e ferramentas criativas de autoras que trazem à escrita  suas experiências dramáticas a partir da encenação. Além dos elementos técnicos e estruturais do trabalho como roteiristas, quais elementos da experiência física de construção de personagens podem ser aproveitados e quais elementos devem ser descartados? Para falar sobre seus diferentes processos criativos, métodos e experiências,  convidamos atrizes que também têm revelado seus talentos como roteiristas, autoras e também como diretoras.

Inscrições

22nov

Palestra

BrPlot

O colaborador na telenovela brasileira

15h30

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF Sesc) em São Paulo

Como é o trabalho do roteirista-colaborador de telenovela? Que habilidades ele precisa ter? Este autor-roteirista não é tão somente um dialoguista. É um criador que precisa escrever com muita rapidez, atender as demandas da produção e ter um olho na audiência. É uma escrita desafiadora, que exige capacidade de organização e sensibilidade para escrever seguindo a mão do autor principal. É um trabalho exaustivo, que dialoga sempre com o grande público. E como é escrever novelas no streaming e na TV aberta? Este processo de escrita – que atinge escala industrial, podendo chegar a mais de 200 capítulos – tem muitas particularidades, e vive se reinventando; mas, a base será sempre o melodrama. A mesa faz parte do BrLab 2023 e é realizada através da parceria entre BrLab e ABRA.

Inscrições

22nov

Palestra

BrPlot

Boas práticas da sala de roteiro

17h30

Centro de Formação e Pesquisa do Sesc (CPF Sesc) em São Paulo

Um autor-roteirista pode exercer diferentes funções no desenvolvimento de um projeto/trabalho audiovisual. São funções com responsabilidades e remunerações distintas, e que devem seguir uma ordem de creditação. Estes critérios estão bem estabelecidos no Manual da ABRA, mas nem sempre são respeitados pelo mercado. Boas práticas são fundamentais para o fortalecimento do audiovisual; por isso, é importante entender como este Manual foi construído e como ele deve balizar as relações profissionais. Nesta mesa, dois roteiristas vão falar das funções que exerceram em salas de roteiro e o quanto ainda temos que lutar para que direitos básicos de um autor roteirista sejam respeitados. A mesa faz parte do BrLab 2023 e é realizada através da parceria entre BrLab e ABRA.

Inscrições

22nov

Palestra

BrPlot

Direitos de Autores: a importância da união dos criadores do Audiovisual

19h30

Centro de Formação e Pesquisa do Sesc (CPF Sesc) em São Paulo

No atual contexto de inovações tecnológicas  na produção e circulação das obras audiovisuais e com a recente greve dos sindicatos dos roteiristas e dos atores americanos, o tema dos direitos dos criadores nunca foi tão discutido. A legislação brasileira está preparada para responder aos novos desafios? Quais as estratégias dos criadores para lidarem com as plataformas digitais, o uso de ferramentas de inteligência artificial generativa e suas implicações no mercado de trabalho?

Inscrições

21nov

Palestra

BrPlot, Reach

Mesa de Abertura - "Narrativas decoloniais: histórias e audiências" com Ailton Krenak, Everlane de Moraes, Laís Bodanzky e Sébastien Onomo

19h

Espaço Itaú de Cinema

Muito se fala sobre a importância da construção de narrativas não-hegemônicas e circulação de histórias que representem diferentes perspectivas para que múltiplos imaginários possam ser constituídos e, também, para que diferentes audiências possam ser atingidas em um mercado cada vez mais nichado e segmentado. Como estimular narrativas que representem diferentes visões ou revisões históricas, como vincular as narrativas com os modos de produção e o que pode estar por trás dessa demanda da indústria?

Inscreva-se

22nov

Palestra

BrPlot

O Argumento Cinematográfico

17h

CPF/SESC - Sala 3

A maioria dos fundos e espaços que possibilitam a entrada no mercado audiovisual baseiam-se na avaliação de outros documentos que não são o roteiro. Por isso, roteiristas e criadores de audiovisual devem exercitar e aprimorar a escrita dos textos e das formas sobre as quais os filmes são avaliados e apresentados. Um desses documentos, talvez o mais importante de todos, é o Argumento. O que é um Argumento, como se escreve e para que serve? Quais são as falhas mais comuns na escrita e apresentação de argumentos?

Palestrantes

Inscreva-se

22nov

Palestra

BrPlot

Iana Cossoy Paro entrevista Eliseo Altunaga

19h

CPF/SESC - Sala 3

A roteirista Iana Cossoy Paro faz uma entrevista pública com o roteirista, consultor e professor Eliseo Altunaga. Os dois irão conversar sobre o ofício de roteirista, técnicas de trabalho, ensino e script doctoring a partir da experiência de ambos como autores e docentes na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños (Cuba) e em diversas outras instituições.

Inscreva-se

23nov

Palestra

BrPlot

Mesa - Talentos à Vista

17h

Transmissão ao vivo

Quando qualquer profissional roteirista quer vender o ser trabalho no mercado, uma dúvida enche a sua cabeça se está indo para o player certo. O que será que aquela produtora / canal / plataforma realmente quer? O meu projeto ou meu talento? Será que vale a pena ceder os direitos da minha série? Será que vale a pena ter um agente para me representar? Será que estou abordando heads de desenvolvimento da melhor forma? Em um mar de talentos, como as empresas selecionam e retêm as pessoas mais adequadas para o perfil de cada projeto da casa? Como encontrar novos autores em uma vastidão de talentos garantindo diversidade de vozes e representando a pluralidade da cultura brasileira? Nesta mesa, profissionais de diversos segmentos do mercado trocam experiências para trazer luz a um tema que gira a cabeça de qualquer roteirista que se lança no mercado, dos iniciantes aos mais experientes.



Inscreva-se

23nov

Palestra

BrPlot

Mesa - Relacionamento Aberto ou Casamento? Boas Práticas na Relação entre Roteiristas e Produtoras

19h

CPF/SESC - Sala 3

Para criar uma boa história, seja ficcional ou documental, é imprescindível que a pessoa ou o grupo de roteiristas tenha as melhores condições de trabalho, o que envolve uma série de itens que muitas vezes não são plenamente cumpridos por alguns dos players da Indústria Audiovisual. Pegando carona no lançamento do Manual da Abra, que propõe recomendações ao mercado para criar este ambiente favorável para o ofício de autores roteiristas, esta mesa vai reunir representantes de grandes produtoras brasileiras para debater a relação entre roteiristas, produtores e demais entes desta cadeia produtiva para garantir uma relação de trabalho saudável e justa entre as partes, peça-chave para a qualidade do produto final.

Inscreva-se

25nov

Palestra

BrPlot

Mesa - Fora do Eixo

17h

CPF/SESC - Sala 3

O mercado é incessante em falar que quer "ouvir novas vozes", mas quais movimentos efetivamente têm sido feitos para encontrar talentos fora dos grandes centros, em especial o eixo Rio-São Paulo? Como roteiristas de outros estados e de cidades do interior podem acessar produtoras e plataformas exibidoras, seja apresentando e emplacando projetos pessoais ou sendo contratadas como roteiristas de projetos criados por outros profissionais? Esta mesa reunirá roteiristas que conseguiram furar a bolha, migrantes ou que permaneceram em seus territórios, para debater quais as melhores formas de encontrar novos talentos e como as entidades do audiovisual podem contribuir para valorizar roteiristas das várias regiões do Brasil.



Inscreva-se

25nov

Palestra

Reach

Estudo de Caso: Cabeça de Nêgo - experiências inovadoras de distribuição e design de audiências

19h

CPF/SESC

O filme "Cabeça de Nêgo", estreia no longa-metragem do cineasta Déo Cardoso, foi eleito melhor filme de 2021 pela Abraccine (Associação Brasileira de Crítica de Cinema) e pela APCA (Associação Paulista de Crítica de Arte) e premiado nos principais festivais e eventos do país. O filme também realizou ações de distribuição de impacto e design de audiência e foi contemplado pelo Göteborg Film Fund, na categoria Distribuição Inovadora. A mesa reunirá o diretor, a produtora, o fundo internacional e a equipe responsável pela distribuição e design de audiência para apresentar os resultados. 

Inscreva-se

Confira o que aconteceu no BrLab em 2022