BrLab 2019

Convocatória Workshop Design de Audiência

 

Projeto Paradiso Apresenta:

 

Workshop de Design de Audiência com TorinoFilmLab

 

2a edição | 7 a 9 de outubro de 2019 | São Paulo

 

O BrLab promoverá, conjuntamente com o Projeto Paradiso, a segunda edição do Workshop de Design de Audência com TorinoFilmLab, atividade focada no design de audiência para projetos de longa-metragem de ficção.

 

Este workshop acontece dentro do BrLab durante três dias, de 7 a 9 de outubro de 2019 na cidade de São Paulo, e é direcionado para projetos brasileiros que já possuam distribuidor envolvido e profissionais interessados em adquirir conhecimentos práticos na criação de estratégias para o engajamento de público de filmes já em estágio avançado de desenvolvimento. Participarão das atividades seis projetos, sendo quatro deles oriundos da edição de 2018 da Incubadora Paradiso de Roteiros, e dois selecionados através desta convocatória pública.

 

O Workshop de Design de Audiência configura uma etapa final da Incubadora, que apoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção e animação que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do país e exterior. Os projetos participantes, oriundos da Incubadora, são “Campo, Amor, Rocha”, “Incubo”, “O Pinguim Tupiniquim” e “Sião”. Saiba mais sobre a iniciativa em: www.projetoparadiso.org.br.

 

A atenção sobre a audiência e o entendimento de seu público, bem como das ferramentas adequadas para seu engajamento no desenvolvimento e na promoção de um filme são partes importantes no campo de produção e distribuição de novos filmes. Alcançar e envolver possíveis e diferentes públicos num estágio anterior à produção e ao lançamento de um filme, é algo a ser explorado para se construir uma estratégia concreta que ajude a criar suportes futuros e eficientes para a distribuição e venda dos filmes.

 

O Design de Audiência vai além dos critérios clássicos de marketing para filmes, utilizando a dramaturgia e a narrativa como força motriz. O estudo visa construir comunidades de alcance em mídias sociais e digitais, assim como também em atividades off-line sobre os projetos envolvidos. O formato do workshop é aberto e experimental, direcionado para projetos em fase avançada que já tenham um distribuidor ou agente de vendas comprometidos.

 

Do dia 25 de julho ao dia 16 de agosto de 2019, poderão ser inscritos projetos de longa-metragem de ficção em fase avançada de desenvolvimento e financiamento, de qualquer região do Brasil, desde que já tenham acordo firmado com empresa distribuidora e/ou agência de vendas internacionais e que já estejam em estágio avançado de financiamento, próximos à pré-produção.

 

Pela convocatória pública serão selecionados 2 (dois) projetos para o Workshop de Design de Audiência com TorinoFilmLab. Todas as atividades do Laboratórios serão realizadas em inglês, sendo requisito fundamental o domínio do idioma para os participantes.

 

É de fundamental importância a participação em tempo integral do(a) diretor(a)/roteirista, produtor e distribuidor(a)/agente de vendas nas atividades do workshop, e que os mesmos se disponham a compartilhar seus projetos com todos os profissionais participantes – uma vez que parte estrutural do programa se desenvolve a partir de discussões coletivas.

 

O processo de seleção constará de duas etapas. A primeira etapa consistirá na análise dos materiais enviados neste regulamento – que poderá ser enviado em português. Em uma segunda etapa, até dia 25 de agosto, será solicitado aos pré-selecionados o envio do argumento (entre 8 e 10 páginas), e de eventuais outros materiais traduzidos para a seleção final, caso seja solicitado pelo TorinoFilmLab, responsável pela seleção final. Alguns projetos também poderão ser chamados para uma videoconferência com a organização do BrLab.

 

Os dois projetos selecionados deverão obrigatoriamente fornecer a tradução de todos os materiais em inglês para a realização do workshop até o dia 1 de setembro de 2019, assim como outros materiais específicos que sejam solicitados pelos consultores após a seleção.

 

A organização do BrLab se responsabiliza pela realização da atividade de forma completamente gratuita para os participantes, cabendo a eles custear as despesas de transporte e acomodação, quando necessário, para os representantes do projeto durante o período da realização do laboratório (produtor, roteirista/diretor e distribuidor/agente de vendas).

 

Sobre o Workshop de Design de Audiência com TorinoFilmLab

 

O Workshop de Design de Audiência é um programa de treinamento, tradicionalmente promovido pelo TorinoFilmLab, destinado a profissionais internacionais do audiovisual interessados em adquirir experiência prática dentro de um contexto de workshop para a criação de estratégias para identificação e engajamento de público para projetos de longas-metragens brasileiros em fase avançada de desenvolvimento.

 

Durante os três dias de atividades, dois consultores egressos do Laboratório de Design de Audiência do TorinoFilmLab trabalharão juntos aos projetos selecionados para participar das atividades. Com orientação e organização do TorinoFilmLab, os projetos poderão começar a estudar e definir estratégias inspiradoras para a circulação e distribuição futura de seus filmes.

 

Requisitos gerais para inscrição:

 

Produtores/as e diretores/as com um projeto de filme de longa-metragem de ficção em fase avançada de desenvolvimento e financiamento, poderão inscrever seus projetos desde que já tenham distribuidor(a) definido(a). É imprescindível domínio oral e escrito do inglês de ambos os participantes.

 

É de suma importância que o distribuidor já comprometido com o projeto também esteja disponível durante os três dias de atividades.

 

As inscrições serão realizadas somente através do formulário online e só serão aceitas até as 18h do dia 16 de agosto de 2019, horário de São Paulo (GMT -3). Todos os documentos anexos solicitados devem ser enviados através do mesmo formulário em formato PDF.

 

Todo o material de seleção deverá ser enviado em português e, futuramente, os selecionados deverão enviar o argumento e o roteiro em inglês, além de demais materiais que os consultores solicitem, a fim de melhor viabilizar as atividades do workshop.

 

Documentos para inscrição (enviar através do Formulário de inscrição online e em documentos anexos em formato PDF):

– Sinopse longa (até 2 págs – 800 palavras);

– Moodboard Visual (Painel de referências visuais, com imagens criadas especificamente para o filme, se possível) e/ou referências visuais. (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Carta de intenção do/a diretor/a (incluindo ideias de com quem o filme fala ou se comunica);

– Biofilmografia do/a diretor/a e links para trabalhos anteriores;

– Perfil da empresa produtora e de eventuais coprodutores;

– Perfil do agente de vendas, se houver, e contrato (ou carta de interesse ou deal memo) com agência de vendas internacional (enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Acordo(s) de Distribuição, Perfil do(s) distribuidor(es) e contrato com distribuidor(es) (enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Estratégia de design de audiência e descrição do plano geral de distribuição, considerando alcance nacional e internacional.

[Este item deverá responder às perguntas pensando em audiências locais e internacionais. As seguintes perguntas podem servir de inspiração ou ponto de partida para a formulação da estratégia de Design de Audiência:> Quem você acha que é o público direto e perfeito para seu projeto? >Quem pode não ser o “público perfeito”, mas que também poderá desfrutar do filme? > Como você acredita que seria mais fácil atingir seu público? Essas perguntas podem servir de inspiração, mas não devem ser respondidas separadamente no formulário nem diretamente no texto contendo a estratégia de Design de Audiência].

– Orçamento resumido de produção em grandes itens (desenvolvimento, pré-produção, produção, finalização, em USD e indicando a cotação utilizada) e Plano de Financiamento. (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário)

– Orçamento de distribuição e de estratégia de Design de Audiência com Plano de Financiamento (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário)

 

Regulamento:

 

1. As inscrições para o Laboratório de Design de Audiência podem ser realizadas de 25 de julho de 2019 até o dia 16 de agosto de 2019. Os documentos devem ser enviados somente através do formulário online preenchido até as 18h do dia 19 de agosto de 2019, horário de Brasília (GMT -3).

 

2. Apenas serão considerados projetos de filmes de longa-metragem de ficção.

 

3. O processo de seleção constará de duas etapas. Uma primeira de análise dos materiais enviados neste regulamento, e uma segunda etapa, onde será solicitado aos pré-selecionados o envio em inglês do argumento (entre 8 e 10 págs) e demais materiais dessa convocatória em inglês, bem como o roteiro em português. Alguns projetos também poderão ser chamados para uma videoconferência com a organização do workshop. Os projetos selecionados deverão enviar todos os materiais, incluindo o roteiro, em inglês.

 

4. Serão selecionados através desta convocatória um total de 2 (dois) projetos de longa-metragem de ficção para participar do workshop, que acontece no período de 7 a 9 de outubro de 2019, na cidade de São Paulo.

 

5. A lista dos projetos selecionados será divulgada até o dia 06 DE SETEMBRO DE 2019. Os responsáveis serão contatados pela organização do laboratório e deverão, já no ato da inscrição, estar disponíveis para participar integralmente das atividades em São Paulo no período de 7 A 9 DE OUTUBRO DE 2019.

 

6. Os projetos serão avaliados por uma comissão de seleção, sendo que as decisões desta são irrevogáveis. A seleção final será feita pelo TorinoFilmLab.

 

7. No ato da inscrição, a produção do filme deve concordar com as datas de realização do laboratório, e se comprometer a estar presente, juntamente com o/a diretor/a e distribuidor/a, durante o tempo integral das atividades, bem como estarem ambos dispostos a compartilhar seus projetos com os demais.

 

8. No ato da inscrição, a produção do filme se compromete a arcar com os custos de transporte, hospedagem e alimentação de todos os participantes do projeto durante o período de realização das atividades do laboratório.

 

9. No ato da inscrição, a produção do filme se compromete a inserir menção à participação no programa e a logomarca do BrLab nos créditos do filme.

 

10. No ato da inscrição, a produção do filme se compromete a aceitar o compartilhamento de resumo e/ou argumento do projeto para que possa ser trabalhado em colaboração com todos os profissionais participantes do programa e a enviar todos os materiais solicitados em inglês em tempo hábil estipulado pela organização do BrLab.

 

11. Antes da realização das atividades, deverá ser firmado um contrato entre os representantes da produção e a organização do BrLab garantindo o devido cumprimento dos itens previstos nas cláusulas anteriores, assim como um termo de confidencialidade entre todos para garantir o compartilhamento produtivo de informações.

 

Informações e contato

Eventuais dúvidas referentes à convocatória ou ao programa devem ser esclarecidas exclusivamente através do e-mail contato@brlab.com.br, com assunto: Workshop de Design de audiência.