O TorinoFilmLab, promovido pelo Museo Nazionale del Cinema, é um laboratório internacional que dura o ano todo e que apoia talentos emergentes do mundo inteiro – com atenção especial voltada para aqueles que estejam trabalhando em seus primeiros ou segundos longas-metragens de ficção – através de atividades ligadas a treinamento, desenvolvimento, financiamento e distribuição. 

O TFL desenvolve diversas atividades e oferece diferentes formas de apoio em cada um destes campos. As iniciativas de treinamento ScriptLab, FeatureLab e SeriesLab são desenvolvidas ao longo do ano. O ScriptLab e FeatureLab têm sua conclusão no TorinoFilmLab Meeting Event, em novembro, durante o Festival de Cinema de Torino, quando os projetos e talentos são apresentados a um grupo selecionado de produtores, agentes de vendas, distribuidores e outros profissionais de todo o mundo que trabalham na área de cinema independente. 

O TorinoFilmLab também disponibiliza seu know-how pedagógico e sua vasta rede de especialistas a organizações externas, oferecendo oficinas customizadas e palestras sob demanda, pois acredita na importância de compartilhar seu conhecimento, as metodologias e boas práticas por todo o mundo, estendendo os benefícios de seu trabalho aos parceiros locais e aos participantes de seus eventos, oficinas, mercados ou festivais. Para isto, criou iniciativas de treinamento e desenvolvimento personalizadas para roteiristas, diretores, produtores e outros profissionais internacionais, através das quais os participantes podem se beneficiar da experiência do TFL e aprender com profissionais renomados. 

O TorinoFilmLab está muito entusiasmado em unir forças com o BrLab para oferecer um workshop sobre Design de Audiência, área em que o TorinoFilmLab vem realizando um trabalho pioneiro nos últimos anos, tornando-se um modelo de referência para pesquisa e experimentação na Europa e no resto do mundo. O objetivo da iniciativa é criar conscientização entre os profissionais brasileiros sobre as oportunidades de se conectar com suas audiências de forma criativa, “pensando fora da caixa” e planejando desde a fase de desenvolvimento de um projeto. 

O workshop será conduzido por 2 especialistas em Design de Audiência do TFL, que trabalharão intensamente em 3 projetos de longa-metragem de ficção, juntamente com o diretor, produtor e agente de vendas ou distribuidor de cada filme, a fim de identificar seus possíveis públicosalvo e desenvolver ideias iniciais de estratégias inovadoras para envolver estes públicos, desde a fase de pré-produção dos projetos.

Projetos Selecionados

Tutores

Confira o que aconteceu em 2017

26out

Palestra

WDA

Design de Audiência: explorando conexões entre filmes e pessoas

18h30

Cinemateca Brasileira

O filme é um meio de comunicação, portanto requer um narrador e um ouvinte. Pensar sobre o público desde os primeiros estágios de desenvolvimento de um projeto pode ser muito frutífero, não apenas em termos de sua sustentabilidade econômica, mas também porque esta abordagem pode abrir diálogos muito interessantes e novos caminhos artísticos.

O Design de Audiência é um processo holístico estratégico e dinâmico, especificamente adaptado a cada projeto, que objetiva assegurar a melhor distribuição possível de um filme visando sua audiência. É uma abordagem baseada em narrativa e experimentação.

Esta palestra explorará a estratégia do Design de Audiência, mostrando casos em que foi implementada com sucesso e explicando como esta pode ser uma ótima ferramenta para o desenvolvimento, produção e distribuição de qualquer projeto.

Palestrantes

Patrocinadores e parceiros 2017