BrLab

Convocatória 2020

<<<<<INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 13 de JULHO>>>>>

até às 18h (horário de Brasília / GMT -3)

 

Regulamento

 

Até o dia 6 de julho 13 de julho de 2020, poderão ser inscritos projetos de longa-metragem de ficção em desenvolvimento de qualquer país da América Latina e Península Ibérica (mais Itália, segundo critério do Programa Ibermedia), desde que já tenham produtor(a) e diretor(a) definido(a)s. Serão selecionados pela convocatória 10 (dez) projetos, cuja divisão geográfica dependerá de diferentes aspectos e respeitará minimamente os convênios já pré-estabelecidos, conforme descritos abaixo:

 

– Além dos 10 (dez) projetos que serão selecionados, a organização já selecionou 1 (um) projeto brasileiro dentre os apresentados em dezembro no evento Nuevas Miradas da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños – EICTV1 e um projeto estrangeiro dentre os apresentados em abril na seção Cinéma en Développement da plataforma profissional do Festival Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse2;

 

– É de fundamental importância que o(a)s selecionado(a)s se disponham a compartilhar seus projetos com todos os profissionais participantes – uma vez que parte estrutural do programa se desenvolve a partir de discussões coletivas – e que se comprometam a entregar os materiais de trabalho, em espanhol e em português, até 15 (quinze) dias após o anúncio da seleção dos participantes.

 

– Este espaço é desenhado para a reflexão e a análise de projetos para o desenvolvimento e intercâmbio criativo de ideias e configura-se como um espaço de discussão coletiva, em âmbito internacional, em torno do argumento, da narrativa, da realização, da produção e da distribuição de um longa-metragem. O(a)s representantes dos projetos selecionados deverão ler com antecedência ao início das atividades os demais projetos participantes.

 

– Poderão ser priorizados projetos em início de carreira, ou seja, que não tenham passado por outros laboratórios ou encontros de coprodução no Brasil ou no exterior.

 

– Os participantes terão oportunidade de trabalhar sob orientação e em interlocução com profissionais renomados da indústria audiovisual brasileira e internacional. A lista completa de consultores e palestrantes será divulgada após a seleção de projetos.

 

– Os projetos selecionados receberão BOLSAS IBERMEDIA que custearão despesas como forma de garantir a gratuidade da participação aos beneficiários.

 

– As atividades do laboratório serão desenvolvidas majoritariamente em formato online e serão distribuídas em jornadas não integrais de trabalho ao longo de 3 -semanas,  entre os dias 5 e 27 de novembro. É necessário que ambos participantes por projeto (diretora/roteirista e produtor/a) tenham comprometimento e disponibilidade de participação nas datas e horários definidos pela organização.

 

– Pela primeira vez será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$50,00 (cinquenta reais) para projetos brasileiro e USD10,00 (dez dólares) para projeto estrangeiro. Este valor simbólico visa cobrir os próprios custos de organização e remuneração da comissão de leitura e seleção de projetos.

 


 

Premiação

 

Embora não tenha caráter competitivo, o BrLab conta com o apoio de diversas empresas e instituições para estimular e impulsionar os projetos, como listado a seguir:

 

– Prêmio Vitrine Filmes – Programa Novos Clássicos do Cinema Brasileiro: prêmio de start money em produção a um projetos brasileiros ou de coprodução brasileira participantes que consiste no investimento de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) vinculado à contemplação da empresa distribuidora no PRODAV 6/2018. Caberá exclusivamente aos representantes da empresa presentes nas atividades a decisão de qual projeto será laureado e de como será formalizado o contrato, bem como estipular os procedimentos pertinentes ao acompanhamento da produção do projeto premiado. O prêmio pode ser cumulativo ao desenvolvimento.

 

– Prêmio Desenvolvimento Vitrine Filmes: prêmio de desenvolvimento a um dos 6 projetos brasileiros participantes que consiste no investimento de R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais) vinculado à contemplação da empresa distribuidora no PRODAV 6/2018. Caberá exclusivamente aos representantes da empresa presentes nas atividades a decisão de qual projeto será laureado e de como será formalizado o contrato, bem como estipular os procedimentos pertinentes ao acompanhamento do desenvolvimento do projeto premiado.

 

– Prêmio Desenvolvimento Globo Filmes: prêmio a um dos 6 projetos brasileiros participantes que consiste no investimento de R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais) no desenvolvimento do projeto através do Art. 3ºA. Caberá exclusivamente aos representantes da empresa presentes nas atividades a decisão de qual projeto será laureado e de como será formalizado o contrato, bem como estipular os procedimentos pertinentes ao acompanhamento do desenvolvimento do projeto premiado.

 

– Prêmio Incubadora Paradiso: prêmio de desenvolvimento a um dos 6 projetos brasileiros participantes que consiste numa bolsa no valor de R$30.000,00 (R$5.000,00 mensais) para o(a) roteirista(s) do projeto premiado, além de mentorias, doctoring,  consultorias, incentivos para a inserção no circuito internacional e outros apoios adequados às necessidades de cada projeto.

 

– Prêmio Aquisição Vitrine Filmes: prêmio-aquisição para filmes latino-americanos que não sejam de origem brasileira, em qualquer estágio de financiamento, para distribuição comercial no território brasileiro. Caberá exclusivamente aos representantes da empresa presente nas atividades a decisão de qual projeto será laureado e de como será formalizado o contrato, bem como estipular os procedimentos pertinentes ao acompanhamento do desenvolvimento do projeto premiado.

 

– Prêmio Pop Up Film Residency: Prêmio de residência personalizada de três semanas na Bratislava – base da residência – para o roteirista do projeto selecionado.

 

Prêmio TorinoFilmLab – um projeto será selecionado para participar do TFL Next – Film Development Online Workshop em 2020.

 

– Prêmio Cinéma en Développement / Toulouse: um dos projetos brasileiros participantes do BrLab será convidado a participar do Cinéma en Développement do Festival Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse, espaço desenhado como um local de encontros entre profissionais da América Latina e da Europa. Caberá exclusivamente aos representantes da organização a decisão sobre o projeto selecionado.

 

– Prêmio Cesnik, Quintino & Salinas: prêmio de 6 (seis) horas de assessoria jurídica, que deverão ser aplicadas exclusivamente no projeto participante no BrLab.

 

– Prêmio C/as4atro: prêmio de 6 (seis) horas de consultoria em produção executiva, que deverão ser aplicadas exclusivamente no projeto participante no BrLab. Caberá exclusivamente às representantes do coletivo a decisão sobre o projeto premiado.

 

Outros prêmios em renovação e formalização serão anunciados futuramente.

 


 

Regulamento

 

  1. As inscrições para o BrLab podem ser realizadas de 18 de junho de 2020 até o dia 13 de julho de 2020. Os documentos deverão ser enviados através do formulário online preenchido até às 18h (horário de Brasília / GMT -3) da data limite de inscrição.

 

  1.      Apenas serão considerados projetos de filmes de longa-metragem de ficção.

 

  1. Serão selecionados através desta convocatória um mínimo de 10 (dez) projetos de longa-metragem de ficção para participar do laboratório, que acontecerá no período de 05 a 27 de novembro de 2020.

 

  1. Os projetos deverão submeter-se à seleção apresentando o argumento detalhado de até 5.000 palavras, e de 1 (uma) a 3 (três) cenas redigidas em formato de roteiro, bem como 1 (um) parágrafo que justifique a escolha de cada uma da(s) cena(s) enviada(s). As consultorias têm por base o argumento do filme – e não o roteiro – e, portanto, não serão recebidos nem considerados roteiros no processo de seleção. Ainda assim, projetos que já tenham o roteiro desenvolvido poderão se inscrever, cientes de que o argumento deverá corresponder ao estágio de desenvolvimento de roteiro para a boa avaliação dos membros da comissão de seleção e melhor trabalho durante o laboratório. Após a seleção, o roteiro completo poderá ser enviado para os consultores.

 

  1. Caso o argumento seja uma adaptação de outra obra, é imprescindível a apresentação da autorização formal de utilização da mesma assinada pelos detentores de seus respectivos direitos.

 

A lista dos projetos selecionados será divulgada até o dia 10 de setembro de 2020. Os responsáveis serão contatados pela organização do laboratório e deverão, desde a inscrição, estar disponíveis para participar integralmente das atividades distribuídas ao longo do período de 05 a 27 de novembro de 2020. A carga horária estimada da duração do laboratório é de 40h.

 

  1. Os projetos serão avaliados pela comissão de seleção da edição e as decisões desta são irrevogáveis. Os projetos pré-selecionados pela comissão passarão por uma entrevista online com a organização do BrLab. O BrLab não possui, infelizmente, estrutura ou capacidade para fornecer pareceres ou feed-backs sobre os projetos não selecionados.

 

  1. No ato da inscrição, a produção do filme deve concordar com as datas de realização do laboratório –de 5 a 27 de novembro – e deve se comprometer a participar, juntamente com o(a) diretor/roteirista, durante o tempo integral das atividades, bem como estarem ambos dispostos a compartilhar seus projetos com os demais selecionados. A inscrição do projeto implica no aceite dessas condições.

 

  1. No ato da inscrição, a produção do filme se compromete a inserir menção à participação no programa e a logomarca do BrLab nos créditos do filme.

 

  1. No ato da inscrição, a produção do filme se compromete a aceitar o compartilhamento de resumo e/ou argumento do projeto para que possa ser trabalhado em colaboração com todos os profissionais participantes do programa, bem como aceitar todos os termos estabelecidos neste regulamento.

 

  1. Antes da realização das atividades, deverá ser firmado um contrato entre os representantes da produção e a organização do BrLab garantindo o devido cumprimento dos itens previstos nas cláusulas anteriores, assim como um termo de confidencialidade entre todos para garantir o compartilhamento produtivo de informações.

 


 

Requisitos gerais para inscrição:

 

– No ato da inscrição, cada projeto deve contar com 1 (um/a) diretor(a)/roteirista e 1(um/a) produtor(a) que confirmem a sua participação no BrLab de  05 a 27 de novembro de 2020.

– O(A) diretor(a) deve ter dirigido ao menos um curta-metragem de ficção ou documentário e estar envolvido na escrita do roteiro do projeto apresentado.

 

Documentos para inscrição (enviar através do Formulário de inscrição online em documentos anexos em formato PDF):

 

– Apresentação do projeto (máximo de 1 [uma] página/ 500 palavras);

– Logline (sinopse curta de 2 [duas] ou 3 [três] linhas/ 50 palavras);

– Sinopse longa (com até 600 palavras);

– Argumento (com até 5.000 palavras);

– Ao menos 1 (uma) e no máximo 3 (três) cenas desenvolvidas em forma de roteiro audiovisual, e 1 (um) parágrafo para cada cena apresentada que justifique as razões para escolha desta(s) cena(s). Cada cena e justificativa deverá ser enviada já formatada em arquivo PDF individual, por cena, através do formulário.

– Proposta criativa, visual e sonora do diretor (com até 1.000 palavras);

– Biofilmografia do produtor e do diretor;

– Carta de motivação do diretor (até 400 palavras, informando claramente o estágio de desenvolvimento do projeto e o seu envolvimento com o projeto);

– Moodboard ou referências audiovisuais (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Carta de motivação do produtor (até 400 palavras, informando claramente qual sua relação com o projeto e quais suas intenções e expectativas em participar do BrLab no estágio de desenvolvimento em que o projeto está sendo submetido);

–   Perfil da Empresa Produtora e dos Coprodutores;

– Orçamento do projeto em grandes itens, com descrição das seguintes etapas: desenvolvimento, pré-produção, produção, finalização. Todos os projetos devem apresentar orçamento em dólar e informar a taxa de câmbio utilizada. A finalidade deste documento é informar a ordem de grandeza do projeto, para que possa ser avaliado pela comissão de seleção, organização e tutores (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Plano de financiamento (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Caso o filme possua algum recurso já captado, o valor mencionado deverá ser comprovado através da documentação pertinente a cada caso (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Caso o filme seja uma adaptação de outra obra, deverá ser apresentada autorização para a adaptação por parte dos detentores dos direitos sobre as obras originais (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Caso seja um argumento original, anexar documento que comprove a cessão de direitos para produção (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– É obrigatório o envio de links dos trabalhos anteriores do(s) realizador(es);

– Além dos materiais obrigatórios supracitados, poderão ser apresentados, ainda, materiais complementares como informações e referências visuais, trabalhos anteriores do realizador e/ou produtor, cronograma de desenvolvimento, estratégias de comercialização, etc. (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário).

 

A taxa de inscrição será cobrada no momento do envio do projeto. O pagamento pode ser feito por meio de Pagseguro ou Paypal.

 


Envio de projetos

 

Os projetos serão recebidos digitalmente através do formulário de inscrição online. Serão aceitas inscrições em português e espanhol.

 

Todos os documentos anexos devem ser reunidos em arquivos formato PDF e as inscrições podem ser realizadas em português ou em espanhol (os projetos apenas precisam apresentar tradução de alguns materiais resumidos, caso sejam selecionados).

 

Os projetos deverão ser enviados até às 18h (GMT -3) do dia 13 de julho de 2020. Os projetos enviados após a data-limite de inscrição serão desconsiderados.

 


 

Informações e contato

 

Eventuais dúvidas referentes à convocatória ou ao programa devem ser esclarecidas exclusivamente através do e-mail contato@brlab.com.br.

 


1 Projeto “O Segredo de Sikán” de Everlane Moraes e produção de Fernanda Vidigal (Amarillo Produções, Brasil)

2 Projeto “San Blas” de Melima León e produção de Rolando Toledo (La Vida Misma Films y La Mula Producciones, Peru)