Na vida do roteirista, especialmente aqueles que escrevem séries de TV, há uma certa ansiedade depois de colocar a primeira temporada no ar. Será que o público gostou? Atingimos nosso objetivo? Teremos uma segunda temporada, ou a série será cancelada? A melhor notícia é quando a nova temporada se confirma depois do sucesso da primeira.
É justamente assim que me sinto agora, ao organizar, junto com Rafael Sampaio, a segunda edição do BrPlot. Ano passado foram 3 dias de intensas e instigantes discussões sobre o maravilhoso ofício de escrever histórias para as mais variadas telas. O resultado: ingressos esgotados e uma plateia ávida por informações, trocas, perguntas. A transmissão simultânea online do evento também atingiu números incríveis. Fomos vistos por milhares de pessoas em todo o país. Diante de tão belo resultado, alcançamos o objetivo, e nossa temporada foi renovada.
O protagonista continua o mesmo: o roteirista brasileiro diante de um ambiente tão pungente por conteúdo. As discussões agora ganham outras perspectivas e novos convidados chegam com a mesma disposição de sempre: compartilhar suas experiências, angústias e desafios diante da complexa arte da escrita audiovisual.
Não poderíamos estar em melhor companhia. Para a mesa de abertura, os experientes autores Antônio Prata, Duca Rachid e Fernando Bonassi, mediados pela jornalista Cristina Padiglione, vão debater os desafios diante de diferentes formatos narrativos. No currículo dos três autores há contos, crônicas, romances, séries, minisséries, filmes e novelas. Qual a inspiração, o trabalho e os caminhos para escrever em formas tão distintas?
No dia seguinte, o nosso “super-sábado”, teremos três mesas interessantíssimas. De manhã, um debate sobre a escrita de roteiro para Games e Realidade Imersiva, novos campos de trabalho e de autoria para os roteiristas, com os experientes Arthur Protasio e Ricardo Laganaro, mediados pela escritora e roteirista Sabina Anzuategui. À tarde, dedicaremos um “especial” sobre séries, uma mesa sobre “Como formar uma sala de roteiro” junto a roteiristas com diversas salas e séries no currículo: Renata Martins, Mariana Trench e Lucas Paraizo, mediados pelo expert em séries Gustavo Gontijo, da TV Globo. Encerramos o “supersábado” ampliando um pouco a perspectiva do trabalho do roteirista com uma mesa sobre a função do showrunner. O que um roteirista deve saber para ir além da sala de roteiro numa série? Nessa mesa, teremos variados pontos de vista, com a produtora executiva Marcia Vinci, a diretora e roteirista Carolina Jabor e o produtor, diretor e roteirista Felipe Braga, mediados pelo roteirista e produtor Giuliano Cedroni.
Depois, uma semana cheia, com uma mesa por dia, às 19 horas. Começamos na segunda-feira com um debate fundamental sobre o roteiro e o lugar de fala. Paulo Lins debaterá junto com Anna Muylaert e Marton Olympio os desafios da escrita e da representatividade mediados por Juliana Vicente. Na terça-feira, terei o prazer de mediar uma discussão acerca do roteiro para plateias globais, com o roteirista Pedro Aguilera e o produtor Rodrigo Teixeira. Na quarta, o debate é sobre um campo que cresce a cada dia: roteiros para a Internet, com a presença de Pedro Esteves, Tatá Lopes e Manuela Bernardi, mediados pelo roteirista Leo Garcia. No último dia de mesas, teremos ainda uma conversa sobre o roteiro para animação, com a presença do roteirista inglês Phil Parker, acompanhado dos roteiristas Arnaldo Branco e Zé Brandão, mediados pela roteirista Keka Reis.
Para encerrar, este ano temos ainda outras duas novidades. Além das mesas e debates, duas master classes com nossos convidados: Phil Parker compartilha seus conhecimentos sobre a escrita de roteiros cinematográficos impactantes e Ricardo Laganaro apresenta as novidades do mundo da Narrativa Imersiva.
E, para coroar essa temporada, encerraremos nossas atividades na sexta-feira com a entrega dos Prêmios de Roteiro da ABRA-Associação Brasileira de AutoresRoteiristas, associação da qual tenho o orgulho de ser um de seus conselheiros.
Que essa temporada seja tão interessante quanto a do ano passado e, oxalá, nos impulsione para o próximo ano.
Bem vindos ao BrPlot