Convocatória LAB Spcine

CONVOCATÓRIA LAB Spcine  

Período da convocatória: 01/09/16 a 20/09/16

Para ampliar o acesso e investir no desenvolvimento de jovens profissionais do setor audiovisual da cidade de São Paulo, o BrLab – em parceria com a Spcine, empresa da Prefeitura de São Paulo para o desenvolvimento do audiovisual – criou um novo espaço de formação que tem como foco a capacitação de profissionais iniciantes da área de produção de São Paulo interessados em se aprimorar no mercado internacional. O workshop será realizado nos dias 21 e 22 de outubro e poderão se inscrever produtoras e produtores (pessoas físicas) que ainda não tenham lançado comercialmente um longa-metragem. Para a inscrição, deverá ser preenchido o formulário específico disponível em: http://bit.ly/brlabspcine, até as 18h do dia 20 de Setembro.

Caso você tenha enviado um projeto para o BrLab, a inscrição nessa atividade não diminui as chances de que seu projeto seja selecionado, apenas amplia as oportunidades de que você, como produtora ou produtor, participe, já que as atividades são introdutórias e acontecerão antes da 6ª edição doBrLab. Além disso, os participantes deste workshop, caso não sejam selecionados também para o BrLab, poderão ainda acompanhar como ouvintes as atividades complementares do BrLab – tais como master classes, debates e estudos de caso destinados aos participantes – e serão convidados a eventos variados do laboratório para maior integração com profissionais convidados presentes durante toda a semana.

SOBRE O PROGRAMA

O programa se baseia na ideia de que o trabalho do produtor não é somente um conjunto de práticas burocráticas ou administrativas, e sim um trabalho de “gerenciamento criativo”, já que suas habilidades devem ser inseparáveis da escrita, direção, dramaturgia ou arte, e que uma produção comprometida com o desenvolvimento de seus projetos costuma ser, muitas vezes, a base para uma gestão exitosa de produtos audiovisuais.

Destinado a profissionais iniciantes (que ainda não tenham lançado comercialmente um longa-metragem), o LAB Spcine se estrutura como atividade introdutória do BrLab – uma vez que os participantes terão acesso e poderão acompanhar atividades de produção do laboratório como ouvintes – e abordará possibilidades de atuação profissional no mercado internacional para circulação de um projeto desde a etapa do desenvolvimento até sua distribuição, ajudando, assim, que os participantes possam identificar potências e oportunidades para uma melhor gestão de conteúdos e ferramentas para avaliação de aspectos artísticos e comerciais de suas produções.

A programação reunirá, entre palestras e outras atividades, profissionais com experiência e destaque no mercado brasileiro e internacional para compartilhar experiências e apresentar estudos de caso sob essa perspectiva. A partir do dia 23/10, o grupo poderá acompanhar também as atividades complementares do BrLab até o último dia do programa, 28/10. A coordenação do curso é assinada pelo produtor Leonardo Mecchi e Rafael Sampaio, diretor do BrLab, com acompanhamento da Coordenação Internacional da Spcine.

INSCRIÇÃO

Para o processo de inscrição, os interessados deverão preencher até às 18h do dia 20 de Setembro o formulário no link especificado, apresentando em texto corrido de até 3.500 caracteres quais experiências considera como mais significativas em seu currículo profissional e/ou acadêmico e quais as suas principais motivações para participar do curso. Os formulários enviados após a data-limite de inscrição serão desconsiderados.

Serão selecionados 20 produtores e 10 suplentes para participarem do workshop, que será realizado no Centro de Formação do Sesc SP, na cidade de São Paulo, nos dias 21 e 22 de outubro, das 10h às 18h.

No ato da inscrição, o produtor deve concordar com as datas de realização e se comprometer a estar presente durante o tempo integral das atividades, assim como autorizar o uso institucional de sua imagem em todos os tipos de mídia, para fins de divulgação.

Somente serão aceitas inscrições de produtores que  residam na cidade de São Paulo.

SELEÇÃO

A seleção será realizada através da análise do material enviado, cabendo à organização do BrLab e da Spcine a escolha dos participantes. As decisões do comitê são soberanas e irrevogáveis.

A lista dos 20 produtores selecionados e 10 suplentes será divulgada até o dia 10 DE OUTUBRO DE 2016, quando serão contatados pela organização do laboratório. No caso de indisponibilidade para participar serão chamados os suplentes na ordem de divulgação.

INFORMAÇÕES E CONTATO

Eventuais dúvidas referentes à convocatória ou ao programa devem ser esclarecidas exclusivamente através do e-mail contato@lab-br.com.br. Para garantir a resposta, os e-mails com dúvidas devem ser enviados até 48 horas antes do término das inscrições.

SOBRE O BRLAB

Criado em 2011, o BrLab é uma atividade desenvolvida pela Klaxon Cultura Audiovisual, realizada com a Spcine e a Prefeitura de São Paulo e com apoio institucional da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, do Instituto Cervantes –São Paulo e da ANCINE –Agência Nacional do Cinema. O BrLab conta, ainda, com o apoio da FiGa/Br, da Vitrine Filmes, do Sesc SP, do Programa Cinema do Brasil, da LatAm Cinema, do Festival Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse (Cinéma en Développement), da Embaixada da França em São Paulo, da Recam (Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul) e da Revista de Cinema.

Para saber mais acesse: www.lab-br.com.br.

SOBRE A SPCINE

A Spcine é uma empresa criada pela Prefeitura de São Paulo com o objetivo de desenvolver toda a cadeia produtiva do audiovisual, incluindo os setores de CINEMA, TV, GAMES e NOVAS MÍDIAS.

Ela é responsável por implementar programas e políticas públicas para fortalecer o impacto da atividade nas dimensões simbólica, econômica e sociocultural.

Desde sua inauguração em janeiro de 2015, a empresa mantém um ciclo intenso de atividades. Foram mais de 40 eventos audiovisuais apoiados, entre mostras, festivais e encontros setoriais. Cerca de R$ 30 milhões investidos em filmes paulistas dos mais diversos gêneros e formatos. Diversas parcerias internacionais e acordos de cooperação firmados com países como Canadá, Rússia e China.

Isso sem contar as centenas de produções atendidas pela São Paulo Film Commission, escritório que autoriza filmagens na cidade, e a criação do Circuito Spcine, rede de salas públicas de cinema.

Para saber mais, acesse www.spcine.com.br.