Comissão de Seleção

  • Estrela Straus

    Estrela Straus

    Estrela Straus é atriz e diretora brasileira. Estudou Cinema na FAAP, no Brasil; na EICTV, em Cuba; e na Universidad del Cine, na Argentina. Como atriz, se formou no Lee Strasberg Film and Theatre Institute de Nova York; no CPT, em São Paulo; e com Augusto Fernandes e Agustín Alezzo, em Buenos Aires. Estudou dramaturgia com Mauricio Kartun. Foi professora no Teatro Escola Célia Helena. Atuou em peças, curtas e séries no Brasil, Argentina, Cuba, Alemanha e Estados Unidos. Dirigiu as peças Fracture, em Berlim, e Vanities, em Nova York. Dirigiu os curtas-metragens My favourite things ou Liberdade e Fim.

    [Continuar Lendo]
  • Eva Morsch Kihn

    Eva Morsch Kihn

    Formada em Administração de Organizações Culturais na Universidade Paris Dauphine, Eva Morsch Kihn tem também licenciatura em Estudos de Cinema e em Literatura e Cinema. Atualmente, administra a plataforma profissional do principal festival de cinema dedicado ao cinema latino-americano na Europa: o Festival Rencontres Cinémas d’Amérique Latine em Toulouse. A plataforma de Toulouse reúne três encontros: Cine en Construcción (apresentação de trabalhos em andamento), Cine en Desarrollo (apresentação de projetos) e CinemaLab (oficina para o profissional da difusão). Eva é membro do comitê de seleção do Cine en Construcción e curadora da seleção de curtas-metragens para o festival. Além disso, é membro das comissões de seleção de projetos para o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros de Amiens e para o Fundo Regional de Midi-Pyrénées. Regularmente participa de atividades e oficinas como tutora e palestrante.

    [Continuar Lendo]
  • Flavia Candida

    Flavia Candida

    Flavia Candida é curadora, cineasta e produtora graduada pela UFF/RJ. Começou sua carreira como programadora em meados dos anos 1990 no Cine Arte UFF e coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário.
    Colabora em festivais como Curta Cinema, Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e Goiânia Mostra Curtas, e  laboratórios como BR Lab, 1º Plataforma Lab, ICUMAM Lab e o Laboratório de Projetos do Curta Cinema. Também fez parte da comissão de seleção do Edital Elipse de curtas-metragens universitários (Secretaria de Estado de Cultura do Rio) e do FUNCULTURA 2016 em Pernambuco nas linhas de pesquisa, formação e difusão. Dirigiu o curta O Metro Quadrado, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília em 2002.
    [Continuar Lendo]
  • Marcio Miranda Perez

    Marcio Miranda Perez

    Marcio Miranda Perez é editor e curtametragista; estudou Cinema e Vídeo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Seu primeiro curta, “Tauri”, foi exibido em festivais no Brasil, Espanha, Chile, Rússia, Portugal e Cuba; seu roteiro de curta-metragem “Lightrapping” foi contemplado com o Prêmio Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em 2014. Entre seus trabalhos em montagem estão diversos curtas e longas-metragens entre ficções, documentários e animações. Atua também dentro do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo desde 2004 como coordenador dos programas latino-americanos e também na coordenação de programação do Festival Mix Brasil desde 2014. Supervisionou por vários anos os trabalhos de edição das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, um curso de introdução à linguagem audiovisual em comunidades de São Paulo.

    [Continuar Lendo]
  • Mariana Pinheiro

    Mariana Pinheiro

    Produtora de diversos festivais e eventos de cinema, Mariana Pinheiro participou dos comitês de seleção do Curta Cinema, É Tudo Verdade, Programadora Brasil, Festival do Júri Popular, Mostra do Filme Etnográfico e de projetos audiovisuais da
    SEC-RJ. Foi assistente de direção do longa-metragem Girimunho, de Clarissa
    Campolina e Helvécio Marins, dos curtas-metragens Taba e A Melodia da saudade, de
    Marcos Pimentel, e da minissérie Hoje é dia de Maria, de Luiz Fernando Carvalho. Atualmente é pesquisadora de Recursos Artísticos da TV Globo.
    [Continuar Lendo]
  • Rafael Sampaio

    Rafael Sampaio

    Rafael Sampaio é produtor, programador e curador de audiovisual. Trabalhou em instituições como Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Cine Olido e Cinemateca Brasileira. É diretor do BrLab – desenvolvimento de projetos audiovisuais, realizado anualmente pela sua produtora Klaxon Cultura Audiovisual, pela qual também coordena os Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos de Obra Seriada dos Tipos Ficção e Animação contemplados no Prodav 04/2013, como prestação de serviço para a Ancine.

    [Continuar Lendo]
  • Tatiana Leite

    Tatiana Leite

    Tatiana Leite cursou História da Arte na Sorbonne e se pós graduou em Cinema pela UNESA, logo depois de ter se graduado em Direito e Comunicação na PUC-RJ. Estagiou na empresa de produção e distribuição Coproduction Office. Foi programadora do Festival do Rio de 2000 a 2009. Idealizou e curou diversas mostras, como O Novo Cinema da Malásia, O Cinema de Yasujiro Ozu e Occupation on Screen – The New New Cinema from Rio, em Londres. Foi assessora internacional da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro de 2009 a 2012. Faz a curadoria de filmes do festival Open Air, e participa do comitê de seleção do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Em 2013 criou a produtora e coletivo criativo Bubbles Project.

    [Continuar Lendo]