BrLab Rough Cut é uma oficina de montagem dedicada à fase de pós-produção de longas-metragens de ficção, realizada em São Paulo durante o BrLab. Em 2023, a oficina fará parte das atividades da 13ª edição do BrLab. Podem participar do Rough Cut filmes de toda a América Latina, Península Ibérica e Itália. 

O BrLab Rough Cut convida tutores internacionalmente reconhecidos para trabalhar nos filmes ao lado do(a) diretor(a) e do(a) montador(a). Cada dupla de participantes é atribuída a uma tutora ou tutor personalizado que os acompanhará durante toda a oficina, trocando ideias com outros(as) diretores(as) e montadores(as) do BrLab para enriquecer as reflexões nesta fase de finalização do longa-metragem.

Portanto, para além do trabalho em torno da montagem, os participantes estão inseridos em um contexto no qual podem promover encontros com outros profissionais da indústria audiovisual, buscando diferentes entendimentos para seus filmes. É essa troca de experiências possibilitada por nosso laboratório que torna o Rough Cut um espaço ainda mais rico para o seu projeto encontrar o corte que, eventualmente, chegará ao público.

O Programa Ibermedia, que está com o BrLab desde a sua primeira edição, oferece Bolsas Ibermedia para custeio de passagem, hospedagem e alimentação para dois profissionais e participação gratuita no BrLab Rough Cut, garantindo e facilitando a presença de profissionais de diferentes estados brasileiros e países da região ibero-americana.

BrLab Rough Cut 2022

Projetos Selecionados

Tutores

Programação

18nov

Palestra

3 Puertos

Como dimensionar a cinematografia de um filme a partir do roteiro sob pontos de vista plurais

18h

Transmissão ao vivo

O cinema contemporâneo tem proposto formatos de produção cada vez mais diversos. Essas novas propostas de trabalho são fruto de um diálogo estreitado à cada filme entre as equipes. A direção de fotografia é peça fundamental dessa invenção, sendo uma interlocução estruturante entre as necessidades da direção e produção. Essa mesa vai debater sob as diferentes perspectivas de integrantes do coletivo Dafb, que atuam em frentes diversas da cinematografia no audiovisual, a leitura criativa e técnica de um roteiro que pode orientar um projeto na tomada de decisões ainda anteriores à pré-produção. Juntas, elas falarão sobre como, a partir do projeto, antever as necessidades específicas de cada filme no que diz respeito à formação das equipes de câmera, elétrica e maquinária, além de prever, pra cada departamento, que tipos de equipamentos são favoráveis, descartáveis ou indispensáveis, e depois do set, até a pós. 

16nov

Palestra

3 Puertos

Da Escrita à Mesa de Edição – Aproximações Narrativas

11h

Transmissão ao vivo

A partir de suas experiências entre a ficção e o documentário, Marcelo Gomes (roteirista e diretor) e Ernesto Soto (produtor) compartilham uma revisão sobre os processos e os dispositivos narrativos que consolidam uma história. Desde as particularidades de suas primeiras obras, como Viajo porque preciso, volto porque te amo, e recentemente do documentário Estou me guardando pra quando o carnaval chegar, estes cineastas trabalham com todos os mecanismos - desde a escrita até a mesa de edição - e moldam o filme desde uma perspectiva única.

10nov

Palestra

3 Puertos

A Montagem Cinematográfica

17h

Transmissão ao vivo

Três montadores de grande trajetória, que participam do 3 Puertos Cine – Montagem, refletem sobre as construções possíveis na edição a partir dos elementos primários da linguagem cinematográfica: a edição que constrói o sentido do filme e o relato no tempo. Os três profissionais falam desde a perspectiva de seus próprios trabalhos e do trabalho como assessores de montagem. 

Palestrantes