BrLab 2018

Convocatória BrLab 2018

As inscrições serão aceitas até as 18h (horário de Brasília) do dia 2 de maio de 2018.

 

 

A oitava edição do BrLab – desenvolvimento de projetos audiovisuais acontecerá de 10 a 18 de agosto de 2018 em São Paulo. Os profissionais interessados em participar poderão inscrever seus projetos gratuitamente até o dia 27 de abril de 2018 neste site.

 

Para a edição de 2018, serão selecionados ao menos 11 (onze) projetos que, juntos, participarão de atividades direcionadas ao desenvolvimento de projetos de longa-metragem de ficção live-action e animação da América Latina e da Península Ibérica e à qualificação de profissionais do setor audiovisual dessas regiões.

O BrLab é uma atividade desenvolvida pela Klaxon Cultura Audiovisual, em correalização com a Spcine, com a Secretaria Municipal de Cultura, com apoio institucional do Instituto Cervantes e da ANCINE – Agência Nacional de Cinema. Suas atividades acontecem de 10 a 18 de agosto, graças ao apoio da FiGa/Br, da Vitrine Filmes, do Programa Cinema do Brasil, da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), da LatAm Cinema, do Festival Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse (Cinéma en Développement), do TorinoFilmLab,  da RECAM (Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, do Ministério das Relações Exteriores do Chile, do Consulado General da França no Brasil, do Institut Français, da Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, da C/as4atro, da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas) e da Revista de Cinema.

 


 

BrLab – laboratório de desenvolvimento de projetos Audiovisuais
Convocatória para Projetos em Desenvolvimento

 

Bases

 

Até o dia 27 de abril de 2018, poderão ser inscritos projetos de longa-metragem de ficção live-action e animação em desenvolvimento de qualquer país da América Latina e Península Ibérica, desde que já tenham produtor(a) e diretor(a) definido(a)s. Serão selecionados pela convocatória ao menos 11 (onze) projetos, cuja  divisão geográfica dependerá de diferentes aspectos e respeitará minimamente os convênios já pré-estabelecidos, conforme descritos abaixo:

 

– 3 vagas destinadas a projetos de animação;

– 2 (duas) vagas reservadas para projeto de empresa produtora associada ao Programa Cinema do Brasil, que deverá participar pelo mesmo processo seletivo que os demais;

– Ao menos 1 (uma) vaga reservada para projeto chileno, em decorrência de um convênio estabelecido com o Ministério das Relações Exteriores do Chile, que deverão participar pelo mesmo processo seletivo que os demais;

– Além dos 11 (onze) projetos a serem selecionados, a organização já selecionou 1 (um) projeto dentre os apresentados em março no Festival Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse (Cinéma en Développement)[1].

– 50% das vagas para projetos brasileiros deverão ser da cidade de São Paulo, conforme estabelecido em contrato de patrocínio da Spcine.

– É de fundamental importância que os selecionados se disponham a compartilhar seus projetos com todos os profissionais participantes – uma vez que parte estrutural do programa se desenvolve a partir de discussões coletivas – e que se comprometam a entregar os materiais de trabalho, em espanhol e em português, até 15 (quinze) dias após o anúncio da seleção dos participantes.

 

– Este espaço é desenhado para a reflexão e a análise de projetos para o desenvolvimento e intercâmbio criativo de ideias e configura-se como um espaço de discussão coletiva, em âmbito internacional, em torno do argumento, da narrativa, da realização, da produção e da distribuição de um longa-metragem. Os representantes dos projetos selecionados deverão ler com antecedência ao início das atividades o resumo dos demais projetos do grupo participante da edição.

 

– Poderão ser priorizados projetos em início de carreira, que não tenham passado por outros laboratórios ou encontros de coprodução no Brasil.

 

– Os participantes terão oportunidade de trabalhar sob orientação e em interlocução com profissionais renomados da indústria audiovisual brasileira e internacional.

 

– A lista completa de consultores e palestrantes será divulgada após a seleção de projetos.

 

– A organização do BrLab cobrirá os custos de 1 (uma) passagem aérea por projeto (quando necessário), e ainda, os custos de hospedagem para 2 (dois) integrantes (produtor e diretor/roteirista) de cada projeto selecionado vinculado a profissionais não-residentes em São Paulo. Os participantes ficarão alojados em apartamentos na categoria double, e deverão viabilizar ou custear, necessariamente, a passagem aérea para a participação do segundo representante do projeto.

 

Um dos projetos selecionados dentre os representados por empresas produtoras de países do Mercosul expandido receberá apoio financeiro concedido pela RECAM no valor de USD 500,00 (quinhentos dólares americanos) para custear a participação de profissionais da região com despesas de viagem, como passagem e hospedagem. A decisão do projeto que receberá a(s) bolsa(s) para custeio da participação é de responsabilidade da instituição, através de formulário específico a ser preenchido após a divulgação da seleção final.

 

Premiação

Embora não seja de caráter competitivo, o laboratório conta com o apoio de diversas empresas e instituições para estimular e impulsionar os projetos, como dispomos a seguir:

 

– Prêmio FiGa Films: prêmio-aquisição FiGa/Br para um dos projetos participantes de nacionalidade brasileira para representação internacional – world sales (com exceção do território do país produtor e/ou dos países coprodutores). Caberá exclusivamente aos representantes da empresa presente nas atividades a decisão de qual projeto será laureado e de como será formalizado o contrato, bem como estipular os procedimentos pertinentes ao acompanhamento do desenvolvimento do projeto premiado;

 

– Prêmio Desenvolvimento Vitrine Filmes: prêmio de desenvolvimento a um dos 6 projetos brasileiros participantes e consistirá no investimento de R$ 70.000,00 vinculado à contemplação da empresa distribuidora no PRODAV 6/2017. Caberá exclusivamente aos representantes da empresa presente nas atividades a decisão de qual projeto será laureado e de como será formalizado o contrato, bem como estipular os procedimentos pertinentes ao acompanhamento do desenvolvimento do projeto premiado.

 

– Prêmio Aquisição Vitrine Filmes: prêmio-aquisição para filmes latino-americanos que não sejam de origem brasileira, em qualquer estágio de financiamento, para distribuição comercial no território brasileiro, somente em salas de cinema. Caberá exclusivamente aos representantes da empresa presente nas atividades a decisão de qual projeto será laureado e de como será formalizado o contrato, bem como estipular os procedimentos pertinentes ao acompanhamento do desenvolvimento do projeto premiado.

 

– Prêmio Cinéma en Développement / Toulouse: um dos projetos brasileiros participantes do BrLab será convidado a se apresentar no Cinéma en Développement do Festival Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse, espaço desenhado como um local de encontros entre profissionais da América Latina e da Europa. Caberá exclusivamente aos representantes da organização a decisão sobre o projeto selecionado.

 

– Prêmio TorinoFilmLab: o(a) produtor(a) de um dos projetos participantes será convidado a participar como Decision Maker no 11º Torino Film Lab Meeting Event, que acontecerá em Torino entre 22 e 26 de novembro de 2018. Caberá exclusivamente aos representantes da organização a decisão sobre o profissional convidado.

 

– Prêmio Cesnik, Quintino & Salinas: prêmio de 6 (seis) horas de assessoria jurídica, que deverão ser aplicadas exclusivamente no projeto participante no BrLab. O prêmio será vinculado à seleção de outro prêmio, ainda a definir.

 

– Prêmio C/as4atro: prêmio de 2 (duas) horas de consultoria em produção executiva, que deverão ser aplicadas exclusivamente no projeto participante no BrLab. Caberá exclusivamente às representantes do coletivo a decisão sobre o projeto premiado.

 

Outros prêmios estão sendo formalizados e serão anunciados futuramente.

 


Regulamento

 

  1. As inscrições para o BrLab podem ser realizadas de 5 de abril de 2018 até o dia 27 de abril de 2018. Os documentos deverão ser enviados através do formulário online preenchido até às 18h (horário de Brasília / GMT -3) da data limite de inscrição.

 

  1. Apenas serão considerados projetos de filmes de longa-metragem de ficção live action e animação.

 

  1. Serão selecionados através desta convocatória um mínimo de 11 (onze) projetos de longa-metragem de ficção live-action e animação para participar do laboratório, que acontecerá no período de 10 a 18 de agosto de 2018, na cidade de São Paulo.

 

  1. Os projetos deverão submeter-se à seleção apresentando o argumentodetalhado de até 5.000 palavras, e de 1 (uma) a 3 (três) cenas redigidas em formato de roteiro, bem como 1 (um) parágrafo que justifique a escolha de cada uma da(s) cena(s) enviada(s). As consultorias têm por base o argumento do filme – e não o roteiro – e, portanto, não serão recebidos nem considerados roteiros no processo de seleção. Ainda assim, projetos que já tenham tratamentos iniciais de roteiro poderão se inscrever, cientes de que o argumento deverá corresponder ao estágio de desenvolvimento de roteiro para a boa avaliação dos membros da comissão de seleção e melhor trabalho durante o laboratório.

 

  1. Os projetos de animação deverão, no ato da inscrição, enviar, ainda, um texto de até 500 palavras descrevendo o estilo de direção de arte e técnica de animação e 05 desenhos conceituais de personagens e/ou cenários.

 

  1. Caso o argumento seja uma adaptação de outra obra, é imprescindível a apresentação da autorização formal de utilização da mesma assinada pelos detentores de seus respectivos direitos.

 

  1. A lista dos projetos selecionados será divulgada até o dia 10 de julho de 2018. Os responsáveis serão contatados pela organização do laboratório e deverão, desde a inscrição, estar disponíveis para participar integralmente das atividades em São Paulo no período de 10 a 18 de agosto de 2018.

 

  1. Os projetos serão avaliados pela comissão de seleção da edição e as decisões desta são irrevogáveis. Os projetos pré-selecionados pela comissão passarão por  uma entrevista online com a organização do BrLab.

 

  1. No ato da inscrição, a produção do filme deve concordar com as datas de realização do laboratório e se comprometer a estar presente, juntamente com o(a) diretor/roteirista, durante o tempo integral das atividades, bem como estarem ambos dispostos a compartilhar seus projetos com os demais selecionados.

 

  1. No ato da inscrição, a produção do filme se compromete a inserir menção à participação no programa e a logomarca do BrLab nos créditos do filme.

 

  1. No ato da inscrição, a produção do filme se compromete a aceitar o compartilhamento de resumo e/ou argumento do projeto para que possa ser trabalhado em colaboração com todos os profissionais participantes do programa, bem como aceitar todos os termos estabelecidos neste regulamento.

 

  1. Antes da realização das atividades, deverá ser firmado um contrato entre os representantes da produção e a organização do BrLab garantindo o devido cumprimento dos itens previstos nas cláusulas anteriores, assim como um termo de confidencialidade entre todos para garantir o compartilhamento produtivo de informações.

 

Requisitos gerais para inscrição:

 

– No ato da inscrição, cada projeto deve contar com 1 (um/a) diretor(a)/roteirista e 1(um/a) produtor(a) que confirmem a sua presença no BrLab de 10 a 18 de agosto de 2018 em São Paulo.

 

– O(A) diretor(a) deve ter dirigido ao menos um curta-metragem de ficção ou documentário e estar envolvido na escrita do roteiro do projeto apresentado.

 

Documentos para inscrição (enviar através do Formulário de inscrição online e em documentos anexos em formato PDF):

 

– Apresentação do projeto (máximo de 1 [uma] página/ 500 palavras);
– Logline (sinopse curta de 2 [duas] ou 3 [três] linhas/ 50 palavras);
– Sinopse longa (com até 600 palavras);
– Argumento (com até 5.000 palavras);
– Ao menos 1 (uma) e no máximo 3 (três) cenas desenvolvidas em forma de roteiro audiovisual, e 1 (um) parágrafo para cada cena apresentada que justifique as razões para escolha desta(s) cena(s). Cada cena e justificativa deverá ser enviada já formatada em arquivo PDF individual, por cena, através do formulário.
– Proposta criativa, visual e sonora do diretor (com até 600 palavras);
– Biofilmografia do produtor e do diretor;
– Carta de motivação do diretor (até 400 palavras, informando claramente o estágio de desenvolvimento do projeto e o seu envolvimento com o projeto);

– Moodboard ou referências audiovisuais (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);
– Carta de motivação do produtor (até 400 palavras, informando claramente qual sua relação com o projeto e quais suas intenções e expectativas em participar do BrLab no estágio de desenvolvimento em que o projeto está sendo submetido);
– Perfil da Empresa Produtora e dos Coprodutores;
– Orçamento do projeto em grandes itens, com descrição das seguintes etapas: desenvolvimento, pré-produção, produção, finalização. Todos os projetos devem apresentar orçamento em dólar e informar a taxa de câmbio utilizada. A finalidade deste documento é informar a ordem de grandeza do projeto, para que possa ser avaliado pela comissão de seleção, organização e tutores (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);
– Plano de financiamento (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);
– Caso o filme possua algum recurso já captado, o valor mencionado deverá ser comprovado através da documentação pertinente a cada caso (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Para projetos de animação, também será solicitado o envio de texto descrevendo o estilo de direção de arte e técnica de animação;

– Para projetos de animação, também será solicitado o envio de 05 desenhos conceituais de personagens e/ou cenários (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);
– Caso o filme seja uma adaptação de outra obra, deverá ser apresentada autorização para a adaptação por parte dos detentores dos direitos sobre as obras originais (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);
– Caso seja um argumento original, anexar documento que comprove a cessão de direitos para produção (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);
– É obrigatório o envio de links dos trabalhos anteriores do(s) realizador(es);
– Além dos materiais obrigatórios supracitados, poderão ser apresentados, ainda, materiais complementares como informações e referências visuais, trabalhos anteriores do realizador e/ou produtor, cronograma de desenvolvimento, estratégias de comercialização, etc. (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário).

 


 

Envio de projetos

 

Os projetos serão recebidos digitalmente através do formulário de inscrição online. Serão aceitas inscrições em português e espanhol.

Todos os documentos anexos devem ser reunidos em arquivos formato PDF e as inscrições podem ser realizadas em português ou em espanhol (os projetos apenas precisam apresentar tradução de alguns materiais resumidos, caso sejam selecionados).

Os projetos deverão ser enviados até às 18h (GMT -3) do dia 27 de abril de 2018. Os projetos enviados após a data-limite de inscrição serão desconsiderados.

 


 

Informações e contato

Eventuais dúvidas referentes à convocatória ou ao programa devem ser esclarecidas exclusivamente através do e-mail contato@brlab.com.br.

[1] Projeto premiado em março de 2018: “Los Reyes del mundo” de Laura Mora (Colombia).