Em parceria com Thiago Dottori e com a ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas, o BrPlot foi concebido em 2017 como um espaço de encontro dentro do BrLab para roteiristas e profissionais da escrita audiovisual, com o objetivo de estimular a reflexão sobre o trabalho e o mercado de roteiro no Brasil e no mundo, atendendo a uma enorme demanda por espaços de capacitação e informação sobre o tema e jogando luz sobre esse trabalho de escrita que é tão importante para toda a cadeia audiovisual. Mesmo antes das lives que inundaram nossas vidas em 2020, desde a primeira edição o BrPlot se caracteriza pelo esforço de promover transmissões via streaming na internet, com a preocupação de expandir o alcance dessas discussões para além do espaço físico ao qual eram limitadas, reafirmando nossa vocação como espaço criado para o compartilhamento do conhecimento em prol do desenvolvimento coletivo e criativo das ideias e do setor audiovisual.

Mais do que nunca, em 2020 o BrPlot só foi possível graças à feliz parceria entre o BrLab e a ABRA. Nesta 4a edição online, o BrPlot ampliou sua programação e conta com uma maior presença de convidados internacionais. A edição virtual tem curadoria de Gustavo Gontijo, Marta Nehring e Rafael Sampaio, com a preciosa participação dos importantes Grupos de Trabalho Identitários da ABRA na elaboração, análise crítica e proposição de algumas mesas e eixos que deveriam perpassar a programação. Essa contribuição foi muito valiosa, e torcemos para que ela possa crescer no BrPlot, na ABRA e na conquista de um mundo melhor, mais diverso e justo. Desejamos que o público aproveite essa programação especialmente pensada como um espaço de reflexão e encontro em tempos de pandemia.

Confira o que já aconteceu em 2020

13nov

Palestra

BrPlot

O Cinema e a Poética dos Corpos

21h

Transmissão ao vivo

A cineasta, roteirista e produtora argentina Albertina Carri apresenta algumas de suas reflexões atuais sobre a poética dos corpos no cinema, neste momento em que nossos corpos representam potencialidades vitais. A partir do entendimento do cinema como algo orgânico, a diretora dos premiados filmes Las Hijas del Fuego, Los Rubios, La Rabia, entre outros, faz referência a conceitos da filosofia, psicanálise e análise da imagem para investigar algumas perguntas que a filosofia vem formulando desde os tempos pré-socráticos, e a psicologia desde o seu início. O que é um corpo? O que pode um corpo? As respostas são variadas, de acordo com o sistema epistemológico utilizado para formular a resposta. Albertina propõe uma aproximação ao de Spinoza, que usará para pensar as possibilidades do corpo e o cinema como devir do sagrado a partir da nossa natureza puramente profana.

Palestrantes

Albertina Carri

diretora, produtora e roteirista

12nov

Palestra

BrPlot

A Representação em Foco: Documentário ou Ficção?

21h

Transmissão ao vivo

Uma parcela importante da ficção atualmente produzida no Brasil traz corpos, espaços e sotaques de diferentes estados e regiões do Brasil, e faz uso de uma linguagem híbrida cada vez mais recorrente no cinema, em que a ficção e o documentário se misturam muitas vezes na narrativa. Nessa trilha, cada vez mais roteiristas e cineastas transitam entre os dois gêneros. Quais os critérios adotados pelos realizadores na hora de optar pelo registro documental ou ficcional? 

11nov

Palestra

BrPlot

MediaXchange apresenta: Master Class com Mark Goffman

17h

Transmissão ao vivo

A impulsionadora de conteúdo MediaXchange apresenta alguns de seus programas e dá uma amostra de seu trabalho. Com sede em Londres e em Los Angeles, a MediaXchange é responsável por aproximar grandes criadores do mundo todo, e organizou uma Master Class de Mark Goffman, produtor executivo e roteirista do hit na Netflix The Umbrella Academy, discípulo de Aaron Sorkin, roteirista de séries como The West Wing, Studio 60 on the Sunset Strip, e showrunner de Sleepy Hollow e Bull.

10nov

Palestra

BrPlot

Quem Disse Que Não Tem Roteiro?

21h

Transmissão ao vivo

Os formatos non-scripted, que vão dos realities aos game shows, oferecem um conteúdo que parece "tão espontâneo quanto a própria vida”. Com menor custo de produção e forte apelo como produto de entretenimento popular, tornaram-se especialmente atrativos para o mercado. Afinal, como fica a parte do roteirista? Quem escreve aquilo que se vê? 

9nov

Palestra

BrPlot

Salas Plurais, Narrativas Diversas

21h

Transmissão ao vivo

Como tem sido a experiência nacional na formação de salas plurais e na construção de narrativas diversas? Vamos analisar iniciativas brasileiras bem sucedidas a fim de entender quais paradigmas ainda precisam ser vencidos para a criação de narrativas contra-hegemônicas. 

6nov

Palestra

BrPlot

Master Class: Estrutura Narrativa e Personagem Segundo Eliseo Altunaga

11h

Transmissão ao vivo

O cubano Eliseo Altunaga, roteirista, autor literário, dramaturgo e grande professor decano da EICTV - Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, apresenta sua visão elaborada a partir da relação entre estrutura e personagem na escrita e no relato cinematográfico. Após a master class e direto de Havana, Eliseo vai dialogar e responder a perguntas do público.  

5nov

Palestra

BrPlot

Narrativas Locais, Audiências Globais: o Caso da Série Dix Pour Cent

11h

Transmissão ao vivo

Fanny Herrero, atriz e roteirista francesa, conta sobre a sua experiência como showrunner de um dos maiores sucessos internacionais da televisão francesa, a série Dix Pour Cent, graciosamente ambientada em uma agência de atores em Paris. Na série há participação de grandes estrelas do cinema francês interpretando a si mesmas, em um formato que mescla as narrativas procedurais e episódicas com uma elaborada e despojada trama. Conduzido pela atriz e roteirista Martha Nowill e pelo roteirista Chico Mattoso, essa master class imperdível se debruçará sobre o processo de criação e desenvolvimento da série francesa que conquistou o mundo e acaba de estrear sua quarta e última temporada.

28out

Palestra

BrPlot

Escrita Literária e Texto Audiovisual

21h

Transmissão ao vivo

Ana Paula Maia já era uma romancista consagrada quando foi convidada a desenvolver Desalma, série de thriller sobrenatural recém-estreada na Globoplay. Na fronteira entre literatura e roteiro, Ana Paula conversa com o também escritor e roteirista Marcelo Rubens Paiva sobre fontes de inspiração, processo criativo e projetos em desenvolvimento.

21out

Palestra

BrPlot

Bacurau: Antes do filme era o roteiro

21h

Transmissão ao vivo

Os cineastas Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles comentam o processo de escrita do roteiro de Bacurau, vencedor de uma dezena de prêmios internacionais, incluindo o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. A conversa, conduzida pelo roteirista Thiago Dottori, aborda as etapas de desenvolvimento do projeto até se transformar nas imagens e sons que vemos na tela.

15out

Palestra

BrPlot

Escrevendo e Vivendo com Humor

21h

Transmissão ao vivo

Alexandre Machado é hoje um dos maiores roteiristas brasileiros. Ao lado de sua companheira Fernanda Young, revolucionou o humor da TV com séries que deixaram saudades. Alexandre conversa sobre sua obra e processo criativo com a atriz, diretora e escritora Maria Ribeiro.

07out

Palestra

BrPlot

Master Class com Jorge Furtado

21h

Transmissão ao vivo

Uma aula especial e inédita, criada por Jorge Furtado para esta edição do BrPlot, na qual investiga as origens das premissas narrativas. Entre sonhos e oráculos, uma Master Class com dicas imperdíveis para a construção de roteiro, com mediação de Gustavo Gontijo.

30set

Palestra

BrPlot

Maria Adelaide Amaral: são tantas histórias

21h

Transmissão ao vivo

O trabalho de Maria Adelaide Amaral dispensa apresentações. Na primeira live realizada durante a pandemia, a romancista e dramaturga conversa com a roteirista Marta Nehring sobre as várias facetas de uma obra que transita com a mesma eficiência narrativa do romance à telenovela.