Na vida do roteirista, especialmente aqueles que escrevem séries de TV, há uma certa ansiedade depois de colocar a primeira temporada no ar. Será que o público gostou? Atingimos nosso objetivo? Teremos uma segunda temporada, ou a série será cancelada? A melhor notícia é quando a nova temporada se confirma depois do sucesso da primeira. 

É justamente assim que me sinto agora, ao organizar, junto com Rafael Sampaio, a segunda edição do BrPlot. Ano passado foram 3 dias de intensas e instigantes discussões sobre o maravilhoso ofício de escrever histórias para as mais variadas telas. O resultado: ingressos esgotados e uma plateia ávida por informações, trocas, perguntas. A transmissão simultânea online do evento também atingiu números incríveis. Fomos vistos por milhares de pessoas em todo o país. Diante de tão belo resultado, alcançamos o objetivo, e nossa temporada foi renovada. 

O protagonista continua o mesmo: o roteirista brasileiro diante de um ambiente tão pungente por conteúdo. As discussões agora ganham outras perspectivas e novos convidados chegam com a mesma disposição de sempre: compartilhar suas experiências, angústias e desafios diante da complexa arte da escrita audiovisual. 

Não poderíamos estar em melhor companhia. Para a mesa de abertura, os experientes autores Antônio Prata, Duca Rachid e Fernando Bonassi, mediados pela jornalista Cristina Padiglione, vão debater os desafios diante de diferentes formatos narrativos. No currículo dos três autores há contos, crônicas, romances, séries, minisséries, filmes e novelas. Qual a inspiração, o trabalho e os caminhos para escrever em formas tão distintas? 

No dia seguinte, o nosso “super-sábado”, teremos três mesas interessantíssimas. De manhã, um debate sobre a escrita de roteiro para Games e Realidade Imersiva, novos campos de trabalho e de autoria para os roteiristas, com os experientes Arthur Protasio e Ricardo Laganaro, mediados pela escritora e roteirista Sabina Anzuategui. À tarde, dedicaremos um “especial” sobre séries, uma mesa sobre “Como formar uma sala de roteiro” junto a roteiristas com diversas salas e séries no currículo: Renata Martins, Mariana Trench e Lucas Paraizo, mediados pelo expert em séries Gustavo Gontijo, da TV Globo. Encerramos o “supersábado” ampliando um pouco a perspectiva do trabalho do roteirista com uma mesa sobre a função do showrunner. O que um roteirista deve saber para ir além da sala de roteiro numa série? Nessa mesa, teremos variados pontos de vista, com a produtora executiva Marcia Vinci, a diretora e roteirista Carolina Jabor e o produtor, diretor e roteirista Felipe Braga, mediados pelo roteirista e produtor Giuliano Cedroni. 

Depois, uma semana cheia, com uma mesa por dia, às 19 horas. Começamos na segunda-feira com um debate fundamental sobre o roteiro e o lugar de fala. Paulo Lins debaterá junto com Anna Muylaert e Marton Olympio os desafios da escrita e da representatividade mediados por Juliana Vicente. Na terça-feira, terei o prazer de mediar uma discussão acerca do roteiro para plateias globais, com o roteirista Pedro Aguilera e o produtor Rodrigo Teixeira. Na quarta, o debate é sobre um campo que cresce a cada dia: roteiros para a Internet, com a presença de Pedro Esteves, Tatá Lopes e Manuela Bernardi, mediados pelo roteirista Leo Garcia. No último dia de mesas, teremos ainda uma conversa sobre o roteiro para animação, com a presença do roteirista inglês Phil Parker, acompanhado dos roteiristas Arnaldo Branco e Zé Brandão, mediados pela roteirista Keka Reis. 

Para encerrar, este ano temos ainda outras duas novidades. Além das mesas e debates, duas master classes com nossos convidados: Phil Parker compartilha seus conhecimentos sobre a escrita de roteiros cinematográficos impactantes e Ricardo Laganaro apresenta as novidades do mundo da Narrativa Imersiva. 

E, para coroar essa temporada, encerraremos nossas atividades na sexta-feira com a entrega dos Prêmios de Roteiro da ABRA-Associação Brasileira de AutoresRoteiristas, associação da qual tenho o orgulho de ser um de seus conselheiros. 

Que essa temporada seja tão interessante quanto a do ano passado e, oxalá, nos impulsione para o próximo ano. 

Bem vindos ao BrPlot

Programação 2018

10ago

Palestra

BrPlot

Abertura – Mesa 1 | O Autor e a Forma da História

19h

Auditório FAAP

São cada vez maiores as possibilidades de expressão de um autor roteirista: de séries curtas a novelas com 150 episódios. Mas, quais as diferenças entre escrever uma novela, uma série, uma minissérie? E se tiver que escolher entre humor e drama, como deve ser o trabalho do roteirista? A ideia determina a forma como a história será contada? Ou, além das narrativas audiovisuais, como buscar inspiração para uma crônica, para uma peça de teatro, um conto ou um romance?

Para a mesa de abertura da segunda edição do BrPlot, três experientes autores Antônio Prata, Duca Rachid e Fernando Bonassi serão mediados pela jornalista Cristina Padiglione, e irão debater os desafios da escrita e as diferentes formas de se contar uma boa história.

Duca Rachid

escritora, jornalista e autora de telenovelas

Fernando Bonassi

dramaturgo e escritor

11ago

Palestra

BrPlot

Mesa 2 | O Roteiro em Games e Narrativas Imersivas (VR)

10h

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc - SP

O avanço tecnológico abre novos campos de trabalho e exploração estética para os roteiristas. Dois caminhos valem um mergulho na discussão do roteiro: os games e as narrativas imersivas em realidade virtual. Não é de hoje que a indústria de games tem jogos cada vez mais complexos com narrativas meticulosamente trabalhadas por roteiristas especializados. Qual o papel do roteirista na construção de um jogo? Como funciona esse campo de trabalho? Que tipo de especialização os roteiristas que querem trabalhar com games devem procurar? A realidade virtual e a imersão através de óculos também sugerem uma novíssima experiência audiovisual, com possibilidades ainda a serem descobertas. Do documentário à ficção, os óculos e a experiência de imersão total no universo criado estimulam criadores e apontam uma nova revolução estética. Como é o roteiro dessa nova forma e qual o papel do roteirista dentro desse novo mercado? Ricardo Laganaro, que nos últimos anos tem se dedicado exclusivamente ao VR, e Arthur Protasio, experiente em narrativas imersivas e games, trazem um pouco de luz a esses mundos, com a mediação da escritora, roteirista e professora Sabina Anzuategui.

11ago

Palestra

BrPlot

Mesa 3 | Como Montar uma Sala de Roteiro?

14h

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc - SP

Nos últimos anos, as séries se tornaram uma espécie de coqueluche da narrativa audiovisual, com um público ávido por lançamentos no mundo inteiro. O crescimento do número de players e de produções é notável e, com ele, uma nova forma de criação se estabeleceu, quase como regra, para as séries de TV: as salas de roteiro. De modo geral, somente com uma equipe afiada trabalhando diariamente é possível cumprir a escrita de todos os episódios de acordo com a demanda que as séries impõem. Mas qual o modelo ideal de uma sala de roteiro? Quem deve estar presente, em quais funções? Qual a hierarquia de uma sala? É uma criação coletiva ou conduzida? O que deve ser criado dentro da sala e qual deve ser o trabalho que o roteirista leva pra casa? Quais devem ser os caminhos que um roteirista percorre desde a ideia original até a sala de edição? Lucas Paraizo, Mariana Trench e Renata Martins, três profissionais muito experientes, vão debater sob mediação de Gustavo Gontijo.

11ago

Palestra

BrPlot

Mesa 4 | O Que faz um Showrunner?

16h30

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc - SP

Uma questão fundamental sobre a condução artística de uma série de TV é a definição de showrunner, aquele que é responsável pelo projeto como um todo, desde o roteiro até a finalização. No consolidado mercado americano, essa figura é, de modo geral, o roteirista criador da série, responsável pelo roteiro, orçamento, filmagem e finalização, e que imprime uma visão autoral do início ao fim do processo. Mas, no Brasil, já podemos dizer que existe um mercado para showrunners? E quais são as qualidades necessárias a um roteirista para se credenciar como um showrunner? Basta escrever os roteiros, ou é preciso ter experiência em outras áreas da produção? A mesa conta com produtores, diretores e roteiristas, todos experientes na produção de séries: Carolina Jabor, Marcia Vinci e Felipe Braga, mediados por Giuliano Cedroni.

13ago

Palestra

BrPlot

Mesa 5 | O Roteiro e o Lugar de Fala

19h

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc - SP

No contexto histórico e político atual, a discussão acerca do lugar de fala na ficção está cada vez mais presente. As perguntas são muitas: quem pode escrever sobre quem? Os roteiristas devem se sentir livres para falar sobre posições sociais que não vivenciam, escrever sobre dramas que não experimentaram? Ou será que cada vez mais é importante a proximidade do autor com o universo retratado?

A mesa discutirá os desafios dos autores roteiristas diante das mudanças visíveis e urgentes da sociedade. Na mesa, Anna Muylaert, Marton Olympio e Paulo Lins com mediação da roteirista e diretora Juliana Vicente.

Marton Olympio

(mediação) diretor e roteirista

Paulo Lins

poeta, romancista, roteirista

Juliana Vicente

diretora e produtora

14ago

Palestra

BrPlot

Mesa 6 | Como Criar um Filme Bem-Sucedido?

15h

Auditório FAAP

Esta master class fornecerá algumas dicas sobre o equilíbrio entre razão e emoção no processo criativo, que destrava os elos entre cineasta e público. Olhar além do pensamento dominante que dita que "estrutura é tudo", explicando por que alguns personagens interessantes falham e algumas grandes ideias não levam a grandes filmes. É possível começar um projeto de filme, seja um curta, longa, de animação ou não, em qualquer lugar. Você pode se inspirar em uma música, em outro filme, em uma história nos noticiários, em um amigo, em alguém que você viu na rua, em uma conversa que ouviu ou em uma imagem que você simplesmente não consegue esquecer. Muitos animadores começam com um personagem ou uma situação. Não importa de onde você começa, ou se acham ou não que sua ideia é boa; o que importa é onde você termina. Esta master class apresentará os vários estágios de desenvolvimento e averiguará como elementos-chave de um roteiro (como história, tema, estrutura, enredo, gênero, tom e estilo) são usados para garantir que você não cometa alguns erros básicos na comunicação de suas ideias ao seu público.

14ago

Palestra

BrPlot

Mesa 7 | A Escrita do Roteiro Para Audiências Globais

19h

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc - SP

Em um mundo cada vez mais globalizado, as histórias cruzam fronteiras com mais facilidade e rapidez. Mas existe algum tipo de história específica capaz de agradar audiências no mundo inteiro? Quais tipos de drama, de gênero e de tema são capazes de atingir plateias em diferentes países? Há algum tipo de demanda por histórias locais com alcance global? Como identificar uma boa história capaz de viajar? A mesa contará com a participação do produtor brasileiro Rodrigo Teixeira, que tem produzido filmes de diferentes nacionalidades, e o roteirista Pedro Aguilera, criador do hit global “3%”, mediados pelo roteirista Thiago Dottori.

15ago

Palestra

BrPlot

Mesa 8 | O Roteiro Para Internet

19h

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc - SP

Um campo cada vez maior para o trabalho do roteirista é a Internet. Através de canais no Youtube ou exibição nas redes sociais, a audiência em celulares e tablets cresce vertiginosamente. Mas será que existe um jeito específico de escrever vídeos para a Internet? Como a experiência de quem escreve para esse meio pode ajudar os roteiristas que pretendem fazer uma história viralizar e conquistar milhões de visualizações?

A mesa convida a roteirista especialista em Social Video Manuela Bernardi, Pedro Esteves, um dos roteiristas do "Porta dos fundos" o canal brasileiro de maior sucesso na Internet e a roteirista Tatá Lopes que tem trabalhado especificamente em vídeos para a Internet dos programas “Tá no ar” e “Zorra” mediados pelo também roteirista Leo Garcia.

Manuela Bernardi

escritora e roteirista

Tatá Lopes

Atriz, produtora, escritora e roteirista

Leo Garcia

roteirista

16ago

Palestra

BrPlot

Mesa 9 | Narrativas Imersivas e Realidade Virtual

15h

Auditório FAAP

Na master class “Narrativas Imersivas e Realidade Virtual”, Ricardo Laganaro trará estudo de casos que mostram seu processo de criação para conteúdos imersivos, desde a projeção para full domes, passando por vídeos 360˚, instalações físicodigitais em realidade aumentada e conteúdos interativos não gamificados em realidade virtual.

A aula mostrará como e por que o processo de ideação precisa ser adequado para um meio que, ao contrário do cinema, ainda está sendo inventado, sem processos de produção estabelecidos, e sem uma linguagem propriamente definida entre criador e público. Serão abordados desde conceitos totalmente novos para os criadores de audiovisual como a necessidade de se considerar, como parte do conteúdo, o espaço de fruição da experiência e o corpo do espectador até conceitos comuns no cinema, como edição e decupagem que podem ser adaptados na narrativa imersiva se apropriando de técnicas utilizadas no teatro e em parques de diversão, desde que sejam levados em conta a partir da criação do roteiro.

Trabalhos como a projeção para domo “Portal cósmico”, em cartaz desde 2015 na entrada do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro; o clipe “O farol”, com a cantora Ivete Sangalo, conteúdo 360˚ mais visto no mundo no formato em 2016; o curta-metragem em realidade virtual “Step to the line”, com destaque internacional em mais de 30 festivais pelo mundo; e a instalação em realidade aumentada “Objects in mirror AR closer than they appear”, em cartaz em Tribeca no começo de 2018, serão os principais projetos do autor citados na aula, além de vídeos publicitários e projetos imersivos de criadores que se destacaram em eventos como Sundance, Tribeca e outros grandes festivais de cinema pelo mundo.

16ago

Palestra

BrPlot

Mesa 10 | Roteiro de Animação

19h

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc - SP

Outro gênero que cresce cada vez mais em número de produções no Brasil é o da animação. Como funciona esse gênero e quais as suas particularidades na escrita? Há diferenças essenciais entre escrever live-action e animação? É preciso se especializar?

Para essa mesa, convidamos o roteirista inglês Phil Parker, que na companhia dos roteiristas Arnaldo Branco e Zé Brandão debaterão a questão específica da escrita para a animação, mediados pela roteirista Keka Reis.

Zé Brandão

produtor, roteirista

Keka Reis

roteirista e dramaturga

17ago

Palestra

BrPlot

Mesa 11 | Eliseo em 100 perguntas

18h30

Cinemateca Brasileira

Para Julio Rojas, autor do livro "Eliseo em 100 perguntas", uma conversa com Eliseo Altunaga é uma aula de roteiro, de cinema, de vida e de conexões culturais. Com base em fragmentos das conversas registradas na publicação, finalmente lançada em português com o selo BrLab, essa mesa propõe um encontro do autor do livro com seu homenageado e Iana Cossoy Paro, colaboradora de Eliseo e tradutora da edição brasileira do livro. Em seguida, haverá sessão de autógrafos com Altunaga e Rojas durante o evento do lançamento do livro em português.

palestrantes

Duca Rachid

escritora, jornalista e autora de telenovelas

Fernando Bonassi

dramaturgo e escritor

Gustavo Gontijo

(mediação)

Juliana Vicente

diretora e produtora

Julio Rojas

roteirista

Keka Reis

roteirista e dramaturga

Leo Garcia

roteirista

Manuela Bernardi

escritora e roteirista

Marton Olympio

(mediação) diretor e roteirista

Paulo Lins

poeta, romancista, roteirista

Tatá Lopes

Atriz, produtora, escritora e roteirista

Zé Brandão

produtor, roteirista

Patrocinadores e parceiros 2018