Realizado desde 2017, o BrPlot chega a sua 6ª edição fiel à proposta inicial de promover uma programação aberta ao público e repleta de renomados roteiristas e diretores do Brasil e do exterior. As atividades são centradas na discussão de temas, abordagens, conceitos e outros elementos importantes da roteirização e desenvolvimento de personagens, bem como em fornecer um panorama do mercado de roteiristas no Brasil. A ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas é parceira na realização do BrPlot, oferecendo curadoria e expertise. Em 2022, todas as atividades serão presenciais e também transmitidas pelo YouTube do BrLab — confira a programação abaixo. Para assistir  às mesas é preciso fazer uma inscrição pelo site do SESC (links de inscrição na programação abaixo), com exceção da mesa de abertura (link de inscrição na programação específica).

Considerando o contexto atual, tanto de ano eleitoral quanto de mobilização da classe profissional de roteiristas para debater o ambiente e relações de trabalho e a necessidade de marcos regulatórios e mudanças na legislação, as temáticas do BrPlot de 2022 inovam ao propor diálogos com outros atores da cadeia produtiva da Indústria do Audiovisual e a importância de aproximar os autores das políticas públicas. 

Na programação deste ano, mesas que colocam produtores para debaterem a relação profissional saudável com roteiristas; e profissionais que discutem o papel da gestão de talentos nas empresas vão se dividir com a apresentação da pauta dos roteiristas organizados para os deputados da próxima legislatura. Enquanto roteiristas fora do eixo RJ-SP debatem representatividade regional e profissionais da criação falam da narrativa do futuro, também será lançado o Manual da ABRA que incentiva boas práticas de mercado. 

Este é o plot twist desta edição: seguir a essência do BrPlot de posicionar no centro do debate os roteiristas, que oxigenam esta indústria, que são a semente das obras que emocionam, divertem e entretêm milhões diariamente, mas incluindo a valorização da profissão como elemento-chave para que os roteiros no Brasil evoluam cada vez mais.

Programación

21nov

Conferencia

BrPlot, Reach

Mesa de Abertura - "Narrativas decoloniais: histórias e audiências" com Ailton Krenak, Everlane de Moraes, Laís Bodanzky e Sébastien Onomo

7 PM

Espaço Itaú de Cinema

Muito se fala sobre a importância da construção de narrativas não-hegemônicas e circulação de histórias que representem diferentes perspectivas para que múltiplos imaginários possam ser constituídos e, também, para que diferentes audiências possam ser atingidas em um mercado cada vez mais nichado e segmentado. Como estimular narrativas que representem diferentes visões ou revisões históricas, como vincular as narrativas com os modos de produção e o que pode estar por trás dessa demanda da indústria?

inscríbase

22nov

Conferencia

BrPlot

O Argumento Cinematográfico

17h

CPF/SESC - Sala 3

A maioria dos fundos e espaços que possibilitam a entrada no mercado audiovisual baseiam-se na avaliação de outros documentos que não são o roteiro. Por isso, roteiristas e criadores de audiovisual devem exercitar e aprimorar a escrita dos textos e das formas sobre as quais os filmes são avaliados e apresentados. Um desses documentos, talvez o mais importante de todos, é o Argumento. O que é um Argumento, como se escreve e para que serve? Quais são as falhas mais comuns na escrita e apresentação de argumentos?

inscríbase

22nov

Conferencia

BrPlot

Iana Cossoy Paro entrevista Eliseo Altunaga

7 PM

CPF/SESC - Sala 3

A roteirista Iana Cossoy Paro faz uma entrevista pública com o roteirista, consultor e professor Eliseo Altunaga. Os dois irão conversar sobre o ofício de roteirista, técnicas de trabalho, ensino e script doctoring a partir da experiência de ambos como autores e docentes na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños (Cuba) e em diversas outras instituições.

inscríbase

23nov

Conferencia

BrPlot

Mesa - Talentos à Vista

17h

Transmisión en vivo

Quando qualquer profissional roteirista quer vender o ser trabalho no mercado, uma dúvida enche a sua cabeça se está indo para o player certo. O que será que aquela produtora / canal / plataforma realmente quer? O meu projeto ou meu talento? Será que vale a pena ceder os direitos da minha série? Será que vale a pena ter um agente para me representar? Será que estou abordando heads de desenvolvimento da melhor forma? Em um mar de talentos, como as empresas selecionam e retêm as pessoas mais adequadas para o perfil de cada projeto da casa? Como encontrar novos autores em uma vastidão de talentos garantindo diversidade de vozes e representando a pluralidade da cultura brasileira? Nesta mesa, profissionais de diversos segmentos do mercado trocam experiências para trazer luz a um tema que gira a cabeça de qualquer roteirista que se lança no mercado, dos iniciantes aos mais experientes.



inscríbase

23nov

Conferencia

BrPlot

Mesa - Relacionamento Aberto ou Casamento? Boas Práticas na Relação entre Roteiristas e Produtoras

7 PM

CPF/SESC - Sala 3

Para criar uma boa história, seja ficcional ou documental, é imprescindível que a pessoa ou o grupo de roteiristas tenha as melhores condições de trabalho, o que envolve uma série de itens que muitas vezes não são plenamente cumpridos por alguns dos players da Indústria Audiovisual. Pegando carona no lançamento do Manual da Abra, que propõe recomendações ao mercado para criar este ambiente favorável para o ofício de autores roteiristas, esta mesa vai reunir representantes de grandes produtoras brasileiras para debater a relação entre roteiristas, produtores e demais entes desta cadeia produtiva para garantir uma relação de trabalho saudável e justa entre as partes, peça-chave para a qualidade do produto final.

inscríbase

25nov

Conferencia

BrPlot

Mesa - Fora do Eixo

17h

CPF/SESC - Sala 3

O mercado é incessante em falar que quer "ouvir novas vozes", mas quais movimentos efetivamente têm sido feitos para encontrar talentos fora dos grandes centros, em especial o eixo Rio-São Paulo? Como roteiristas de outros estados e de cidades do interior podem acessar produtoras e plataformas exibidoras, seja apresentando e emplacando projetos pessoais ou sendo contratadas como roteiristas de projetos criados por outros profissionais? Esta mesa reunirá roteiristas que conseguiram furar a bolha, migrantes ou que permaneceram em seus territórios, para debater quais as melhores formas de encontrar novos talentos e como as entidades do audiovisual podem contribuir para valorizar roteiristas das várias regiões do Brasil.



inscríbase