Amores Paraguaios
Direção Janaína Marques
Roteiro Taís Monteiro e Pedro Cândido
Produção Maurício Macêdo
Empresa produtora Moçambique Audiovisual
Brasil-CE
10ª Edição
O BrLab é um workshop anual destinado a futuros filmes latino-americanos e europeus em fase de desenvolvimento e à capacitação de profissionais do setor audiovisual. Atualmente, é o único evento de mercado no Brasil que recebe projetos de toda América Latina e da Península Ibérica (e Itália).
Durante a realização do laboratório, produtores, diretores e roteiristas representantes dos doze projetos selecionados recebem consultorias integrais em pilares fundamentais para uma melhor realização de seus produtos: roteiro, direção, produção e distribuição. O workshop acumula casos bem-sucedidos de filmes lançados no Brasil e no exterior e se consolidou, nos últimos anos, como um espaço de referência internacional.
A 10ª edição edição do BrLab acontece de 05 a 27 de novembro de 2020, com sua programação online – como medida de segurança em decorrência da pandemia de COVID-19 –, por ser indispensável a participação de profissionais de diversos países em nossa programação e atividades.
Conheça aqui os selecionados para a 10ª edição
programador
gestora cultural
Roteirista e dramaturgo
Diretor, roteirista e ator
Curadora, cineasta e produtora
Diretor e produtor de elenco
Roteirista
roteirista e consultora
produtora e produtora executiva
Atriz e realizadora
roteirista e diretora
Curadora e gerente de lançamentos
Diretora e produtora
Realizador e curador
Produtora
Produtora executiva e produtora
Diretor do BrLab e produtor
Curadora e distribuidora
Diretora e produtora
curador e roteirista
Direção Janaína Marques
Roteiro Taís Monteiro e Pedro Cândido
Produção Maurício Macêdo
Empresa produtora Moçambique Audiovisual
Brasil-CE
Direção Grace Passô
Produção Rachel Daisy Ellis e Ricardo Alves Jr.
Empresa produtora Entrefilmes
Brasil-MG
Direção Diego Paulino
Produção Victor Casé e Tiago Villares
Empresa produtora Reptilia Produções Transmídia
Brasil-SP
Direção Ana Barragán
Produção Joe Houlberg e Gabriela Maldonado Miquelerena
Empresa produtora Botón Films & BHD Films
Equador | México
Direção Juanita Onzaga
Produção Jorge Forero
Colômbia
Direção Damián Sainz Edwards
Produção Viana González
Empresa produtora Autonauta Films
Cuba
Direção Everlane Moraes
Roteiro Tatiana Monge Herrera
Produção Fernanda Vidigal
Empresa produtora Carapiá Filmes
Brasil-MG e BA
Direção Maick Hannder
Produção Bruno Greco e Jacson Dias
Empresa produtora Ponta de Anzol
Brasil-MG
Direção Pablo Lamar
Roteiro Sara Pinheiro
Produção Gabriela Sabate
Empresa produtora Sapukai Cine & Sabate Films
Paraguai | Brasil | Holanda
Direção Melina León
Produção Rolando León
Empresa produtora La Vida Misma Films & La Mula Producciones
Peru | França | Brasil
Direção Rafaela Camelo
Roteiro Daniela Marinho
Empresa produtora Moveo Filmes
Brasil | França
Direção Sergio De León
Produção Micaela Solé
Empresa produtora Cordón Films
Uruguai
produtora
Diretora, produtora e roteirista
produtora
Produtor
Roteirista
Produtora cultural
Roteirista e professora
Diretora
20nov
Palestra
REACH
11h
Transmissão ao vivo
Representada por sua CEO e cofundadora Sarah Calderón, a The Film Agency compartilha sua perspectiva singular sobre a transição digital pela qual a indústria cinematográfica está passando. Olhando para ferramentas concretas, experiências e estudos de casos recentes do Marché du Film Online e diversas campanhas de promoção de festivais híbridos, serão apontadas as melhores práticas da atualidade. Além disso, serão apresentados exemplos-chave de salas de cinema virtuais, salas físicas com medidas de distanciamento social e outras tendências da distribuição e promoção. Através da melhor compreensão da complexidade dos tempos atuais, será possível moldar melhor o futuro imediato.
19nov
Palestra
REACH
11h
Transmissão ao vivo
Um dos temas mais desafiadores para a indústria do cinema independente durante a última década tem sido o ambiente digital. Com a chegada e consolidação da internet, plataformas de streaming foram criadas e rapidamente se tornaram gigantes da indústria, não só como exibidores de filmes e séries mas também como criadores de conteúdo. Ao mesmo tempo, a pirataria rapidamente se tornou uma janela de exibição para usuários em busca de conteúdo que não encontram em cartaz nos cinemas ou em videolocadoras. Se há nomes como Amazon e Netflix, que se alastraram e são comumente tidos como sinônimo de VOD, há também plataformas como o MUBI, há mais de dez anos no mercado na empreitada de abrir espaço para o cinema arthouse, e mais recentemente outras soluções voltadas para o público de nicho, como Kabinett, Spamflix e muitas outras.
18nov
Palestra
3 Puertos
18h
Transmissão ao vivo
O cinema contemporâneo tem proposto formatos de produção cada vez mais diversos. Essas novas propostas de trabalho são fruto de um diálogo estreitado à cada filme entre as equipes. A direção de fotografia é peça fundamental dessa invenção, sendo uma interlocução estruturante entre as necessidades da direção e produção. Essa mesa vai debater sob as diferentes perspectivas de integrantes do coletivo DAFB, que atuam em frentes diversas da cinematografia no audiovisual, a leitura criativa e técnica de um roteiro que pode orientar um projeto na tomada de decisões ainda anteriores à pré-produção. Juntas, elas falarão sobre como, a partir do projeto, antever as necessidades específicas de cada filme no que diz respeito à formação das equipes de câmera, elétrica e maquinária, além de prever, pra cada departamento, que tipos de equipamentos são favoráveis, descartáveis ou indispensáveis, e depois do set, até a pós.
18nov
Palestra
REACH
16h
Transmissão ao vivo
Cada exibidor ao redor do mundo está lidando com as consequências da COVID-19 e a predominância de filmes de grandes estúdios rapidamente postergando suas datas de lançamento. Enquanto os distribuidores se recalibram voltando olhares para seus negócios online e digitais, o que pode ser feito para atrair consumidores para plataformas de nicho e como garantir a sobrevivência do cinema arthouse? Durante a mesa, Kate Gerova e Lee Shelton, profissionais de marketing B2C da rede de salas e plataforma britânica Curzon, explorarão a jornada do consumidor digital, focando na aplicação do design e uso de dados voltados formatados em função do usuário, de modo a alcançar a longevidade do produto. Será também explorada a ideia das parcerias estratégicas com exibidores e influenciadores que possam alcançar um público ávido por conteúdo novo, assim como o uso de recursos como o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), propagandas dirigidas, adwords e remarketing para assegurar a fidelidade do consumidor.
(Com tradução simultânea)
17nov
Palestra
REACH
18h
Transmissão ao vivo
Nos últimos anos o cinema brasileiro tem sofrido as consequências de mudanças estruturais nas políticas direcionadas à indústria audiovisual no Brasil enquanto, paradoxalmente, a produção do país vem sendo celebrada ao redor do mundo nos principais festivais e mercados. Nesse cenário em todas as principais entidades de classe do audiovisual brasileiro lutam para que não se estabeleça uma crise ainda maior no setor, convidamos o exibidor Adhemar Oliveira, a produtora Sara Silveira e o cineasta Eryk Rocha para conversar sobre o cinema brasileiro hoje, com moderação do produtor Ivan Melo. Quais as perspectivas para o cinema brasileiro hoje em 2020? Como enfrentar esse momento de crise? A quem o cinema brasileiro interessa? Quem são as audiências do cinema brasileiro?
17nov
Palestra
BrLab
11h
Transmissão ao vivo
16nov
Palestra
REACH
17h30
Transmissão ao vivo
O trabalho de um programador de festival é frequentemente visto como algo que todo cinéfilo adoraria fazer - descobrir filmes, criar uma identidade para que um evento se apresente para um certo público - e festivais definitivamente são o espaço para a pluralidade de vozes e para a liberdade artística. Há, no entanto, muitos desafios no dia-a-dia de um programador, não apenas no que diz respeito à natureza do próprio trabalho (pois, sendo muitas vezes um trabalho da categoria freelancer, precisa ser combinado com outros empregos na própria indústria), mas também pelo esforço pelo encontro de novos filmes e pontos de vista, com a tarefa de concatenar questões importantes como a representatividade, formas inovadoras de filmagem, novas tecnologias, etc. Anne Delseth, Susana Rodrigues e Cecilia Barrionuevo, três mulheres com vasta experiência neste campo, falarão sobre esses desafios. As profissionais são programadoras de festivais como a Quinzena dos Realizadores de Cannes, Festival de Rotterdam e Mar del Plata, entre outros.
16nov
Palestra
3 Puertos
11h
Transmissão ao vivo
A partir de suas experiências entre a ficção e o documentário, Marcelo Gomes (roteirista e diretor) e Ernesto Soto (produtor) compartilham uma revisão sobre os processos e os dispositivos narrativos que consolidam uma história. Desde as particularidades de suas primeiras obras, como Viajo porque preciso, volto porque te amo, e recentemente do documentário Estou me guardando pra quando o carnaval chegar, estes cineastas trabalham com todos os mecanismos - desde a escrita até a mesa de edição - e moldam o filme desde uma perspectiva única.
13nov
Palestra
BrPlot
21h
Transmissão ao vivo
A cineasta, roteirista e produtora argentina Albertina Carri apresenta algumas de suas reflexões atuais sobre a poética dos corpos no cinema, neste momento em que nossos corpos representam potencialidades vitais. A partir do entendimento do cinema como algo orgânico, a diretora dos premiados filmes Las Hijas del Fuego, Los Rubios, La Rabia, entre outros, faz referência a conceitos da filosofia, psicanálise e análise da imagem para investigar algumas perguntas que a filosofia vem formulando desde os tempos pré-socráticos, e a psicologia desde o seu início. O que é um corpo? O que pode um corpo? As respostas são variadas, de acordo com o sistema epistemológico utilizado para formular a resposta. Albertina propõe uma aproximação ao de Spinoza, que usará para pensar as possibilidades do corpo e o cinema como devir do sagrado a partir da nossa natureza puramente profana.
Diretora, produtora e roteirista
12nov
Palestra
BrPlot
21h
Transmissão ao vivo
Uma parcela importante da ficção atualmente produzida no Brasil traz corpos, espaços e sotaques de diferentes estados e regiões do Brasil, e faz uso de uma linguagem híbrida cada vez mais recorrente no cinema, em que a ficção e o documentário se misturam muitas vezes na narrativa. Nessa trilha, cada vez mais roteiristas e cineastas transitam entre os dois gêneros. Quais os critérios adotados pelos realizadores na hora de optar pelo registro documental ou ficcional?
12nov
Palestra
REACH
16h
Transmissão ao vivo
Sarah Mosses, fundadora e CEO da Together Films, oferece uma introdução à Distribuição de Impacto, voltada para profissionais interessados em alcançar novos públicos e que estão em fase de elaboração de estratégias para lançamento de seus projetos. O mundo da distribuição mudou, e a COVID-19 trouxe consigo a oportunidade de desenvolvimento de modelos novos e inovadores. Como uma empresa de distribuição e levantamento de dados, a Together Films é ponta-de-lança na elaboração de modelos de distribuição únicos e no engajamento do público em debates sobre temas de importância. Na palestra, serão apresentadas formas singulares de promoção deste engajamento e levantadas bases para a construção de estratégias de distribuição de impacto para cada projeto.
(Com tradução simultânea)
12nov
Palestra
REACH
11h
Transmissão ao vivo
A master class se debruçará sobre a prática do design de audiência, que pode ser definido como "o processo de criar percepção e engajamento do público em relação aos filmes desde o início do estágio de desenvolvimento através de uma abordagem multi-angular e calcada na narrativa". Designer de Audiência atuante, Benjamin Cölle apresentará bases teóricas e projetos de filmes recentes exemplares da prática do design de audiência. Voltada para roteiristas, diretores/as, produtores/as, distribuidores/as e todos os profissionais do cinema que estão dispostos a mergulhar juntos na exploração de suas histórias e públicos potenciais dos seus projetos, através de um processo colaborativo e interativo desde o início do desenvolvimento.
Produtor
11nov
Palestra
BrPlot
17h
Transmissão ao vivo
A impulsionadora de conteúdo MediaXchange apresenta alguns de seus programas e dá uma amostra de seu trabalho. Com sede em Londres e em Los Angeles, a MediaXchange é responsável por aproximar grandes criadores do mundo todo, e organizou uma Master Class de Mark Goffman, produtor executivo e roteirista do hit na Netflix The Umbrella Academy, discípulo de Aaron Sorkin, roteirista de séries como The West Wing, Studio 60 on the Sunset Strip, e showrunner de Sleepy Hollow e Bull.
(mediação)
11nov
Palestra
BrLab
11h
Transmissão ao vivo
Cinéma en Développement (France)
10nov
Palestra
BrPlot
21h
Transmissão ao vivo
Os formatos non-scripted, que vão dos realities aos game shows, oferecem um conteúdo que parece "tão espontâneo quanto a própria vida”. Com menor custo de produção e forte apelo como produto de entretenimento popular, tornaram-se especialmente atrativos para o mercado. Afinal, como fica a parte do roteirista? Quem escreve aquilo que se vê?
Roteirista, dramaturgo e diretor artístico
10nov
Palestra
3 Puertos
17h
Transmissão ao vivo
Três montadores de grande trajetória, que participam do 3 Puertos Cine – Montagem, refletem sobre as construções possíveis na edição a partir dos elementos primários da linguagem cinematográfica: a edição que constrói o sentido do filme e o relato no tempo. Os três profissionais falam desde a perspectiva de seus próprios trabalhos e do trabalho como assessores de montagem.
Produtor e editor
Montadora
montadora
programador
10nov
Palestra
BrLab
11h
Transmissão ao vivo
9nov
Palestra
BrPlot
21h
Transmissão ao vivo
Como tem sido a experiência nacional na formação de salas plurais e na construção de narrativas diversas? Vamos analisar iniciativas brasileiras bem sucedidas a fim de entender quais paradigmas ainda precisam ser vencidos para a criação de narrativas contra-hegemônicas.
(mediação) Roteirista e dramaturga
9nov
Palestra
BrLab
11h
Transmissão ao vivo
6nov
Palestra
BrPlot
11h
Transmissão ao vivo
O cubano Eliseo Altunaga, roteirista, autor literário, dramaturgo e grande professor decano da EICTV - Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, apresenta sua visão elaborada a partir da relação entre estrutura e personagem na escrita e no relato cinematográfico. Após a master class e direto de Havana, Eliseo vai dialogar e responder a perguntas do público.
5nov
Palestra
BrPlot
11h
Transmissão ao vivo
Fanny Herrero, atriz e roteirista francesa, conta sobre a sua experiência como showrunner de um dos maiores sucessos internacionais da televisão francesa, a série Dix Pour Cent, graciosamente ambientada em uma agência de atores em Paris. Na série há participação de grandes estrelas do cinema francês interpretando a si mesmas, em um formato que mescla as narrativas procedurais e episódicas com uma elaborada e despojada trama. Conduzido pela atriz e roteirista Martha Nowill e pelo roteirista Chico Mattoso, essa master class imperdível se debruçará sobre o processo de criação e desenvolvimento da série francesa que conquistou o mundo e acaba de estrear sua quarta e última temporada.
28out
Palestra
BrPlot
21h
Transmissão ao vivo
Ana Paula Maia já era uma romancista consagrada quando foi convidada a desenvolver uma série para a Globoplay, Desalma, thriller sobrenatural recém estreado em 22/09. Na fronteira entre literatura e roteiro, Ana Paula conversa com o também escritor e roteirista Marcelo Rubens Paiva sobre fontes de inspiração, processo criativo e projetos em desenvolvimento.
21out
Palestra
BrPlot
21h
Transmissão ao vivo
Os cineastas Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles comentam o processo de escrita do roteiro de Bacurau, vencedor de uma dezena de prêmios internacionais, incluindo o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. A conversa, conduzida pelo roteirista Thiago Dottori, aborda as etapas de desenvolvimento do projeto até se transformar nas imagens e sons que vemos na tela.
15out
Palestra
BrPlot
21h
Transmissão ao vivo
Alexandre Machado é hoje um dos maiores roteiristas brasileiros. Junto com sua companheira Fernanda Young revolucionou o humor da TV com séries que deixaram saudades. Alexandre conversa sobre sua obra e processo criativo com a atriz, diretora e escritora Maria Ribeiro.
07out
Palestra
BrPlot
21h
Transmissão ao vivo
Jorge Furtado criou uma aula especial para esta edição do BrPlot na qual investiga as origens das premissas narrativas. Entre sonhos e oráculos, a Master Class inédita tem dicas imperdíveis para a construção do roteiro com mediação de Gustavo Gontijo.
(mediação)
30set
Palestra
BrPlot
21h
Transmissão ao vivo
A romancista e dramaturga Maria Adelaide Amaral dispensa apresentações. Na sua primeira live da pandemia, conversa com a roteirista Marta Nehring sobre as várias facetas de um talento que transita com a mesma eficiência narrativa do romance à telenovela.
09nov
Palestra
BrLab
11h
Transmissão ao vivo
10nov
Palestra
BrLab
11h
Transmissão ao vivo
11nov
Palestra
BrLab
11h
Transmissão ao vivo
Cinéma en Développement (France)
17nov
Palestra
BrLab
11h
Transmissão ao vivo
Vitrine Filmes (Brasil)
Cinéma en Développement (France)
Vitrine Filmes (Brasil)
Ventre Filmes (Brasil)
Olhar Distribuidora (Brazil)
CQS/FV Advogados (Brasil)
Globo Filmes (Brasil)
Prêmio de start money em produção a um projeto brasileiro ou de coprodução brasileira, que consiste no investimento de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) vinculado à contemplação da empresa distribuidora no PRODAV 6/2018. Caberá exclusivamente aos representantes da Vitrine presentes nas atividades a decisão de qual projeto será laureado e de como será formalizado o contrato, bem como estipular os procedimentos pertinentes ao acompanhamento da produção premiada. O prêmio pode ser cumulativo ao de Desenvolvimento.
Projeto contemplado: Perto da meia noite.
Prêmio de desenvolvimento a um dos projetos brasileiros participantes, que consiste no investimento de R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais) vinculado à contemplação da empresa distribuidora no PRODAV 6/2018. Caberá também exclusivamente aos representantes da Vitrine presentes nas atividades a decisão de qual projeto será laureado e de como será formalizado o contrato, bem como estipular os procedimentos pertinentes ao acompanhamento do desenvolvimento do projeto premiado.
Projeto contemplado: Perto da meia noite.
Prêmio aquisição para filmes latino-americanos que não sejam de origem brasileira, em qualquer estágio de financiamento, para distribuição comercial no território brasileiro. Novamente, caberá exclusivamente aos representantes da Vitrine presentes nas atividades a decisão de qual projeto será laureado e de como será formalizado o contrato, bem como estipular os procedimentos pertinentes ao acompanhamento do desenvolvimento do projeto premiado.
Projeto contemplado: Los Caídos.
Criada em 1998, a Globo Filmes atua como coprodutora de conteúdo multiplataforma com o propósito de fortalecer a indústria audiovisual nacional. Participou de mais de 300 filmes, levando ao público o que há de melhor do cinema brasileiro. Comédias, romances, documentários, infantis, dramas, aventuras: a aposta é na diversidade de obras que valorizam a cultura brasileira. Fazem parte de sua filmografia recordistas de bilheteria, como Tropa de Elite 2 e Minha Mãe É Uma Peça 3 – ambos com mais de 11 milhões de espectadores –, sucessos de crítica como 2 Filhos de Francisco, Aquarius, Que Horas Ela Volta?, O Palhaço e Carandiru, até longas premiados no Brasil e no exterior, como Cidade de Deus – com quatro indicações ao Oscar – e Bacurau, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes. Desde 2019, a Globo Filmes apoia o BrLab e participa com a concessão do Prêmio Desenvolvimento Globo Filmes, através do qual investe em um dos projetos participantes.
Projeto contemplado: Amores surdos 1500.
Um dos seis projetos brasileiros participantes da edição 2020 do BrLab integrará a Incubadora Paradiso 2021, iniciativa de apoio aos talentos do audiovisual brasileiro realizada pelo Projeto Paradiso. Durante a Incubadora, o roteirista recebe uma bolsa no valor total de R$ 30.000,00 (R$ 5.000,00 mensais), além de mentorias, doctoring, consultorias em desenho de audiência, apoio para a inserção do projeto no circuito internacional e outros apoios adequados às necessidades da obra. O longa-metragem de ficção será selecionado por uma comissão avaliadora competente constituída pelo Projeto Paradiso para este fim.
Projeto contemplado: Amores surdos 1500.
Cinéma en Développement é um espaço pensado para o encontro de profissionais europeus e latino-americanos, sem constituir um mercado. O objetivo dessa plataforma é promover o intercâmbio entre profissionais em busca de talentos e projetos, e diretores e produtores que estejam desenvolvendo seus filmes e queiram fortalecer sua rede de contatos. Cinélatino Rencontres de Toulouse e BrLab, desde 2013, unem forças para estender a Toulouse o apoio oferecido a produtores e diretores brasileiros, por meio de um projeto selecionado em conjunto. Ao todo, os projetos Paterno (2013), A Morte Habita à Noite (2014), O Filho Plantado (2015), Sábado Morto (2016), Criadas (2017), e Todos os Demônios Estão Mortos (2018) já foram selecionados para o programa. Esta aliança visa dar continuidade na Europa à dinâmica de orientação e apoio iniciada na América Latina, oferecendo, assim, uma oportunidade para que um dos projetos participantes possa se beneficiar de um programa personalizado que inclui a apresentação do projeto em reuniões individuais do Cinéma en Développement com renomados profissionais da indústria, estudos de caso e projeções do Cinéma en Construction. O Cinéma en Développement ocorrerá na plataforma profissional do 33º Cinélatino – Rencontres de Toulouse (19 a 28 de março de 2021). Em 2019, o prêmio Cinéma en Développement foi concedido ao projeto Bate e Volta Copacabana, de Juliana Antunes.
Projeto contemplado: Amores surdos 1500.
A Pop Up Film Residency traz o melhor que as residências artísticas oferecem, junto com um programa de mentoria verdadeiramente individualizado. É dirigido por cineastas para cineastas, e hospeda um residente de cada vez por um período de três semanas. A Pop Up Film Residency foi lançada em janeiro de 2019 pelo ex-diretor artístico do TorinoFilmLab, Matthieu Darras, e pelo produtor eslovaco Juraj Krasnohorsky. O núcleo da Residência fica em Bratislava. No entanto, a residência pode ocorrer literalmente em qualquer lugar do mundo graças à nossa rede de anfitriões da indústria cinematográfica. Os residentes são selecionados exclusivamente por meio de uma rede de parceiros criativos, incluindo BrLab, EAVE, Semana da Crítica do Festival de Cannes, Doha Film Institute, When East Meets West e Warsaw Kids Film Forum. Uma exceção à regra de seleção vale para cineastas experientes, que podem solicitar uma “Residência on Demand”. O vencedor do Prêmio Pop Up Film Residency terá direito a uma residência personalizada de três semanas.
Projeto contemplado: Amores surdos 1500.
TFL Next é a nova iniciativa do TorinoFilmLab, que oferece uma abordagem de ensino inovadora, através de uma experiência totalmente online. O objetivo é capacitar uma nova geração de cineastas inovadores e de pensamento ágil, que estejam prontos para mergulhar em uma experiência verdadeiramente global, compartilhando conhecimentos com especialistas e colegas internacionais, e ultrapassando barreiras. O TFL Next – Film Development é dirigido a profissionais internacionais com projetos de longa-metragem, e incentiva o desenvolvimento criativo por meio de coaching intensivo. Serão selecionados doze projetos para cada workshop, e divididos em três grupos com o intuito de trabalhar em seu argumento ao lado de colegas e junto a um tutor com experiência internacional relevante como consultor de roteiro. O Prêmio TFL Next consiste na seleção de um dos projetos que integraram o BrLab para participar de uma das oficinas online de 2021, e é apoiado pelo Projeto Paradiso.
Projeto contemplado: O segredo de Sikán.
O CQS – Cesnik, Quintino e Salinas Advogados é especializado em consultoria jurídica para planejamento, estruturação e viabilização de modelos de negócio para os mercados de entretenimento, tecnologia e terceiro setor. Desde 1996 vem contribuindo para a profissionalização e o crescimento desses mercados no Brasil e, com isso, se tornou referência. Na 10ª edição do BrLab – Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais, o CQS Advogados oferece um prêmio de assessoria jurídica de até seis horas a um dos projetos participantes. O projeto contemplado com o prêmio de C/as4atro de consultoria de produção, concedido pelo BrLab, receberá também consultoria do CQS, que poderá ser utilizada para assessoria jurídica envolvendo direito brasileiro ou consultoria para estruturação de modelos de negócio.
Projeto contemplado: Perto da meia noite.
O C/as4atro é um coletivo de produtoras executivas que tem em seu perfil áreas de atuação diferentes e complementares na produção audiovisual, ensino e consultoria para longasmetragens e séries de TV. São Ariene Ferreira, Daniela Aun, Mariana Brasil e Mylena Mandolesi, mulheres que se uniram no desejo de criar novas formas de trabalho, que tragam autonomia, prosperidade e respeito, através de um ambiente saudável.
Ativo desde novembro de 2016, o coletivo já prestou consultoria de produção para diversos projetos, como a série Filhos do Mar, da Flo Filmes (GO); Felipa e o Foguete, telefilme da Pira Filmes (GO); e O Reflexo do Lago, longa-metragem da Claritê Produções (PA), entre outros. Foi também responsável pela produção executiva da série para TV Insustentáveis, da Cérberos Filmes (MT) e coprodução da Vermelho Filmes (SP); da série documental Consciência ao Cubo, da Gaya Filmes (DF), exibida no Canal Curta!; e do documentário musical Ventos que Sopram – Pará, lançado no festival In-Edit 2020 e também no canal Curta!.
Na área de educação, o coletivo participou dos laboratórios de desenvolvimento de projetos do FSA/PRODAV 4, da Ancine, organizados pela Klaxon Cultura Audiovisual; ministrou cursos e aulas no Centro Cultural B_arco, no Instituto de Cinema de São Paulo, no Centro de Produção Audiovisual TECNA, da PUC-RS; além de oficinas em festivais e cursos em parceria com diversas instituições pelo Brasil, tais como o Icumam Lab, o SEBRAE e o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Acreditando e querendo ser a mudança que se quer ver no mundo, o C/as4atro ainda presta consultoria para diminuição do impacto ambiental nas produções audiovisuais através da marca Cinema Verde.
Este ano, em parceria com o BrLab, o coletivo premia um projeto com seis horas de consultoria em produção executiva. Do planejamento de produção a questões pontuais de editais, ou mesmo dúvidas sobre o setor audiovisual, negociações e parcerias, o objetivo do prêmio é agilizar processos e destravar etapas para contribuir com a criação de uma produção saudável e possível. Em 2019, o Prêmio C/as4tro foi concedido a Não Estamos Sonhando, de Ulisses Arthur, uma produção do estado de Alagoas.
Projeto contemplado: Perto da meia noite.
Em parceria com o BrLab, o Coletivo de Mulheres e Pessoas Transgênero do Departamento de Fotografia do Cinema Brasileiro apresenta o Prêmio DAFB de Consultoria Cinematográfica, que almeja contribuir com o pensamento de aspectos da cinematografia na construção de narrativas audiovisuais desde o desenvolvimento do roteiro.
Através da leitura compartilhada dos argumentos e roteiros em desenvolvimento, a consultoria DAFB propõe exercícios de imaginação das potências visuais do projeto, que possam fortalecer a tessitura sensorial e sua construção imagética; e exercícios de transposição desses vislumbramentos em medidas técnicas que ajudem realizadoras(es) e produtoras(es) a dimensionar a direção de fotografia no filme.
Representantes do coletivo escolherão dois projetos, que receberão 6 (seis) horas de consultoria cinematográfica cada. A consultoria deverá ser aplicada exclusivamente nos projetos participantes do BrLab.
Projetos contemplados: Las tierras que te buscan, Sangue do meu sangue e O segredo de Sikán.
Selecione os assuntos que te interessam e fique
por dentro de tudo o que acontece no BrLab