Sobre

BRLAB_2016_-4284

Projeto desenvolvido pela Klaxon Cultura Audiovisual, o BrLab acontece anualmente desde 2011 e é destinado a futuros filmes em fase de desenvolvimento de roteiro, planejamento comercial e de produção. Atualmente, é o único laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil que recebe projetos de todas as regiões do país, de toda a América Latina, Península Ibérica e pela primeira vez também da Itália. Através de uma convocatória pública, são selecionados diretores e produtores de onze projetos, que recebem bolsas para participar de diferentes atividades durante o laboratório, além de receberem consultorias individuais de renomados consultores do Brasil e do mundo.

 

Criado em 2011 com incentivo da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, suas cinco últimas edições aconteceram em correalização com a Spcine e parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e, em 2018, também com o patrocínio da Ancine, do BRDE e do Fundo Setorial através do EDITAL SAV/ MINC/FSA No 11, no qual o projeto foi contemplado, e do Projeto Paradiso do Instituto Olga Rabinovich, entre diversas outras empresas e instituições apoiadoras.

 

O laboratório se reafirma a cada ano como a única plataforma no Brasil a incentivar o aprimoramento e a capacitação profissional, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento e a criação de projetos audiovisuais para o mercado internacional, especialmente aqueles com potencial para realização através dos mecanismos legais de coprodução internacional, com especial atenção aos países da América Latina e Península Ibérica. Também promove, a cada edição, uma série de mesas e palestras abertas ao público interessado e a profissionais do setor audiovisual.

 

Em 2019, a 9ª edição do BrLab acontece de 3 a 9 de outubro e, além do tradicional laboratório de desenvolvimento para longas-metragens de ficção, o BrLab contará com a 2ª edição do Workshop de Desing de Audiência realizado em parceria com o TorinoFilmLab, a 2ª edição do 3 Puertos Cine Montagem – BrLab e a 3ª edição do BrPlot – Encontro de Roteiristas. Trata-se de um espaço único no Brasil, no qual jovens talentos criativos trabalham seus projetos nas diferentes etapas de desenvolvimento de seus filmes, de forma intensiva em um ambiente de imersão, em contato com consultores e palestrantes, a partir de um formato que favorece o intercâmbio econômico, cultural e o estímulo à coprodução.