Realizado desde 2017, o BrPlot chega a sua 7ª edição fiel à proposta inicial de promover uma programação aberta ao público e repleta de renomados roteiristas e diretores do Brasil e do exterior. As atividades são centradas na discussão de temas, abordagens e conceitos importantes da roteirização e desenvolvimento de personagens, bem como em fornecer um panorama do mercado de roteiristas no Brasil. A ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas é parceira na realização do BrPlot, oferecendo curadoria e expertise.

Em 2023, parte das atividades presenciais serão também transmitidas pelo YouTube do BrLab — confira a programação. Para assistir às mesas, é preciso fazer uma inscrição pelo site do SESC, com exceção da mesa de abertura. Os links de inscrição estão disponíveis aqui.

BrPLOT – Encontro de roteiristas

O ano de 2023 foi marcado pela retomada pós pandemia e por muita luta dos autores-roteiristas. A greve da WGA (Writers Guild of America) nos EUA e a CPI das fakes news, fez com que roteiristas se tornassem a pauta da vez. Nunca se falou tanto em regulamentação, direito autoral, diversidade, inclusão e boas práticas de mercado. O fortalecimento criativo e econômico do setor audiovisual passa pelo amadurecimento dessas questões, mas é preciso avançar ainda mais. Uma indústria para ser pungente, deve garantir amplos espaços de encontro, de debate e de formação com qualidade contínua do autor-roteirista – em diferentes regiões do país. A sétima edição do BrPlot – Encontro de Roteiristas, começa em Porto Alegre no dia 15/11 dentro do FRAPA (Festival de Roteiro de Porto Alegre) e segue de 17 a 22 de novembro em São Paulo no Centro de Pesquisa e Formação do SESC. O evento reúne roteiristas, cineastas, produtores e atrizes, que participam de sete mesas desenhadas entre membros da diretoria da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas) e a direção do BrLab.

SÉTIMA EDIÇÃO, UMA JORNADA DE HISTÓRIAS

Apresentar esta edição de 2023 do BrPlot tem um sabor especial. Há um vento de esperança dando o tom desta jornada. Uma vontade inequívoca de contar histórias, de emocionar e engajar. Há também muitos desafios e espaços a serem conquistados. São três dias de intensos debates sobre assuntos que buscam atender um leque grande de interesses. É falar de gestão coletiva de direitos, das boas práticas em salas de roteiro, os desafios dos roteiristas fora do eixo, do processo de criação dos atores/ roteiristas e do trabalho insano de um colaborador de telenovela. Um debate maduro sobre o ofício de escrever e produzir histórias.

André Mielnik, Rafael Peixoto, Rafael Sampaio e Valéria Motta – curadores

Programação

15nov

Palestra

BRPLOT, BRLAB + FRAPA

BrLab apresenta: Além da Imaginação: A Importância da Pesquisa no Roteiro

10h

Casa Mário Quintana em Porto Alegre

O trabalho de pesquisa é fundamental no audiovisual, mas quais os diferentes campos e aspectos da pesquisa que são fundamentais para o trabalho de escrita, criação de personagens e universos? Como a pesquisa de roteiro se articula com a pesquisa de outras áreas no desenvolvimento do filme? Qual o lugar da pesquisa na cadeia produtiva e na criação de um produto audiovisual? A mesa é parte do BrPlot 2023 e será realizada através de parceria entre BrLab, PAVIC (Associação de Pesquisadores Audiovisuais), ABRA e Projeto Paradiso.

 

Mais informações

15nov

Palestra

BRPLOT, BRLAB + FRAPA

BrLab e Embaixada da França no Brasil apresentam: Coprodução criativa: oportunidades de diálogo do roteiro ao financiamento e distribuição

16h

Casa Mário Quintana em Porto Alegre

A coprodução internacional costuma ser vista como uma oportunidade financeira, mas também representa uma oportunidade de colaboração e intercâmbio criativo muito valiosa no processo de desenvolvimento e financiamento de um filme. O pensamento criativo está em todas as etapas de produção, inclusive na comercialização. Articular o desenvolvimento criativo e a escrita do roteiro com a produção é uma forma de potencializar todas as possibilidades de uma coprodução internacional. Qual o papel do produtor no desenvolvimento de um filme? Quais as possibilidades de coprodução com a França? Dois produtores franceses de diferentes regiões, Thierry Lenouvel e Louise Bellicaud, compartilham as suas visões e experiências junto com a cineasta e roteirista Beatriz Seigner, com moderação de Rafael Sampaio. A mesa é parte do BrLab 2023 e realizada através da parceria entre BrLab, Embaixada da França no Brasil, ABRA e Projeto Paradiso.

 

Mais informações

16nov

Sessão

BrPlot

Exibição do Filme: O Lobo Atrás da Porta de Fernando Coimbra

19h30

Espaço Itaú de Cinema - Augusta

O filme O Lobo Atrás Da Porta, de Fernando Coimbra, comemora 10 anos de seu lançamento em 2023. O filme marcou a estreia do diretor na direção de longas-metragens e foi premiado e exibido no ano de 2013 em importantes festivais. Antes de sua produção, o filme participou da primeira edição do BrLab, em 2011.  

Em 2021, o BrLab lançou o livro com o roteiro do filme, ainda virtualmente em decorrência da pandemia. Na abertura, o diretor Fernando Coimbra e a atriz protagonista Leandra Leal, estarão presentes para apresentar o filme e autografar o livro.

Inscreva-se

17nov

Palestra

BrPlot

Roteiristas fora do eixo / Regionalização

17h

Centro de Formação e Pesquisa do Sesc (CPF Sesc) em São Paulo

A diversidade regional é uma pauta urgente no mercado audiovisual, mas, como descentralizar, garantir espaço, representatividade e voz para autores-roteiristas fora do eixo? Inclusão e diversidade não podem ser vistas como um cumprimento de cota, elas precisam ser fomentadas para ganhar potência e autonomia. Os desafios são inúmeros para os roteiristas que estão fora do eixo. Falar desta diversidade de vozes é falar também de identidade, de quebra de eixo. A mesa faz parte do BrLab 2023 e é realizada através da parceria entre BrLab e ABRA.

Inscreva-se

17nov

Palestra

BrPlot

Experiências cênicas: atrizes roteiristas

19h

CPF/SESC - Sala 3

O encontro entre diferentes atrizes que também são autoras e roteiristas busca revelar outros elementos e ferramentas criativas de autoras que trazem à escrita suas experiências dramáticas a partir da encenação. Além dos elementos técnicos e estruturais do trabalho como roteiristas, quais elementos da experiência física de construção de personagens podem ser aproveitados e quais elementos devem ser descartados? Para falar sobre seus diferentes processos criativos, métodos e experiências, convidamos atrizes que também têm revelado seus talentos como roteiristas, autoras e também como diretoras.

 

Inscreva-se

22nov

Palestra

BrPlot

O colaborador na telenovela brasileira

15h30

CPF/SESC - Sala 3

Como é o trabalho do roteirista-colaborador de telenovela? Que habilidades ele precisa ter? Este autor-roteirista não é tão somente um dialoguista. É um criador que precisa escrever com muita rapidez, atender as demandas da produção e ter um olho na audiência. É uma escrita desafiadora, que exige capacidade de organização e sensibilidade para escrever seguindo a mão do autor principal. É um trabalho exaustivo, que dialoga sempre com o grande público. E como é escrever novelas no streaming e na TV aberta? Este processo de escrita – que atinge escala industrial, podendo chegar a mais de 200 capítulos – tem muitas particularidades, e vive se reinventando; mas, a base será sempre o melodrama. A mesa faz parte do BrLab 2023 e é realizada através da parceria entre BrLab e ABRA.

Inscreva-se

22nov

Palestra

BrPlot

Boas práticas da sala de roteiro

17h30

CPF/SESC - Sala 3

Um autor-roteirista pode exercer diferentes funções no desenvolvimento de um projeto/trabalho audiovisual. São funções com responsabilidades e remunerações distintas, e que devem seguir uma ordem de creditação. Estes critérios estão bem estabelecidos no Manual da ABRA, mas nem sempre são respeitados pelo mercado. Boas práticas são fundamentais para o fortalecimento do audiovisual; por isso, é importante entender como este Manual foi construído e como ele deve balizar as relações profissionais. Nesta mesa, dois roteiristas vão falar das funções que exerceram em salas de roteiro e o quanto ainda temos que lutar para que direitos básicos de um autor roteirista sejam respeitados. A mesa faz parte do BrLab 2023 e é realizada através da parceria entre BrLab e ABRA.

Inscreva-se

22nov

Palestra

BrPlot

Direitos de Autores: a importância da união dos criadores do Audiovisual

19h30

CPF/SESC - Sala 3

No atual contexto de inovações tecnológicas na produção e circulação das obras audiovisuais e com a recente greve dos sindicatos dos roteiristas e dos atores americanos, o tema dos direitos dos criadores nunca foi tão discutido. A legislação brasileira está preparada para responder aos novos desafios? Quais as estratégias dos criadores para lidarem com as plataformas digitais, o uso de ferramentas de inteligência artificial generativa e suas implicações no mercado de trabalho?

Inscreva-se