A morte habita à noite
Direção Eduardo Morotó
Produção Leonardo Mecchi
Brasil
4ª Edição
É quase anedótico o episódio que vivi na Costa Rica logo após a realização da primeira edição do BrLab, em 2011, na cidade de San José. Desde a criação deste laboratório – primeiro e único espaço para desenvolvimento de projetos no Brasil que inclui também projetos estrangeiros na base de sua concepção, metodologia e estratégia –, já contamos afortunadamente com o apoio de diversas instituições, empresas, pessoas e eventos parceiros para realizar a cada ano uma nova edição do evento.
Em 2011, logo na primeira edição, firmamos um convênio importante com a Cinergia, uma instituição de peso cujos programas vêm colaborando para o desenvolvimento de parte significativa da produção audiovisual na América Central. Naquele ano fomos convidados a acompanhar mais de perto seus projetos e, com isso, tive a honra de participar como jurado de sua convocatória. Fiz parte de uma mesa em que se discutia a atuação por décadas do Rotterdam Lab e do Cinemart como atividades paralelas ao International Film Festival Rotterdam, além da enorme contribuição de seus famosos fundos internacionais de apoio ao cinema. Nesta ocasião, coube a mim – e por isso digo que a experiência foi anedótica – apresentar o projeto do BrLab, que em 2011 ainda se tratava apenas de uma promessa futura de constituição de um espaço no Brasil propício ao encontro e à troca de experiências do mercado audiovisual entre países da América Latina.
É evidente que durante este período de quatros anos, desde a primeira edição, muito já foi feito, e acreditamos que a cada ano trilhamos o melhor caminho para a consolidação de nossas conquistas e parcerias. Temos clareza de que podemos continuar avançando, a contar pelo que já vivenciamos no que diz respeito à confiança e generosidade de cada participante com seu projeto selecionado, a contribuição de tutores e palestrantes, assim como de todos os parceiros institucionais e a equipe que se empenham na realização de cada edição.
Em nossa parceria com a Cinergia, pudemos notar neste ano o resultado expressivamente positivo dos trabalhos inscritos na convocatória por empresas produtoras da região centro-americana, tanto que nesta edição contaremos com quatro projetos da América Central (dentre as oito vagas para projetos estrangeiros), que muito se deve ao trabalho realizado de forma continuada pela instituição. Ainda em 2014, vale sublinhar, passamos a contar com o apoio especial da recam para participação de projetos de pequenas produtoras do Mercosul, mais uma nova aliança que promete ser duradoura e ampliada. E, coincidência ou não, em 2011 o BrLab nascia, ainda sem saber, no último ano de uma gestão abençoada do Ministério da Cultura, em que o Ministro à época viria a ser o mesmo Secretário Municipal de Cultura responsável pelo estabelecimento da SpCine, cuja parceria e correalização veio contribuir expressivamente para a nossa continuidade em 2014.
Por fim, gostaria de manifestar nossos agradecimentos a todos que contribuem para o fortalecimento de nossas alianças e o sucesso de nossas realizações.
Direção Eduardo Morotó
Produção Leonardo Mecchi
Brasil
Direção Tuca Siqueira
Produção Rayssa Costa
Brasil
Direção Davi Pretto
Produção Paola Wink
Brasil
Direção Noelia Lacayo e Gustavo Vinagre
Produção Humberto Jiménez Penha
Cuba / Nicarágua
Direção Alex Piperno
Produção Alex Piperno
Co-produção Lukas Valenta Rinner
Uruguai / Argentina / Brasil
Direção Clarissa Ramalho
Produção Beth Formaggini
Brasil
Direção Iván Porras Meléndez
Produção Marcela Esquivel
Costa Rica
Direção Manuel Nieto
Produção Laura Gutman
Uruguai
Direção Bruno Risas
Montagem João Marcos de Almeida
Produção Michael Wahrmann
Empresa produtora Sancho & Punta
Brasil
Direção Ana Endara Mislov
Produção Nadyezhda Adames
Panamá
Direção Miguel Angel Moulet
Produção Carolina Denegri
Peru
Direção Natalia Garagiola
Produção Gonzalo Tobal
Argentina
Direção Gregorio Graziosi
Produção Zita Carvalhosa
Brasil
Direção Ramon Porto Mota
Produção Lara Lima
Brasil
Direção Bani Khoshnoudi
Produção Elsa Reyes
México
Direção Patricia Galucci
Produção Diana Almeida
Brasil
atriz e diretora
Cinéma en Développement (France)
Curadora, cineasta e produtora
Realizador e curador
roteirista
Diretor do BrLab e produtor
programador
Cinéma en Développement (France)
produtora
roteirista, diretora, montadora
Produtora cultural
produtora
tutora
Diretora, produtora e roteirista
palestrante
palestrante
roteirista e diretor
produtora
palestrante
palestrante
palestrante
produtor, distribuidor
A FiGa Films é uma produtora, distribuidora e agência de vendas internacionais. Seu acervo em constante crescimento conta com filmes premiados, reconhecidos pela crítica e que estão nos melhores festivais do mundo – como Pelo malo, ganhador da Concha de Ouro no Festival Internacional de Cine de San Sebastián em 2013.
Fundada em 2006, a FiGa logo se constituiu como uma voz verdadeiramente independente para o que há de melhor na produção audiovisual do mundo inteiro, especialmente da América Latina e dos países ibéricos. Relações duradouras e um enfoque pessoal são fundamentais no trabalho de seus cofundadores, Alex Garcia e Sandro Fiorin.
A missão da FiGa é selecionar e adquirir os direitos de projetos com relevância social e de diretores em ascensão para licenciá-los internacionalmente. A primeira coprodução da FiGa, o filme Verano de Goliat, de Nicolas Pereda (México, 2010), ganhou o Leão de Ouro da Bienalle di Venezia. Los viejos (Bolívia, 2011), A floresta de Jonathas (Brasil, 2012), You make me feel so young (EUA, 2013) e Castanha (Brasil, 2014) foram as coproduções seguintes. A FiGa lançou seu novo selo FiGa/Br em 2014, focada em novas produções brasileiras e com voz própria capaz de comunicar universalmente. Seu primeiro título, Ventos de agosto, estreou na competição oficial de Locarno, e OBRA, sua segunda produção, foi o único longa brasileiro selecionado no Toronto International Film Festival deste ano.
O Prêmio Aquisição FiGa/Br será concedido a um dos projetos brasileiros participantes do BrLab, com potencial para o mercado internacional.
Em 2013, o Prêmio Aquisição FiGa Films foi dado a Só um homem só, de Allan Ribeiro.
Fundada em 2010, a Vitrine Filmes é uma empresa que se dedica à distribuição de filmes brasileiros, investindo no crescimento e na valorização do cinema nacional, e que recentemente incorporou ao seu catálogo alguns poucos e seletos títulos internacionais.
Em 2011, a distribuidora criou e consolidou o projeto de distribuição coletiva Sessão Vitrine, um novo e bem-sucedido modelo que lançou um total de doze filmes brasileiros em mais de dez capitais. Entre estes títulos estão Estrada para Ythaca, Os monstros, Os residentes e Um lugar ao sol. O projeto foi finalista do prêmio ibac–Escola da Cidade, e do Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo, e foi eleito o Melhor Evento Cinematográfico do ano de 2011 pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro.
Desde então, seu catálogo não parou de crescer em prestígio e qualidade, reunindo títulos representativos, como Além da estrada, O céu sobre os ombros, Girimunho, Histórias que só existem quando lembradas, Vou rifar meu coração, O som ao redor e Hoje eu quero voltar sozinho.
O comprometimento da Vitrine Filmes com o cinema latino-americano vem desde o ano de sua fundação. Em 2010, a distribuidora promoveu o lançamento do documentário Terras, de Maya Da-Rin, não apenas no Brasil mas também em territórios estrangeiros, como Peru e Guiana Francesa. Em 2012, o filme uruguaio La vida útil entrou em seu catálogo como o primeiro filme estrangeiro distribuído pela empresa. Da mesma forma, em 2013 lançou no Brasil Las acacias, o primeiro longa-metragem de Pablo Giorgielli.
A Vitrine Filmes reafirma seu compromisso com o cinema latino-americano através da concessão de um prêmio aquisição a um projeto estrangeiro (não-brasileiro) participante das atividades.
Em 2013, o projeto vencedor do Prêmio Aquisição Vitrine Filmes foi Huaquero, de Juan Carlos Donoso.
O Cinéma en Développment é um espaço desenhado como um local de encontros entre profissionais da América Latina e da Europa, sem se caracterizar como mercado. O objetivo da plataforma é que profissionais que desejem descobrir talentos e projetos interajam com produtores e diretores que estejam desenvolvendo algum filme e queiram criar ou fortalecer sua rede de contatos profissionais.
O Festival Cinélatino Rencontres de Toulouse e o BrLab uniram-se com o objetivo de continuar em Toulouse o trabalho de apoio a diretores e produtores brasileiros de um projeto selecionado conjuntamente.
Esta aliança pretende dar continuidade na Europa à dinâmica de formação e de apoio iniciada na América Latina, e assim proporcionar uma oportunidade a um dos projetos participantes de se beneficiar de um programa personalizado:
· Apresentação de seu projeto nos “1-to-1” do Cinéma en Développement;
· Encontros com profissionais relevantes da indústria;
· Estudos de casos;
· Acesso às projeções do Cinéma en Construction.
O Cinéma en Développment terá lugar no marco da plataforma profissional do Cinélatino 27º Rencontres de Toulouse (19 a 29 de Março de 2015). A participação dos profissionais brasileiros vinculados ao projeto selecionado para participar contará também com o apoio da ancine – Agência Nacional de Cinema.
Em 2013, o projeto vencedor do Prêmio Cinéma en Développment foi Paterno, de Marcelo Lordello.
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