Realizado desde 2017, o BrPlot chega a sua 8ª edição seguindo sua proposta inicial de promover uma programação aberta ao público com renomados roteiristas e diretores do Brasil e do exterior. As atividades são centradas na discussão de temas, abordagens e conceitos importantes da roteirização e desenvolvimento de personagens, bem como em fornecer um panorama do mercado de roteiristas no Brasil. A curadoria e realização é assinada por Rafael Sampaio, André Mielnik e Valéria Motta, em parceria com a ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas.

A programação é totalmente gratuita, e os registros das mesas com interpretação em Libras serão disponibilizados online para todos pelo canal do BrLab no YouTube. Para participar das mesas no Sesc 24 de Maio, é necessário retirar os ingressos com meia hora de antecedência na bilheteria (Rua 24 de Maio, 109 – República).

Confira a programação abaixo.

Programme

01oct

Mesa

BrPlot, +Mulheres

[Mesa de abertura] Empoderadas: narrativas e trajetórias para uma história do cinema conosco

7:30 PM

Espaço Augusta de Cinema

Há uma grande e desconhecida produção de filmes negros, tanto no Brasil quanto em muitos países do continente africano, da América Latina e do Caribe. Existem profissionais cujas obras e trajetórias por muito tempo foram deixadas de lado da história do cinema e dos acervos oficiais de vários países. Há uma obra densa, diversa e paradoxalmente ignorada, o chamado cinema negro, que se refere a homens e mulheres negros que deveriam ser conhecidos e reconhecidos por suas contribuições à cultura audiovisual. No caso do Brasil, iniciativas como a “Cinemateca Negra” comprovam que há uma importante presença e contribuição de profissionais negros em todas as áreas do audiovisual ao longo da história, e publicações como “Empoderadas”, nos levam a refletir e entender como as mulheres negras foram mais ainda injustiçadas e apagadas nesse processo histórico. Esses movimentos de "resgates históricos", muitas vezes anunciados oficialmente como “descobertas" de profissionais e mulheres negras que sempre existiram no cinema brasileiro sem o devido reconhecimento e sem serem registradas e catalogadas pela historiografia, não necessariamente provocam a reparação que é necessária em termos práticos e concretos. Se a história foi e ainda é muito estreita, excludente e racista para se abrir a outras existências e geralmente muito autoritária para admitir suas fragilidades e sua irracionalidade, o que pode ser feito como reparação e o que podemos nos perguntar diante disso, neste momento?

Mesa realizada em parceria com o coletivo +Mulheres.

02oct

Mesa

BrPlot

Roteiro de Reality: um mundo de especificidades

5 PM

Sesc 24 de Maio

Reality, muitas vezes, é definido como “not scripted”, mas isto não quer dizer que reality não tenha roteiro. Muito pelo contrário! O trabalho de roteirista de reality é intenso e cheio de especificidades. São muitos formatos – sejam eles adaptados ou originais – e que englobam uma série de profissionais. É produção de conteúdo, pesquisa, assistência de roteiro, roteiro de pós-produção. Reality tem gênero, tema, estratégia, conflito, drama, tensão e humor. Enfim, tudo que um bom roteiro precisa ter!

03oct

Mesa

BrPlot

Inteligência Artificial: modos de uso

4 PM

Sesc 24 de Maio

A inteligência artificial está impactando a forma de escrever e trabalhar no audiovisual. É uma ferramenta poderosa e desafiadora que está em constante evolução. É uma revolução criativa, uma mudança de paradigma em relação ao texto – muito maior do que a transição da máquina de escrever para o computador. Através de IA se tem um assistente de escrita, um facilitador capaz de fazer em minutos um trabalho burocrático que o roteirista levaria horas. A IA Generativa, para o roteirista, pode ser um ponto de partida para uma ideia, nunca um ponto de chegada. A capacidade de fabulação é do DNA humano.

03oct

Masterclass

BrPlot

Formação Spcine Convida: BrLab - Masterclass de Eliseo Altunaga

6:30 PM

Sesc 24 de Maio

Eliseo Altunaga é um dos maiores professores de roteiro, assessor e roteirista de importantes filmes recentes produzidos na América Latina. O mestre cubano, que por muitos anos coordenou a cátedra de roteiro da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, foi entrevistado por Júlio César Rojas em um livro sobre roteiro publicado pelo BrLab em 2018. A partir dessa publicação, os roteiristas Thiago Dottori  e Ceci Alves conversam com Eliseo Altunaga sobre teoria e prática de roteiro audiovisual, sobre criatividade, exercícios e desafios comumente enfrentados por roteiristas iniciantes e experientes. Uma aula de roteiro através do encontro e diálogo entre gerações.

04oct

Mesa

BrPlot, Cinema Verde

Sustentabilidade na Indústria Audiovisual

3 PM

Sesc 24 de Maio

Neste encontro, promovido pelo BrLab em parceria com a Cinema Verde, profissionais de diversas entidades do mercado audiovisual vão compartilhar suas experiências e visões de como incorporar, de forma prática, ações socioambientais na cadeia de produção, desde a etapa de desenvolvimento dos projetos.  É possível adotar novos hábitos, serviços e produtos mais sustentáveis sem perder qualidade na produção audiovisual? Como as associações podem colocar a questão da sustentabilidade em pauta e articular parcerias entre empresas produtoras, fornecedores e governo para fomentar essa transformação no setor? Como engajar os profissionais neste tema tão relevante e urgente para a humanidade? O propósito é não apenas minimizar nossa pegada ambiental, mas também dar continuidade ao movimento para a criação de impactos socioambientais positivos em nossas atividades.