CoLab, BrLab e LatAm Cinema lançam mapeamento de laboratórios audiovisuais na América Latina e Caribe

Com o objetivo de conhecer o panorama atual e os desafios enfrentados pelos laboratórios audiovisuais da América Latina e Caribe, o CoLab, BrLab e a LatAm Cinema lançaram um mapeamento dos laboratórios destas regiões. A iniciativa surge após a primeira reunião do CoLab realizada em setembro passado, que serviu para promover a criação de uma rede latino-americana de laboratórios audiovisuais.

Os organizadores desta iniciativa convidam todos os laboratórios – entendidos como espaços da região que procuram promover, desenvolver, orientar e fortalecer projetos audiovisuais sem distinção de gêneros ou formatos – a preencher o formulário online disponível neste link até 10 de dezembro de 2021. O objetivo do formulário, que leva cerca de 10 minutos para ser respondido, é conhecer as atividades, metodologias e práticas pedagógicas utilizadas, bem como o perfil dos tutores, os prêmios que atribuem e as fontes de financiamento.

Após a coleta das informações e sua posterior análise, as principais conclusões do mapeamento serão apresentadas durante o segundo Encontro do CoLab que ocorrerá em março de 2022, no âmbito dos Encuentros BioBioCine, no Chile. A pesquisa também servirá de subsídio para a concepção de atividades de apoio ao fortalecimento, trabalho conjunto e profissionalização desses espaços.

Convocada pelo BrLab, a edição inaugural do CoLab reuniu representantes de 26 laboratórios para trocar experiências e consolidar laços de colaboração com o objetivo de articular uma comunidade de laboratórios audiovisuais da região. No primeiro encontro participaram BoliviaLab (Bolivia), Algo en Común e Filma Afro Cartagena (Colombia), Encuentros BioBioCine y SANFIC Industria (Chile), Industria CRFIC (Costa Rica), Nuevas Miradas (Cuba), Guayaquil Lab (Equador), Cine Qua Non Lab (México), ASUFICC Lab (Paraguay), Cine del Mañana y Este Lab (Perú), MAFIZ (Espanha) y os brasileiros BrLab, Cabíria Festival, CuritibaLab, FAM/ECM, FRAPA, IcumamLab, Lab CENA 15, Lab Griot, Lab Negras Narrativas, NordesteLab, Lab Novas Histórias, W.R_Lab y Av.Lab.

Quem pode participar do mapeamento? Laboratórios e espaços de desenvolvimento e fortalecimento de projetos audiovisuais organizados nos países da América Latina e Caribe.

Dúvidas e contato do CoLab: [email protected]

participantes

BrLab

Brasil

Rafael Sampaio

Diretor do BrLab e produtor

FAM

Brasil

Lis Paim

Laboratório CENA 15