A primeira edição do “Reach – Questões de Audiência” apresentou, em 2019, uma programação pensada em três eixos de discussão – Audiência, Conteúdo e Tecnologia – que buscaram formar uma base de reflexão sobre o cenário atual do mercado audiovisual. A partir da premissa de que “o futuro é agora”, a programação apresentou uma visão abrangente de toda cadeia, na tentativa de investigar quem é e como se comporta o público, tão impactado nas últimas décadas pela grande oferta de conteúdo em diferentes e múltiplas telas. A programação de 2019 só foi possível graças ao entusiasmo e suporte do Projeto Paradiso, que acreditou na importância de promover mais discussões de alto nível, alinhadas com as principais questões do setor, especialmente na formação de uma “inteligência em audiência”, a partir de alguns temas e discussões que o BrLab já vinha apresentando desde 2017.
Em 2020, quando o mundo vive uma impensável pandemia que fechou as salas de exibição e os festivais mundo afora, acelerando ainda mais uma reorganização no sistema de janelas de exibição decorrentes dessa “transformação digital”, reafirmamos nosso compromisso em criar um espaço para promover discussões que contribuam para o desenvolvimento e a capacitação de profissionais do nosso setor.
Acreditamos que nos aprofundar no entendimento da nossa audiência e refletir sobre a situação do cinema brasileiro são ações necessárias e fundamentais no momento atual. Estão reunidos na programação profissionais de diferentes países e segmentos da cadeia audiovisual para conversar sobre os impactos da pandemia de 2020 no consumo de audiovisual e também para apontar caminhos e discutir temas relevantes relacionados à indústria audiovisual – distribuição, exibição, marketing, design de audiência, curadoria, entre outros –, como forma de pensar a atualidade do audiovisual brasileiro e mundial.