Convocatória BrLab Arapiraca

Informações Gerais

O BrLab e a Prefeitura Municipal de Arapiraca anunciam a primeira edição do BrLab – Arapiraca, que acontecerá de 22 de março a 9 de abril de 2021, com sua programação majoritariamente online como medida de segurança em decorrência da pandemia de COVID-19. Os(a)s profissionais alagoanos(a)s interessados em participar do workshop para projetos em desenvolvimento poderão inscrever seus projetos de 21 de janeiro a 26 de fevereiro de 2021.

Nesta edição, serão selecionados até 10 (dez) projetos de futuras obras audiovisuais e até 30 (trinta) profissionais envolvidos no processo criativo e produtivo das propostas selecionadas. Todo profissional interessado em participar do laboratório deverá obrigatoriamente estar envolvido nas funções de produção executiva, roteiro ou direção de projetos audiovisuais de ficção ou documentário nos formatos de curta-metragem, longa-metragem ou telefilme ou série. Cada projeto inscrito deverá indicar até três profissionais para participar.  

O BrLab é uma atividade desenvolvida pela Klaxon Cultura Audiovisual e realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca.

Poderão ser inscritos projetos em desenvolvimento (ainda não filmados) da cidade de Arapiraca ou de quaisquer outras cidades do estado de Alagoas. Serão selecionados pela convocatória 10 (dez) projetos, cuja divisão geográfica respeitará o percentual mínimo de 50% dos projetos e profissionais selecionados obrigatoriamente residentes e atuantes na cidade de Arapiraca e arredores. 

– É de fundamental importância que o(a)s selecionado(a)s se disponham a compartilhar seus projetos com todos os profissionais participantes – uma vez que parte estrutural do programa se desenvolve a partir de discussões coletivas.

– Este espaço é desenhado para a reflexão e a análise de projetos para o desenvolvimento e intercâmbio criativo de ideias e configura-se como um espaço de discussão coletiva em torno de diferentes perspectivas de um produto audiovisual: curta, longa ou telefilme, série. O(a)s representantes dos projetos selecionados deverão ler com antecedência ao início das atividades os demais projetos participantes.

– Os participantes terão oportunidade de trabalhar sob orientação e em interlocução com profissionais renomados da indústria audiovisual brasileira e de Alagoas.

– As atividades do laboratório serão desenvolvidas majoritariamente em formato online e serão distribuídas em jornadas não integrais de trabalho ao longo de 3 semanas, entre os dias 22 de março a 09 de abril de 2021. É necessário que os participantes por projeto (diretor/a, roteirista e/ou produtor/a) tenham comprometimento e disponibilidade de participação nas datas e horários definidos pela organização. 

Regulamento

  1.         As inscrições para o BrLab Arapiraca podem ser realizadas de 21 de janeiro de 2021 até o dia 26 de fevereiro de 2021. Os documentos deverão ser enviados através do formulário online preenchido até às 18h (horário de Brasília / GMT -3) da data limite de inscrição.

  1.       Apenas serão considerados projetos nos seguintes formatos: curta-metragem de ficção ou documentáriolonga-metragem de ficção ou documentário; telefilme de ficção ou documentário; série de ficção e/ou documentário.

  1.     Serão selecionados através desta convocatória um máximo de 10 (dez) projetos para participar do laboratório, que acontecerá no período de 22 de março a 09 de abril de 2021.

  1.         Para os projetos de ficção em formato longa-metragem, telefilme e série deverão submeter-se à seleção apresentando um argumento detalhado da obra em até 5.000 palavras, e de 1 (uma) a 3 (três) cenas redigidas em formato de roteiro, bem como 1 (um) parágrafo que justifique a escolha de cada uma da(s) cena(s) enviada(s). Para os projetos de ficção no formato de curta-metragem deverão submeter a seleção o roteiro da obra em seu tratamento mais atualizado.

  1.         Caso o argumento seja uma adaptação de outra obra, é imprescindível a apresentação da autorização formal de utilização da mesma assinada pelos detentores de seus respectivos direitos.

  1. Para os projetos de documentário de longa-metragem, telefilme e série deverão submeter-se à seleção apresentando um argumento detalhado da obra em até 5.000 palavras, e a descrição de 1 a 3 personagens/objetos a serem documentados e um parágrafo de descrição da estratégia de abordagem para cada um.

  1. A lista dos projetos selecionados será divulgada até o dia 08 de março de 2021. Os responsáveis serão contatados pela organização do laboratório e deverão, desde a inscrição, estar disponíveis para participar integralmente das atividades distribuídas ao longo do período de 22 de março a 09 de abril de 2020. A carga horária estimada da duração do laboratório é de 40h.

  1. No ato da inscrição, a equipe do projeto deve concordar com as datas de realização do laboratório –de 22 de março a 09 de abril – e deve se comprometer a participar, juntamente com o(a) diretor/roteirista, durante o tempo integral das atividades, bem como estarem ambos dispostos a compartilhar seus projetos com os demais selecionados. A inscrição do projeto implica no aceite dessas condições. 

  1.  No ato da inscrição, a produção do filme se compromete a aceitar o compartilhamento de resumo e/ou argumento do projeto para que possa ser trabalhado em colaboração com todos os profissionais participantes do programa, bem como aceitar todos os termos estabelecidos neste regulamento.

  1.   Antes da realização das atividades, deverá ser firmado um contrato entre os representantes da produção e a organização do BrLab garantindo o devido cumprimento dos itens previstos nas cláusulas anteriores, assim como um termo de confidencialidade entre todos para garantir o compartilhamento produtivo de informações.

Requisitos gerais para inscrição:

– No ato da inscrição, cada projeto deve contar com pelo menos 1 (um/a) diretor(a)/roteirista e 1(um/a) produtor(a) que confirmem a sua participação no BrLab de  22 de março a 09 de abril de 2020.

– O(A) diretor(a) deve ter dirigido ao menos um curta-metragem de ficção ou documentário e estar envolvido na escrita do roteiro do projeto apresentado.
– O(A) diretor(a) deve comprovar a atuação no campo do audiovisual e estar envolvido(a) na escrita do roteiro do projeto apresentado.

Documentos para inscrição (enviar através do Formulário de inscrição online em documentos anexos em formato PDF):

– Apresentação do projeto (máximo de 1 [uma] página/ 500 palavras); – válido pra todos os projetos

– Logline (sinopse curta de 2 [duas] ou 3 [três] linhas/ 50 palavras); – válido para todos os projetos

– Sinopse longa (com até 600 palavras); – válido para todos os projetos

– Argumento (com até 5.000 palavras); – válido para todos os projetos, com exceção dos projetos de curta-metragem de ficção.

– Tratamento de Roteiro atualizado – apenas para curtas-metragens de ficção. 

– Ao menos 1 (uma) e no máximo 3 (três) cenas desenvolvidas em forma de roteiro audiovisual, e 1 (um) parágrafo para cada cena apresentada que justifique as razões para escolha desta(s) cena(s). Cada cena e justificativa deverá ser enviada já formatada em arquivo PDF individual, por cena, através do formulário. – Apenas para os projetos de ficção no formato longa-metragem, telefilme e série.

– A descrição de 1 a 3 personagens/objetos a serem documentados e um parágrafo de descrição da estratégia de abordagem para cada um. – Válido para projetos de documentário de longa-metragem, telefilme e série.

– Proposta criativa, visual e sonora do(a) diretor(a) (com até 1.000 palavras); – Para todos os projetos

– Biofilmografia do produtor(a), diretor(a) e roteirista; – Para todos os projetos.

– Carta de motivação do(a) diretor(a) (até 400 palavras, informando claramente o estágio de desenvolvimento do projeto e o seu envolvimento com o projeto);

– Carta de motivação do(a) roterista (até 400 palavras, informando claramente o estágio de desenvolvimento do projeto e o seu envolvimento com o projeto);

– Moodboard ou referências audiovisuais (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário) – opcional;

– Carta de motivação do produtor (até 400 palavras, informando claramente qual sua relação com o projeto e quais suas intenções e expectativas em participar do BrLab no estágio de desenvolvimento em que o projeto está sendo submetido);

– Perfil da Empresa Produtora e dos Coprodutores;
– Perfil da Empresa Produtora e dos Coprodutores;
Obs: Caso os(as) realizadores(as) não disponham de Empresa Produtora e/ou Coprodutores, Deve-se informar esta situação no formulário de inscrição. Não deixarão de ser avaliados os projetos de realizadores(as) que ainda não sejam representados(as) por Empresas.

– Orçamento do projeto em grandes itens, com descrição das seguintes etapas: desenvolvimento, pré-produção, produção, finalização. A finalidade deste documento é informar a ordem de grandeza do projeto, para que possa ser avaliado pela comissão de seleção, organização e tutores (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Plano de financiamento, para longas, telefilmes e séries (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Caso o filme possua algum recurso já captado, o valor mencionado deverá ser comprovado através da documentação pertinente a cada caso (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Caso o filme seja uma adaptação de outra obra, deverá ser apresentada autorização para a adaptação por parte dos detentores dos direitos sobre as obras originais (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Caso seja um argumento original, anexar documento que comprove a cessão de direitos para produção (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– É obrigatório o envio de links dos trabalhos anteriores do(s) realizador(es);

– Além dos materiais obrigatórios supracitados, poderão ser apresentados, ainda, materiais complementares como informações e referências visuais, trabalhos anteriores do realizador e/ou produtor, cronograma de desenvolvimento, estratégias de comercialização, etc. (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário).

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Envio de projetos

Os projetos serão recebidos digitalmente através do formulário de inscrição online. Serão aceitas inscrições em português e espanhol.

Todos os documentos anexos devem ser reunidos em arquivos formato PDF e as inscrições podem ser realizadas em português ou em espanhol (os projetos apenas precisam apresentar tradução de alguns materiais resumidos, caso sejam selecionados).

Os projetos deverão ser enviados até às 18h (GMT -3) do dia 26 de fevereiro de 2021. Os projetos enviados após a data-limite de inscrição serão desconsiderados.

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Informações e contato

Eventuais dúvidas referentes à convocatória ou ao programa devem ser esclarecidas exclusivamente através do e-mail [email protected].