3 Puertos Cine é uma plataforma de trabalho que trata dos aspectos qualitativos de longas- metragens latino-americanos, organizada em conjunto por AUSTRALAB do Chile, CIRCO 2.12 do México, e BrLab do Brasil. Conta com duas oficinas: a 3 Puertos Desenvolvimento, criada em 2014 e voltada a projetos em desenvolvimento; e 3 Puertos Montagem, destinada a filmes em pós- produção, que existe desde 2018.

3 Puertos Desenvolvimento conta com uma seção no Chile por ocasião do AUSTRALAB, e outra no México, no CIRCO 2.12. Os projetos selecionados a cada ano participam das duas seções com alguns meses de intervalo. Não é uma oficina de roteiro, mas de trabalho transversal, que aborda diversos aspectos do filme: estéticos, temáticos e contextuais, além dos narrativos.

3 Puertos Montagem é a instância dedicada à fase de pós-produção, realizada em São Paulo por ocasião do BrLab, para projetos que tenham participado anteriormente do 3 Puertos Desenvolvimento, ou do BrLab em sua fase de desenvolvimento.

O foco da plataforma, em ambas as oficinas, é o trabalho personalizado, sem módulos temáticos nem programa padronizado, atendendo as necessidades específicas de cada projeto ou filme. Todo o circuito é realizado graças ao apoio do Ibermedia.

O 3 Puertos Cine Montagem – BrLab conta com tutores internacionalmente reconhecidos e trabalha a cada ano em torno de 3 ou 4 filmes em fase de pós-produção, com participação da/o diretora/o do filme, e o/a montador/a. A cada dupla de participantes é atribuída uma tutora ou tutor personalizado durante toda a oficina, e eles trocam ideias com outras/os diretoras/es e montadoras/es para enriquecer as reflexões nesta fase de finalização do filme.

O BrLab é o contexto ideal para este workshop, pois, além do trabalho em torno da montagem, os participantes estão inseridos em um contexto no qual podem promover encontros com outros profissionais da indústria audiovisual no momento em que suas estreias internacionais se aproximam. 

3 Puertos Montaje 2020

Projetos Selecionados

Tutores

Confira o que já aconteceu em 2020

18nov

Palestra

3 Puertos

Como dimensionar a cinematografia de um filme a partir do roteiro sob pontos de vista plurais

18h

Transmissão ao vivo

O cinema contemporâneo tem proposto formatos de produção cada vez mais diversos. Essas novas propostas de trabalho são fruto de um diálogo estreitado à cada filme entre as equipes. A direção de fotografia é peça fundamental dessa invenção, sendo uma interlocução estruturante entre as necessidades da direção e produção. Essa mesa vai debater sob as diferentes perspectivas de integrantes do coletivo Dafb, que atuam em frentes diversas da cinematografia no audiovisual, a leitura criativa e técnica de um roteiro que pode orientar um projeto na tomada de decisões ainda anteriores à pré-produção. Juntas, elas falarão sobre como, a partir do projeto, antever as necessidades específicas de cada filme no que diz respeito à formação das equipes de câmera, elétrica e maquinária, além de prever, pra cada departamento, que tipos de equipamentos são favoráveis, descartáveis ou indispensáveis, e depois do set, até a pós. 

16nov

Palestra

3 Puertos

Da Escrita à Mesa de Edição – Aproximações Narrativas

11h

Transmissão ao vivo

A partir de suas experiências entre a ficção e o documentário, Marcelo Gomes (roteirista e diretor) e Ernesto Soto (produtor) compartilham uma revisão sobre os processos e os dispositivos narrativos que consolidam uma história. Desde as particularidades de suas primeiras obras, como Viajo porque preciso, volto porque te amo, e recentemente do documentário Estou me guardando pra quando o carnaval chegar, estes cineastas trabalham com todos os mecanismos - desde a escrita até a mesa de edição - e moldam o filme desde uma perspectiva única.

10nov

Palestra

3 Puertos

A Montagem Cinematográfica

17h

Transmissão ao vivo

Três montadores de grande trajetória, que participam do 3 Puertos Cine – Montagem, refletem sobre as construções possíveis na edição a partir dos elementos primários da linguagem cinematográfica: a edição que constrói o sentido do filme e o relato no tempo. Os três profissionais falam desde a perspectiva de seus próprios trabalhos e do trabalho como assessores de montagem. 

Palestrantes