Confira o que já aconteceu em 2020

20nov

Palestra

REACH

O marketing de Cinema em 2020: Promoção, Transição Digital e Mercados Online

11h

Transmissão ao vivo

Representada por sua CEO e cofundadora Sarah Calderón, a The Film Agency compartilha sua perspectiva singular sobre a transição digital pela qual a indústria cinematográfica está passando. Olhando para ferramentas concretas, experiências e estudos de casos recentes do Marché du Film Online e diversas campanhas de promoção de festivais híbridos, serão apontadas as melhores práticas da atualidade. Além disso, serão apresentados exemplos-chave de salas de cinema virtuais, salas físicas com medidas de distanciamento social e outras tendências da distribuição e promoção. Através da melhor compreensão da complexidade dos tempos atuais, será possível moldar melhor o futuro imediato.

Palestrantes

19nov

Palestra

REACH

Construindo públicos de nicho no ambiente digital

11h

Transmissão ao vivo

Um dos temas mais desafiadores para a indústria do cinema independente durante a última década tem sido o ambiente digital. Com a chegada e consolidação da internet, plataformas de streaming foram criadas e rapidamente se tornaram gigantes da indústria, não só como exibidores de filmes e séries mas também como criadores de conteúdo. Ao mesmo tempo, a pirataria rapidamente se tornou uma janela de exibição para usuários em busca de conteúdo que não encontram em cartaz nos cinemas ou em videolocadoras. Se há nomes como Amazon e Netflix, que se alastraram e são comumente tidos como sinônimo de VOD, há também plataformas como o MUBI, há mais de dez anos no mercado na empreitada de abrir espaço para o cinema arthouse, e mais recentemente outras soluções voltadas para o público de nicho, como Kabinett, Spamflix e muitas outras. 

18nov

Palestra

3 Puertos

Como dimensionar a cinematografia de um filme a partir do roteiro sob pontos de vista plurais

18h

Transmissão ao vivo

O cinema contemporâneo tem proposto formatos de produção cada vez mais diversos. Essas novas propostas de trabalho são fruto de um diálogo estreitado à cada filme entre as equipes. A direção de fotografia é peça fundamental dessa invenção, sendo uma interlocução estruturante entre as necessidades da direção e produção. Essa mesa vai debater sob as diferentes perspectivas de integrantes do coletivo DAFB, que atuam em frentes diversas da cinematografia no audiovisual, a leitura criativa e técnica de um roteiro que pode orientar um projeto na tomada de decisões ainda anteriores à pré-produção. Juntas, elas falarão sobre como, a partir do projeto, antever as necessidades específicas de cada filme no que diz respeito à formação das equipes de câmera, elétrica e maquinária, além de prever, pra cada departamento, que tipos de equipamentos são favoráveis, descartáveis ou indispensáveis, e depois do set, até a pós. 

18nov

Palestra

REACH

Como criar um ambiente para que o cinema e o VOD coexistam no novo mundo

16h

Transmissão ao vivo

Cada exibidor ao redor do mundo está lidando com as consequências da COVID-19 e a predominância de filmes de grandes estúdios rapidamente postergando suas datas de lançamento. Enquanto os distribuidores se recalibram voltando olhares para seus negócios online e digitais, o que pode ser feito para atrair consumidores para plataformas de nicho e como garantir a sobrevivência do cinema arthouse? Durante a mesa, Kate Gerova e Lee Shelton, profissionais de marketing B2C da rede de salas e plataforma britânica Curzon, explorarão a jornada do consumidor digital, focando na aplicação do design e uso de dados voltados formatados em função do usuário, de modo a alcançar a longevidade do produto. Será também explorada a ideia das parcerias estratégicas com exibidores e influenciadores que possam alcançar um público ávido por conteúdo novo, assim como o uso de recursos como o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), propagandas dirigidas, adwords e remarketing para assegurar a fidelidade do consumidor.

(Com tradução simultânea)

17nov

Palestra

REACH

Perspectivas para o Cinema Brasileiro em 2020

18h

Transmissão ao vivo

Nos últimos anos o cinema brasileiro tem sofrido as consequências de mudanças estruturais nas políticas direcionadas à indústria audiovisual no Brasil enquanto, paradoxalmente, a produção do país vem sendo celebrada ao redor do mundo nos principais festivais e mercados. Nesse cenário em todas as principais entidades de classe do audiovisual brasileiro lutam para que não se estabeleça uma crise ainda maior no setor, convidamos o exibidor Adhemar Oliveira, a produtora Sara Silveira e o cineasta Eryk Rocha para conversar sobre o cinema brasileiro hoje, com moderação do produtor Ivan Melo. Quais as perspectivas para o cinema brasileiro hoje em 2020? Como enfrentar esse momento de crise? A quem o cinema brasileiro interessa? Quem são as audiências do cinema brasileiro?

16nov

Palestra

REACH

Festivais: Desafios para um programador

17h30

Transmissão ao vivo

O trabalho de um programador de festival é frequentemente visto como algo que todo cinéfilo adoraria fazer - descobrir filmes, criar uma identidade para que um evento se apresente para um certo público - e festivais definitivamente são o espaço para a pluralidade de vozes e para a liberdade artística. Há, no entanto, muitos desafios no dia-a-dia de um programador, não apenas no que diz respeito à natureza do próprio trabalho (pois, sendo muitas vezes um trabalho da categoria freelancer, precisa ser combinado com outros empregos na própria indústria), mas também pelo esforço pelo encontro de novos filmes e pontos de vista, com a tarefa de concatenar questões importantes como a representatividade, formas inovadoras de filmagem, novas tecnologias, etc. Anne Delseth, Susana Rodrigues e Cecilia Barrionuevo, três mulheres com vasta experiência neste campo, falarão sobre esses desafios. As profissionais são programadoras de festivais como a Quinzena dos Realizadores de Cannes, Festival de Rotterdam e Mar del Plata, entre outros.

16nov

Palestra

3 Puertos

Da Escrita à Mesa de Edição – Aproximações Narrativas

11h

Transmissão ao vivo

A partir de suas experiências entre a ficção e o documentário, Marcelo Gomes (roteirista e diretor) e Ernesto Soto (produtor) compartilham uma revisão sobre os processos e os dispositivos narrativos que consolidam uma história. Desde as particularidades de suas primeiras obras, como Viajo porque preciso, volto porque te amo, e recentemente do documentário Estou me guardando pra quando o carnaval chegar, estes cineastas trabalham com todos os mecanismos - desde a escrita até a mesa de edição - e moldam o filme desde uma perspectiva única. 

13nov

Palestra

BrPlot

O Cinema e a Poética dos Corpos

21h

Transmissão ao vivo

A cineasta, roteirista e produtora argentina Albertina Carri apresenta algumas de suas reflexões atuais sobre a poética dos corpos no cinema, neste momento em que nossos corpos representam potencialidades vitais. A partir do entendimento do cinema como algo orgânico, a diretora dos premiados filmes Las Hijas del Fuego, Los Rubios, La Rabia, entre outros, faz referência a conceitos da filosofia, psicanálise e análise da imagem para investigar algumas perguntas que a filosofia vem formulando desde os tempos pré-socráticos, e a psicologia desde o seu início. O que é um corpo? O que pode um corpo? As respostas são variadas, de acordo com o sistema epistemológico utilizado para formular a resposta. Albertina propõe uma aproximação ao de Spinoza, que usará para pensar as possibilidades do corpo e o cinema como devir do sagrado a partir da nossa natureza puramente profana.

Palestrantes

Albertina Carri

diretora, produtora e roteirista

12nov

Palestra

BrPlot

A Representação em Foco: Documentário ou Ficção?

21h

Transmissão ao vivo

Uma parcela importante da ficção atualmente produzida no Brasil traz corpos, espaços e sotaques de diferentes estados e regiões do Brasil, e faz uso de uma linguagem híbrida cada vez mais recorrente no cinema, em que a ficção e o documentário se misturam muitas vezes na narrativa. Nessa trilha, cada vez mais roteiristas e cineastas transitam entre os dois gêneros. Quais os critérios adotados pelos realizadores na hora de optar pelo registro documental ou ficcional? 

12nov

Palestra

REACH

Distribuição de Impacto

16h

Transmissão ao vivo

Sarah Mosses, fundadora e CEO da Together Films, oferece uma introdução à Distribuição de Impacto, voltada para profissionais interessados em alcançar novos públicos e que estão em fase de elaboração de estratégias para lançamento de seus projetos. O mundo da distribuição mudou, e a COVID-19 trouxe consigo a oportunidade de desenvolvimento de modelos novos e inovadores. Como uma empresa de distribuição e levantamento de dados, a Together Films é ponta-de-lança na elaboração de modelos de distribuição únicos e no engajamento do público em debates sobre temas de importância. Na palestra, serão apresentadas formas singulares de promoção deste engajamento e levantadas bases para a construção de estratégias de distribuição de impacto para cada projeto.

(Com tradução simultânea)

Palestrantes

12nov

Palestra

REACH

Design de Audiência: Explorar os mundos da narrativa e do público

11h

Transmissão ao vivo

A master class se debruçará sobre a prática do design de audiência, que pode ser definido como "o processo de criar percepção e engajamento do público em relação aos filmes desde o início do estágio de desenvolvimento através de uma abordagem multi-angular e calcada na narrativa". Designer de Audiência atuante, Benjamin Cölle apresentará bases teóricas e projetos de filmes recentes exemplares da prática do design de audiência. Voltada para roteiristas, diretores/as, produtores/as, distribuidores/as e todos os profissionais do cinema que estão dispostos a mergulhar juntos na exploração de suas histórias e públicos potenciais dos seus projetos, através de um processo colaborativo e interativo desde o início do desenvolvimento.

11nov

Palestra

BrPlot

MediaXchange apresenta: Master Class com Mark Goffman

17h

Transmissão ao vivo

A impulsionadora de conteúdo MediaXchange apresenta alguns de seus programas e dá uma amostra de seu trabalho. Com sede em Londres e em Los Angeles, a MediaXchange é responsável por aproximar grandes criadores do mundo todo, e organizou uma Master Class de Mark Goffman, produtor executivo e roteirista do hit na Netflix The Umbrella Academy, discípulo de Aaron Sorkin, roteirista de séries como The West WingStudio 60 on the Sunset Strip, e showrunner de Sleepy Hollow e Bull. 

10nov

Palestra

BrPlot

Quem Disse Que Não Tem Roteiro?

21h

Transmissão ao vivo

Os formatos non-scripted, que vão dos realities aos game shows, oferecem um conteúdo que parece "tão espontâneo quanto a própria vida”. Com menor custo de produção e forte apelo como produto de entretenimento popular, tornaram-se especialmente atrativos para o mercado. Afinal, como fica a parte do roteirista? Quem escreve aquilo que se vê? 

10nov

Palestra

3 Puertos

A Montagem Cinematográfica

17h

Transmissão ao vivo

Três montadores de grande trajetória, que participam do 3 Puertos Cine – Montagem, refletem sobre as construções possíveis na edição a partir dos elementos primários da linguagem cinematográfica: a edição que constrói o sentido do filme e o relato no tempo. Os três profissionais falam desde a perspectiva de seus próprios trabalhos e do trabalho como assessores de montagem. 

Palestrantes

9nov

Palestra

BrPlot

Salas Plurais, Narrativas Diversas

21h

Transmissão ao vivo

Como tem sido a experiência nacional na formação de salas plurais e na construção de narrativas diversas? Vamos analisar iniciativas brasileiras bem sucedidas a fim de entender quais paradigmas ainda precisam ser vencidos para a criação de narrativas contra-hegemônicas. 

6nov

Palestra

BrPlot

Master Class: Estrutura Narrativa e Personagem Segundo Eliseo Altunaga

11h

Transmissão ao vivo

O cubano Eliseo Altunaga, roteirista, autor literário, dramaturgo e grande professor decano da EICTV - Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, apresenta sua visão elaborada a partir da relação entre estrutura e personagem na escrita e no relato cinematográfico. Após a master class e direto de Havana, Eliseo vai dialogar e responder a perguntas do público.  

5nov

Palestra

BrPlot

Narrativas Locais, Audiências Globais: o Caso da Série Dix Pour Cent

11h

Transmissão ao vivo

Fanny Herrero, atriz e roteirista francesa, conta sobre a sua experiência como showrunner de um dos maiores sucessos internacionais da televisão francesa, a série Dix Pour Cent, graciosamente ambientada em uma agência de atores em Paris. Na série há participação de grandes estrelas do cinema francês interpretando a si mesmas, em um formato que mescla as narrativas procedurais e episódicas com uma elaborada e despojada trama. Conduzido pela atriz e roteirista Martha Nowill e pelo roteirista Chico Mattoso, essa master class imperdível se debruçará sobre o processo de criação e desenvolvimento da série francesa que conquistou o mundo e acaba de estrear sua quarta e última temporada.

28out

Palestra

BrPlot

Escrita Literária e Texto Audiovisual

21h

Transmissão ao vivo

Ana Paula Maia já era uma romancista consagrada quando foi convidada a desenvolver uma série para a Globoplay, Desalma, thriller sobrenatural recém estreado em 22/09. Na fronteira entre literatura e roteiro, Ana Paula conversa com o também escritor e roteirista Marcelo Rubens Paiva  sobre fontes de inspiração, processo criativo e projetos em desenvolvimento.

21out

Palestra

BrPlot

Bacurau: Antes do filme era o roteiro

21h

Transmissão ao vivo

Os cineastas Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles comentam o processo de escrita do roteiro de Bacurau, vencedor de uma dezena de prêmios internacionais, incluindo o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. A conversa, conduzida pelo roteirista Thiago Dottori, aborda as etapas de desenvolvimento do projeto até se transformar nas imagens e sons que vemos na tela.

15out

Palestra

BrPlot

Escrevendo e Vivendo com Humor

21h

Transmissão ao vivo

Alexandre Machado é hoje um dos maiores roteiristas brasileiros. Junto com sua companheira Fernanda Young revolucionou o humor da TV com séries que deixaram saudades. Alexandre conversa sobre sua obra e processo criativo com a atriz, diretora e escritora Maria Ribeiro.

07out

Palestra

BrPlot

Master Class com Jorge Furtado

21h

Transmissão ao vivo

Jorge Furtado criou uma aula especial para esta edição do BrPlot na qual investiga as origens das premissas narrativas. Entre sonhos e oráculos, a Master Class inédita tem dicas imperdíveis para a construção do roteiro com mediação de Gustavo Gontijo.

30set

Palestra

BrPlot

Maria Adelaide Amaral: São Tantas Histórias

21h

Transmissão ao vivo

A romancista e dramaturga Maria Adelaide Amaral dispensa apresentações. Na sua primeira live da pandemia, conversa com a roteirista Marta Nehring sobre as várias facetas de um talento que transita com a mesma eficiência narrativa do romance à telenovela.