Num ano em que o cinema vive um momento-chave de transformações devido à instabilidade das políticas culturais vigentes, o BrLab chega à sua 7 a edição. É inevitável lembrar das alegrias e intempéries vividas até aqui. A realização regular e constante do BrLab através de importantes parcerias travadas ao longo dessa trajetória nos permitiu desenvolver, ano a ano, um trabalho coerente e com uma base sólida para a continuidade de nossas ações. Essa é a nossa política, o nosso grito de resistência: seguir com o nosso trabalho e a nossa crença no cinema. 

Neste ano, além do fundamental patrocínio da Prefeitura de São Paulo, através da Spcine e da Secretaria Municipal de Cultura, pela primeira vez o BrLab conta com o investimento e patrocínio de uma empresa privada. O projeto foi selecionado no programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados e conta com o importante patrocínio da Oi através do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – ProAC. 

Mais do que um reconhecimento e um suporte financeiro essencial, esta nova parceria e patrocínio nos permitiram, finalmente, ampliar o número de atividades e expandir o campo de nossa atuação. Essa expansão é marcada pelo investimento em atividades abertas que vão além dos conteúdos setoriais que continuamente promovemos. 

Através de uma parceria com a ABRA, em especial com o grande parceiro Thiago Dottori, roteirista e entusiasta do BrLab, montamos uma programação aberta voltada para as questões da narrativa e da escrita audiovisual para o mercado de roteiristas do Brasil. Graças também à parceria fundamental com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC e ao acolhimento da FAAP, realizamos pela primeira vez uma programação dedicada ao roteiro. O BrPlot veio para ficar. Esta primeira edição apresenta um mosaico de questões fundamentais do processo de escrita do roteiro, apresentado em sete mesas de debate com convidados de peso e relevância no atual cenário audiovisual. 

Todas as mesas de debate do BrPlot serão transmitidas ao vivo via streaming para que possamos ampliar e atingir, gratuitamente, o público que porventura não couber nas salas, ou que estiver em outras localidades. A expansão neste ano também foi geográfica, e ficamos muito felizes de levar uma programação especialmente pensada para jovens e frequentadores da Fábrica de Cultura da Brasilândia, um espaço muito especial que também nos acolhe pela primeira vez, e que nos permite repensar e ampliar a dimensão e abrangência do nosso trabalho.

Pelo quinto ano consecutivo, o BrLab conta com o apoio institucional da Mostra Internacional de Cinema, parceria que sempre permitiu aos nossos convidados respirar parte do evento mais tradicional da cinefilia na cidade, tendo, em seus escassos momentos livres, acesso aos filmes reunidos na programação da Mostra. 

Como um laboratório de ideias que é, o BrLab busca experimentar também em seu formato – não somente para aprimorar dinâmicas do curso, mas também para atender diferentes e novas demandas, além de garantir maior pertinência e engajamento e participação do mercado. Assim, importa também jogar luz em questões ainda carentes de reflexão: o processo de distribuição dos filmes e as formas de mobilizar diferentes plateias e atrai-las às salas de cinema. Daí o orgulho em viabilizar, pela primeira vez no Brasil, um Workshop de Design de Audiência em parceria com o TorinoFilmLab. Esta parceria é bastante simbólica para nós, uma vez que o TorinoFilmLab é uma grande referência entre as plataformas e laboratórios internacionais, e essa atividade legitima o nosso olhar para todo o processo criativo e mercadológico de um filme. 

Esta 7a edição do BrLab recebeu um número recorde de inscrições. São projetos de grande valor artístico e social. Quem dera tivéssemos mais vagas para abarcar mais projetos. Sendo assim, o trabalho da comissão de leitura, avaliação e seleção foi essencial para a qualidade e coerência na seleção. São projetos diversos, mas que vocalizam algumas inquietações em comum, e que por diferentes razões nos parecem adequados para compor a seleção. Aproveito aqui para agradecer cada membro da comissão e de toda a nossa equipe de produção, em especial a dedicação e paixão das produtoras Marina Torre e Mariana Lopes, fundamentais para a realização do BrLab 2017. 

Se todas as dificuldades vividas até hoje não foram capazes de minar nossa vontade e entusiasmo para a realização e o desenvolvimento desta plataforma, fico confiante que mais sete anos virão e, talvez, mais sete, e ainda outros sete. Enquanto o cinema, o audiovisual, e o mundo existirem, esperamos que o nosso trabalho extrapole nossa própria existência, tanto no tempo quanto na inspiração de novos espaços.

Workshops

Palestras

PRêmios

Prêmio de desenvolvimento Vitrine Filmes

Na 7ª a edição do BrLab – desenvolvimento de projetos audiovisuais, a Vitrine Filmes, distribuidora parceira do laboratório desde 2012, outorgará pela primeira vez um prêmio para um projeto brasileiro. O Prêmio Desenvolvimento Vitrine Filmes será oferecido a um dos 6 projetos brasileiros participantes e consistirá no investimento de R$ 70.000,00 vinculado à contemplação da empresa distribuidora pela Chamada Pública do PRODAV 06/2016, de modo que, para concorrer ao Prêmio os responsáveis pelo projeto selecionado deverão estar de acordo e atender ao edital da referida Chamada Pública e seguir todas as orientações para contratação. A execução deverá seguir o regulamento geral do Prodav e o investimento deverá ser no desenvolvimento do projeto premiado. O anúncio do projeto selecionado para investimento pela Vitrine Filmes será feito durante a cerimônia de premiação da edição de 2017 do BrLab – desenvolvimento de projetos audiovisuais e a contratação e condições serão estabelecidas diretamente com a outorgante do Prêmio e deverão seguir as normas do Edital.

PRÊMIO AQUISIÇÃO VITRINE FILMES

Fundada em 2010 por Silvia Cruz, a Vitrine Filmes é uma empresa dedicada principalmente à distribuição de filmes brasileiros, buscando a valorização do cinema nacional e do cinema independente mundial, através dos seus títulos internacionais. 

Em sete anos, a Vitrine Filmes distribuiu mais de 90 filmes. Entre seus maiores sucessos estão Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, que alcançou mais de 200 mil espectadores; O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, considerado pelo New York Times um dos melhores filmes de 2012; o americano Frances Ha, indicado ao Globo de Ouro em 2014; Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert, diretora do premiado Que Horas ela Volta?; e Aquarius, segundo longa de Kleber Mendonça Filho que competiu no Festival de Cannes e levou mais de 350 mil espectadores aos cinemas. 

A Vitrine Filmes reafirma seu compromisso com o cinema latino-americano e ibérico ao apoiar o BrLab pelo sexto ano consecutivo, através da concessão de um prêmio aquisição a um projeto estrangeiro participante das atividades. Em 2016, o projeto vencedor do Prêmio Aquisição Vitrine Filmes foi Teia, de Leonor Noivo.

Prêmio Aquisição FiGa Films

A FiGa Films é uma produtora, distribuidora e agência de vendas internacionais. Seu acervo em constante crescimento conta com filmes premiados, reconhecidos pela crítica, e que estreiam nos melhores festivais do mundo – como Pelo Malo, ganhador da Concha de Ouro no Festival de San Sebastián. 

Fundada em 2006, a FiGa logo se constituiu como uma voz verdadeiramente independente para o que há de melhor na produção audiovisual no mundo, com foco especial na América Latina. Relações duradouras com um enfoque pessoal são fundamentais no trabalho de seus cofundadores, Alex Garcia e Sandro Fiorin. 

A missão da FiGa é selecionar e adquirir os direitos de projetos de documentário e/ou ficção com relevância social e de diretores em ascensão para licenciá-los internacionalmente. Como coprodutora, seu primeiro filme, Verano de Goliat, de Nicolas Pereda (México, 2010), ganhou o Leão de Ouro em Veneza. Cinema Novo (Brasil, 2016), Melhor Documentário em Cannes, e El Amparo (Venezuela, 2016) Melhor Filme e Roteiro na Mostra de São Paulo, são alguns dos títulos mais recentes representados pela empresa. 

O Prêmio Aquisição FiGa/Br será concedido a um dos projetos brasileiros participantes do BrLab 2017 com maior potencial para o mercado internacional. Em 2016, o prêmio foi concedido a Vento Seco, de Daniel Nolasco

PRÊMIO CINÉMA EN DÉVELOPPEMENT

O Cinéma en Développement é um espaço desenhado como um local de encontros entre profissionais da América Latina e da Europa, e não tem o intuito de se caracterizar como mercado. O objetivo da plataforma é que profissionais que desejem descobrir talentos e projetos interajam com produtores e diretores que estejam desenvolvendo algum filme e queiram criar ou fortalecer sua rede de contatos profissionais. O Cinélatino Rencontres de Toulouse e o BrLab uniram-se, desde 2013, com o objetivo dar continuidade em Toulouse ao trabalho de apoio a diretores e produtores brasileiros cujo projeto tenha sido selecionado conjuntamente. Desde então os projetos Paterno (2013), A Morte Habita à Noite (2014), O Filho Plantado (2015), Sábado Morto (2016) foram os selecionados a participar do programa. Esta aliança pretende manter na Europa a dinâmica de formação e de apoio iniciada na América Latina, e com isso permitir que um dos projetos participantes se beneficie de um programa personalizado, com apresentação de seu projeto nos “1-to-1” do Cinéma en Développement, encontros com profissionais relevantes da indústria, estudos de casos, e acesso às projeções do Cinéma en Construction. O Cinéma en Développement terá lugar no marco da plataforma profissional do Cinélatino 30º Rencontres de Toulouse (17 a 26 de março de 2017). A participação dos profissionais brasileiros vinculados ao projeto selecionado contará também com o apoio da ANCINE – Agência Nacional de Cinema. Em 2016, o prêmio do Cinéma en Développment foi concedido a Sábado Morto, de Leonardo Lacca

Prêmio TorinoFilmLab / TFL Up & Coming

O TorinoFilmLab lançará uma nova iniciativa em 2017: o TFL Up & Coming. O objetivo desta iniciativa é apoiar produtores emergentes não-europeus no TFL Meeting Event em novembro, oferecendo-lhes um “pacote de boasvindas” especial e uma melhor visibilidade. Os produtores internacionais selecionados receberão orientação voltada ao fórum de coprodução, e apoio para acompanhar o ritmo de trabalho acelerado do evento. Além disso, os selecionados se beneficiarão de um plano de atividades especial personalizado no dia 23 de novembro, com o objetivo de conectá-los com parceiros potenciais, ampliando sua rede de contatos e, ao mesmo tempo, valorizando seus conhecimentos e experiências em coproduções, mercados e financiamento europeus. O TorinoFilmLab criará um programa específico com master classes e estudos de caso para os selecionados, abordando os seguintes assuntos: • Como coproduzir com a Europa; • Mercados e fóruns europeus de coprodução; • Financiamento e incentivos fiscais europeus; • Vendas globais. Todos os tópicos mencionados acima serão apresentados e examinados em profundidade por profissionais europeus altamente qualificados que participam regularmente dos programas de treinamento do TFL. Após estas primeiras sessões de treinamento, os produtores do TFL Up & Coming se juntarão aos outros convidados no programa TFL Meeting Event, que inclui: pitches públicos de projetos desenvolvidos pelo TFL, reuniões 1:1 e momentos dedicados ao estabelecimento de contatos entre os participantes. Para garantir visibilidade máxima aos produtores do TFL Up & Coming, seus perfis serão incorporados ao Catálogo TFL 2017, com uma página dedicada para cada um. Isto proporcionará um grande valor em termos de exposição, ajudando-os a fortalecer suas conexões com o setor. Este ano, em colaboração com o BrLab, o TorinoFilmLab outorgará como prêmio um convite a um dos produtores selecionados do BrLab para fazer parte do TFL Up & Coming.

Prêmio de Consultoria Cesnik, Quintino & Salinas Advogados

CQS Advogados é especializado em consultoria jurídica para planejamento, estruturação e viabilização de modelos de negócio para os mercados de entretenimento, tecnologia e terceiro setor e, desde 1996, contribui para a profissionalização e o crescimento desses mercados no Brasil, tornandose referência. Na sétima edição do BrLab – Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais, pela primeira vez, o Cesnik, Quintino & Salinas Advogados oferecerá um prêmio de assessoria jurídica por até seis horas a um dos projetos participantes da presente edição do laboratório. O prêmio será outorgado ao mesmo projeto premiado pelo TorinoFilmLab e poderá ser utilizado para assessoria jurídica envolvendo direito brasileiro ou consultoria para estruturação de modelos de negócio.

PRÊMIO TRIBECA

O Tribeca Film Institute selecionará dois projetos que contenham um enredo internacional envolvente e oferecerá mentoria via Skype. Através destas sessões de mentoria por Skype, o TFI fornecerá feedback sobre o projeto e sobre o pitch do cineasta, com orientações sobre como expandir o alcance do filme em relação ao mercado dos EUA. O Tribeca Film Institute é a entidade sem fins lucrativos do festival, com atuação ao longo de todo o ano, que apoia contadores de histórias para que estes se tornem catalisadores de mudança em suas comunidades.

PRÊMIO C/AS4ATRO

A c/as4atro é um coletivo de produtoras executivas que tem em seu perfil diferentes e complementares áreas de atuação na produção audiovisual, consultoria e mentoria de longas metragens, séries de TV, propaganda e marketing. Desde novembro de 2016, o coletivo c/as4atro começou sua história. Já prestamos consultoria de produção para diversos projetos, entre eles, a série de TV Filhos do Mar, da Flo Filmes de Goiânia; “Renovação dos Núcleos Criativos” da Ateliê Conteúdo, de Recife; Felipa e o Foguete, telefilme da Pira Filmes, de Goiânia; Mistérios da Amazônia Antiga, da Elástica Filmes de São Paulo; série Matches, da Midigal Filmes, do Rio de Janeiro; e Expedicionários do Brasil, da Schurmann Filmes de São Paulo. Atualmente, somos responsáveis pela produção executiva da série para TV Insustentáveis, da Cérberos Filmes (MT) e coprodução da Vermelho Filmes (SP), em filmagens na Chapada dos Guimarães. Na área de educação, estamos nos laboratórios de desenvolvimento de projetos do FSA/PRODAV 4 da Ancine com a Klaxon Cultura Audiovisual; ministramos cursos e aulas nos Centro Cultural BARCO e Instituto de Cinema em São Paulo, além de oficinas em festivais e cursos em parcerias com instituições pelo Brasil, tais como o Porto Digital em Recife, o Icuman Lab de Goiânia, Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza, entre outros. E por acreditarmos que podemos e devemos ser a mudança que queremos ver no mundo, prestamos consultoria para diminuição do impacto ambiental nas produções audiovisuais, através da Cinema Verde. Somos Ariene Ferreira, Daniela Aun, Mariana Brasil e Mylena Mandolesi. 4 mulheres que acreditam que sozinha não se vai muito longe e, por isso, democratizamos nossos talentos para potencializar outros em todo o país. Este ano, em parceria com o BrLab, premiaremos 1 projeto com 2 horas de consultoria em produção executiva. Do planejamento de produção a questões pontuais de editais ou mesmo dúvidas sobre o setor audiovisual, negociações e parcerias, nosso objetivo é agilizar os processos, destravar etapas e criar juntos uma produção saudável e possível.

Patrocinadores e parceiros 2017