O BrLab – Laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais está de volta para sua 14ª edição, que ocorrerá de 01 a 07 de outubro de 2024 em São Paulo. 

Ao longo de uma semana, o BrLab promove quatro workshops simultâneos para projetos audiovisuais de diferentes países e em diferentes estágios de desenvolvimento e produção. Além das atividades de formação exclusivas aos projetos e profissionais selecionados através de convocatória pública, o BrLab realiza uma programação aberta e gratuita. Em 2024 a programação aberta do evento promove 6 mesas de debate no Sesc 24 de Maio e no Espaço Augusta de Cinema. 

A programação é totalmente gratuita e os registros das mesas com interpretação em Libras serão disponibilizados online para todos pelo canal do BrLab no YouTube. Para participar das mesas no Sesc 24 de Maio, é necessário retirar os ingressos com meia hora de antecedência na bilheteria (Rua 24 de Maio, 109 – República).

Confira abaixo a programação completa!

01out

Mesa

BrPlot, +Mulheres

[Mesa de abertura] Empoderadas: narrativas e trajetórias para uma história do cinema conosco

19h30

Espaço Augusta de Cinema

Há uma grande e desconhecida produção de filmes negros, tanto no Brasil quanto em muitos países do continente africano, da América Latina e do Caribe. Existem profissionais cujas obras e trajetórias por muito tempo foram deixadas de lado da história do cinema e dos acervos oficiais de vários países. Há uma obra densa, diversa e paradoxalmente ignorada, o chamado cinema negro, que se refere a homens e mulheres negros que deveriam ser conhecidos e reconhecidos por suas contribuições à cultura audiovisual. No caso do Brasil, iniciativas como a “Cinemateca Negra” comprovam que há uma importante presença e contribuição de profissionais negros em todas as áreas do audiovisual ao longo da história, e publicações como “Empoderadas”, nos levam a refletir e entender como as mulheres negras foram mais ainda injustiçadas e apagadas nesse processo histórico. Esses movimentos de "resgates históricos", muitas vezes anunciados oficialmente como “descobertas" de profissionais e mulheres negras que sempre existiram no cinema brasileiro sem o devido reconhecimento e sem serem registradas e catalogadas pela historiografia, não necessariamente provocam a reparação que é necessária em termos práticos e concretos. Se a história foi e ainda é muito estreita, excludente e racista para se abrir a outras existências e geralmente muito autoritária para admitir suas fragilidades e sua irracionalidade, o que pode ser feito como reparação e o que podemos nos perguntar diante disso, neste momento?

Mesa realizada em parceria com o coletivo +Mulheres.

02out

Mesa

BrPlot

Roteiro de Reality: um mundo de especificidades

17h

Sesc 24 de Maio

Reality, muitas vezes, é definido como “not scripted”, mas isto não quer dizer que reality não tenha roteiro. Muito pelo contrário! O trabalho de roteirista de reality é intenso e cheio de especificidades. São muitos formatos – sejam eles adaptados ou originais – e que englobam uma série de profissionais. É produção de conteúdo, pesquisa, assistência de roteiro, roteiro de pós-produção. Reality tem gênero, tema, estratégia, conflito, drama, tensão e humor. Enfim, tudo que um bom roteiro precisa ter!

03out

Mesa

BrPlot

Inteligência Artificial: modos de uso

16h

Sesc 24 de Maio

A inteligência artificial está impactando a forma de escrever e trabalhar no audiovisual. É uma ferramenta poderosa e desafiadora que está em constante evolução. É uma revolução criativa, uma mudança de paradigma em relação ao texto – muito maior do que a transição da máquina de escrever para o computador. Através de IA se tem um assistente de escrita, um facilitador capaz de fazer em minutos um trabalho burocrático que o roteirista levaria horas. A IA Generativa, para o roteirista, pode ser um ponto de partida para uma ideia, nunca um ponto de chegada. A capacidade de fabulação é do DNA humano.

03out

Masterclass

BrPlot

Formação Spcine Convida: BrLab - Masterclass de Eliseo Altunaga

18h30

Sesc 24 de Maio

Eliseo Altunaga é um dos maiores professores de roteiro, assessor e roteirista de importantes filmes recentes produzidos na América Latina. O mestre cubano, que por muitos anos coordenou a cátedra de roteiro da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, foi entrevistado por Júlio César Rojas em um livro sobre roteiro publicado pelo BrLab em 2018. A partir dessa publicação, os roteiristas Thiago Dottori e Ceci Alves conversam com Eliseo Altunaga sobre teoria e prática de roteiro audiovisual, sobre criatividade, exercícios e desafios comumente enfrentados por roteiristas iniciantes e experientes. Uma aula de roteiro através do encontro e diálogo entre gerações.

04out

Mesa

BrPlot, Cinema Verde

Sustentabilidade na Indústria Audiovisual

15h

Sesc 24 de Maio

Neste encontro, promovido pelo BrLab em parceria com a Cinema Verde, profissionais de diversas entidades do mercado audiovisual vão compartilhar suas experiências e visões de como incorporar, de forma prática, ações socioambientais na cadeia de produção, desde a etapa de desenvolvimento dos projetos.  É possível adotar novos hábitos, serviços e produtos mais sustentáveis sem perder qualidade na produção audiovisual? Como as associações podem colocar a questão da sustentabilidade em pauta e articular parcerias entre empresas produtoras, fornecedores e governo para fomentar essa transformação no setor? Como engajar os profissionais neste tema tão relevante e urgente para a humanidade? O propósito é não apenas minimizar nossa pegada ambiental, mas também dar continuidade ao movimento para a criação de impactos socioambientais positivos em nossas atividades.

04out

Mesa

Reach

Reach 2024: Coprodução, Distribuição e Vendas

17h30

Sesc 24 de Maio

Nos últimos anos o setor audiovisual tem passado por profundas transformações decorrentes de novos hábitos e janelas de consumo, tecnologias convergentes e pela crise do sistema exibidor tradicional, especialmente após a pandemia. O que vemos também nos últimos anos são empresas de distribuição e vendas internacionais cada vez mais produzindo e co-produzindo os filmes que irão distribuir e vender, e por outro lado, produtoras que começam a distribuir os filmes que produziram. O que pode explicar essa tendências, quais vantagens e desvantagens nesses modelos de negócios? Participam do debate uma agência de vendas internacional (Film Boutique), uma distribuidora brasileira (Vitrine Filmes) e duas produtoras da França (Les Valseurs) e Brasil (Filmes de Plástico) que também possuem braços de distribuição.

21nov

Palestra

BrPlot, Reach

Mesa de Abertura - "Narrativas decoloniais: histórias e audiências" com Ailton Krenak, Everlane de Moraes, Laís Bodanzky e Sébastien Onomo

19h

Espaço Itaú de Cinema

Muito se fala sobre a importância da construção de narrativas não-hegemônicas e circulação de histórias que representem diferentes perspectivas para que múltiplos imaginários possam ser constituídos e, também, para que diferentes audiências possam ser atingidas em um mercado cada vez mais nichado e segmentado. Como estimular narrativas que representem diferentes visões ou revisões históricas, como vincular as narrativas com os modos de produção e o que pode estar por trás dessa demanda da indústria?

Palestrantes

Ailton Krenak

Ativista, escritor e professor

Laís Bodanzky

Diretora, roteirista e produtora

Sébastien Onomo

Special Touch Studios (France)

Inscreva-se

22nov

Palestra

BrPlot

O Argumento Cinematográfico

17h

CPF/SESC - Sala 3

A maioria dos fundos e espaços que possibilitam a entrada no mercado audiovisual baseiam-se na avaliação de outros documentos que não são o roteiro. Por isso, roteiristas e criadores de audiovisual devem exercitar e aprimorar a escrita dos textos e das formas sobre as quais os filmes são avaliados e apresentados. Um desses documentos, talvez o mais importante de todos, é o Argumento. O que é um Argumento, como se escreve e para que serve? Quais são as falhas mais comuns na escrita e apresentação de argumentos?

Palestrantes

Xênia Rivery

Roteirista e professora

Inscreva-se

22nov

Palestra

BrPlot

Iana Cossoy Paro entrevista Eliseo Altunaga

19h

CPF/SESC - Sala 3

A roteirista Iana Cossoy Paro faz uma entrevista pública com o roteirista, consultor e professor Eliseo Altunaga. Os dois irão conversar sobre o ofício de roteirista, técnicas de trabalho, ensino e script doctoring a partir da experiência de ambos como autores e docentes na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños (Cuba) e em diversas outras instituições.

Inscreva-se

23nov

Palestra

BrPlot

Mesa - Talentos à Vista

17h

Transmissão ao vivo

Quando qualquer profissional roteirista quer vender o ser trabalho no mercado, uma dúvida enche a sua cabeça se está indo para o player certo. O que será que aquela produtora / canal / plataforma realmente quer? O meu projeto ou meu talento? Será que vale a pena ceder os direitos da minha série? Será que vale a pena ter um agente para me representar? Será que estou abordando heads de desenvolvimento da melhor forma? Em um mar de talentos, como as empresas selecionam e retêm as pessoas mais adequadas para o perfil de cada projeto da casa? Como encontrar novos autores em uma vastidão de talentos garantindo diversidade de vozes e representando a pluralidade da cultura brasileira? Nesta mesa, profissionais de diversos segmentos do mercado trocam experiências para trazer luz a um tema que gira a cabeça de qualquer roteirista que se lança no mercado, dos iniciantes aos mais experientes.



Palestrantes

Babi Libânio

Executiva de criação

Rachel do Valle

Diretora de programas

Mariana Paiva

roteirista e produtora

Inscreva-se

23nov

Palestra

BrPlot

Mesa - Relacionamento Aberto ou Casamento? Boas Práticas na Relação entre Roteiristas e Produtoras

19h

CPF/SESC - Sala 3

Para criar uma boa história, seja ficcional ou documental, é imprescindível que a pessoa ou o grupo de roteiristas tenha as melhores condições de trabalho, o que envolve uma série de itens que muitas vezes não são plenamente cumpridos por alguns dos players da Indústria Audiovisual. Pegando carona no lançamento do Manual da Abra, que propõe recomendações ao mercado para criar este ambiente favorável para o ofício de autores roteiristas, esta mesa vai reunir representantes de grandes produtoras brasileiras para debater a relação entre roteiristas, produtores e demais entes desta cadeia produtiva para garantir uma relação de trabalho saudável e justa entre as partes, peça-chave para a qualidade do produto final.

Palestrantes

Inscreva-se

25nov

Palestra

BrPlot

Mesa - Fora do Eixo

17h

CPF/SESC - Sala 3

O mercado é incessante em falar que quer "ouvir novas vozes", mas quais movimentos efetivamente têm sido feitos para encontrar talentos fora dos grandes centros, em especial o eixo Rio-São Paulo? Como roteiristas de outros estados e de cidades do interior podem acessar produtoras e plataformas exibidoras, seja apresentando e emplacando projetos pessoais ou sendo contratadas como roteiristas de projetos criados por outros profissionais? Esta mesa reunirá roteiristas que conseguiram furar a bolha, migrantes ou que permaneceram em seus territórios, para debater quais as melhores formas de encontrar novos talentos e como as entidades do audiovisual podem contribuir para valorizar roteiristas das várias regiões do Brasil.



Palestrantes

Vinicius Augusto Bozzo

Roteirista, diretor e ator

Nathalia Cruz

Atriz e roteirista

Juliana Colares

Criadora e roteirista

Carollini Assis

Roteirista e Produtora Executiva

Inscreva-se

25nov

Palestra

Reach

Estudo de Caso: Cabeça de Nêgo - experiências inovadoras de distribuição e design de audiências

19h

CPF/SESC

O filme "Cabeça de Nêgo", estreia no longa-metragem do cineasta Déo Cardoso, foi eleito melhor filme de 2021 pela Abraccine (Associação Brasileira de Crítica de Cinema) e pela APCA (Associação Paulista de Crítica de Arte) e premiado nos principais festivais e eventos do país. O filme também realizou ações de distribuição de impacto e design de audiência e foi contemplado pelo Göteborg Film Fund, na categoria Distribuição Inovadora. A mesa reunirá o diretor, a produtora, o fundo internacional e a equipe responsável pela distribuição e design de audiência para apresentar os resultados. 

Déo Cardoso

Direção e Roteiro

Talita Arruda

Curadora e distribuidora

Patrícia Baia

Diretora e produtora

Camilla Larsson

Gestora e programadora

Marina Tarabay

Distribuição

Inscreva-se