As atividades do BrLab, de 05 a 27 de Novembro, serão anunciadas em 09 de Outubro

Programação 2020

30set

Palestra

BrPlot

Maria Adelaide Amaral: São Tantas Histórias

21h

Transmissão ao vivo

A romancista e dramaturga Maria Adelaide Amaral dispensa apresentações. Na sua primeira live da pandemia, conversa com a roteirista Marta Nehring sobre as várias facetas de um talento que transita com a mesma eficiência narrativa do romance à telenovela.

Palestrantes

Maria Adelaide Amaral

dramaturga, romancista

Marta Nehring

roteirista e professora

Inscreva-se

07out

Palestra

BrPlot

Master Class com Jorge Furtado

21h

Transmissão ao vivo

Jorge Furtado criou um aula especial para esta edição do BrPlot na qual investiga as origens das premissas narrativas. Entre sonhos e oráculos, a Master Class inédita tem dicas imperdíveis para a construção do roteiro com mediação de Gustavo Gontijo.

Palestrantes

Inscreva-se

15out

Palestra

BrPlot

Escrevendo e Vivendo com Humor

21h

Transmissão ao vivo

Alexandre Machado é hoje um dos maiores roteiristas brasileiros. Junto com sua companheira Fernanda Young revolucionou o humor da TV com séries que deixaram saudades. Alexandre conversa sobre sua obra e processo criativo com a atriz, diretora e escritora Maria Ribeiro.

Palestrantes

Alexandre Machado

roteirista e escritor

Maria Ribeiro

atriz e diretora

Inscreva-se

21out

Palestra

BrPlot

Bacurau: Antes do filme era o roteiro

21h

Transmissão ao vivo

Os cineastas Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles comentam o processo de escrita do roteiro de Bacurau, vencedor de uma dezena de prêmios internacionais, incluindo o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. A conversa, conduzida pelo roteirista Thiago Dottori, aborda as etapas de desenvolvimento do projeto até se transformar nas imagens e sons que vemos na tela.

Inscreva-se

28out

Palestra

BrPlot

Escrita Literária e Texto Audiovisual

21h

Transmissão ao vivo

Ana Paula Maia já era uma romancista consagrada quando foi convidada a desenvolver uma série para a Globoplay, Desalma, thriller sobrenatural recém estreado em 22/09. Na fronteira entre literatura e roteiro, Ana Paula conversa com o também escritor e roteirista Marcelo Rubens Paiva  sobre fontes de inspiração, processo criativo e projetos em desenvolvimento.

Palestrantes

Ana Paula Maia

escritora e roteirista

Marcelo Rubens Paiva

dramaturgo e roteirista

Inscreva-se

Programação 2019

03out

Palestra

BrPlot

Abertura – Mesa 1 | O Roteirista e o Público

19h30

Espaço Itaú de Cinema Augusta 4

É possível pensar que há histórias mais propensas a alcançar um público amplo? Ou é tudo obra de um enorme acaso e sorte? Ou, não importa tanto assim o roteiro, mas a verba de marketing? Para este debate, três autores experientes e com muitas obras populares no currículo: Tati Bernardi, Paulo Cursino e Patrícia Andrade, mediados pela jornalista Ana Paula Sousa.

04out

Palestra

BrPlot

Mesa 2 | Gêneros Narrativos

15h

Espaço Itaú de Cinema Augusta 4

Uma pergunta central serve de ponto de partida para esta mesa: existe espaço no mercado brasileiro para escrever narrativas de gênero? Como tem sido a experiência dos autores que têm escrito narrativas de terror, suspense, ação e até super-heróis brasileiros? Para esta mesa, alguns dos autores brasileiros mais profícuos dos últimos anos: LG Bayão, Marton Olympio e Gabriela Amaral Almeida, mediados por Jaqueline Souza.

04out

Palestra

BrPlot

Mesa 3 | Os Direitos do Roteirista

17h

Espaço Itaú de Cinema Augusta 4

Um panorama sobre Direitos Autorais no Brasil. Thiago Dottori, vice-presidente da GEDAR e conselheiro da ABRA, junto com a advogada Paula Vergueiro, especialista em Direito Autoral, falam sobre a atual situação dos direitos de autor no Brasil. Thiago também falará sobre o Direito Autoral no mundo, especialmente na Europa, onde visitou recentemente as Sociedades de Gestão SSA, SWISSIMAGE e SACD.

05out

Palestra

BrPlot

Mesa 4 | Chefes de Salas de Roteiro

15h

Espaço Itaú de Cinema Augusta 4

As salas de roteiro são uma prática criativa cada vez mais comum no ambiente audiovisual brasileiro. Especialmente no âmbito das séries, a criação dos episódios tem acontecido de maneira coletiva. Mas, como funcionam essas salas e, especificamente, qual o papel do chefe de roteiro? Ainda: o chefe de roteiro deve continuar nas etapas de produção, ou seu trabalho acaba junto com o trabalho da equipe de roteiro? Para este debate, teremos roteiristas que já chefiaram equipes em séries produzidas para diferentes players. Chico Mattoso, Felipe Sant’Angelo e Jaqueline Vargas, mediados por Duda de Almeida.

05out

Palestra

BrPlot

Mesa 5 | Personagens reais, Histórias de Ficção

17h

Espaço Itaú de Cinema Augusta 4

Quais são os desafios e estratégias dos roteiristas que se veem diante do trabalho de escrever projetos de ficção, criados a partir de pessoas e histórias reais? Na mesa, roteiristas que têm diversos roteiros criados a partir de personagens reais: Carol Kotscho, Vera Egito e LG Bayão, mediados por Maíra Bühler.

05out

Palestra

BrPlot

Mesa 6 | Originais Brasileiros

19h

Espaço Itaú de Cinema Augusta 4

Onde os autores brasileiros têm buscado inspiração para criar projetos originais e autênticos? Em um cenário em que se produz cada vez mais e se busca mais originalidade, como os autores brasileiros têm criado universos ficcionais a partir das nossas referências? Há mundos inexplorados? O universal está em cada esquina? Para esta mesa, teremos a presença de autores com séries e novelas que estrearam recentemente. Felipe Braga, Maria Camargo e Rosane Svartman, com mediação de Aleksei Abib.

07out

Palestra

Reach

Mesa 1 | A Evolução do Design de Audiência

10h

Espaço Itaú de Cinema Augusta | Sala 3

O Design de Audiência surgiu há alguns anos como uma ferramenta criativa para explorar possíveis conexões entre filmes e audiências durante as etapas de promoção. Nesse momento o foco dos debates era a produção transmídia e as plataformas de streaming ainda não haviam começado a produzir originals. Desde então o mercado tem passado por grandes transformações e a pergunta agora é, como o Design de Audiência deve acompanhar essa evolução?

07out

Palestra

Reach

Mesa 2 | Audiência Desde o Início

15h

Espaço Itaú de Cinema Augusta 4

Um diálogo entre fundos e instituições que apoiam, financiam e participam do financiamento e desenvolvimento de projetos audiovisuais. Como tais organizações avaliam a importância da busca pela audiência desde o princípio dos projetos e qual a sua visão e proposta em relação a iniciativas de formação de público? De que maneira podem contribuir para gerar relevância, provendo estratégias eficazes para os produtores e seu conteúdo?

07out

Palestra

Reach

Mesa 3 | My French Film Festival: Conteúdo Local Para Audiências Globais

17h

Espaço Itaú de Cinema Augusta 4

Como atingir audiência internacional para conteúdo local, com inovação e tecnologia, reunindo os parceiros certos e as melhores ferramentas de marketing disponíveis? Um festival único e sem fronteiras, que na sua 9ª edição, em 2019, alcançou mais de 10 milhões de visualizações em 200 países. Os títulos são legendados em 11 línguas e oferecidos a preços especiais em parceria com mais de 50 plataformas de VOD e no próprio site (myfrenchfilmfestival.com). My French Film Festival é modelo de uma iniciativa bem-sucedida que a cada ano cativa uma enorme audiência para filmes franceses ao redor do mundo.

08out

Palestra

Reach

Mesa 4 | Curadoria & Relevância: Conectar e Criar Audiências

15h

Espaço Itaú de Cinema Augusta 4

“Curadoria” e “relevância” são palavras-chave para alcançar público e construir uma jornada de sucesso para o conteúdo. Dos festivais de cinema ao business-to-consumer, como sobreviver em meio a um panorama tão competitivo e sobrecarregado de ofertas? Em um cenário desafiador, em que grande parte do consumo de conteúdo e da informação sobre conteúdos disponíveis se organiza de maneira dinâmica, em múltiplas telas e inúmeras plataformas, a curadoria, mais do que nunca, opera a serviço da conexão entre o público e o conteúdo que ele quer ver. Em meio à imensa oferta existente, tornar relevante um conteúdo, canal ou programação de festival é fundamental para amenizar a dispersão da audiência e formar público.

08out

Palestra

Reach

Mesa 5 | O Caminho Para a Audiência Passa por Dados

17h

Espaço Itaú de Cinema Augusta 4

A tecnologia está a favor da conexão com a audiência. Inteligência Artifcial, Análise de Big Data, Clusters, Target de Audiência, Marketing de Impacto Social, Curadoria, Storytelling, Marketplaces: um panorama das mais atuais ferramentas de marketing de impacto de audiência e promoção de conteúdo na perspectiva de players chave do setor.

09out

Palestra

Reach

Mesa 6 | Janelas e Direitos: Qual é o Bom Negócio?

17h

Espaço Itaú de Cinema Augusta 4

A dinâmica de consumo no mundo multitelas, deslocada do espaço físico, cria a necessidade de repensar modelos tradicionais de financiamento e comercialização. As fronteiras entre as janelas de distribuição já não são tão definidas e a relevância do conteúdo ganha protagonismo na negociação. Quais as tendências e oportunidades que esta nova ordem apresenta? Como obter retorno de investimento garantindo alcance de público? Uma conversa entre produtores, distribuidores e agentes de vendas que atuam a nível global e suas visões e experiências desse cenário.

09out

Palestra

Reach

Mesa 7 | Investimento Privado e Financiamento Através de Plataformas De Streaming: A Medida da Audiência

17h

Espaço Itaú de Cinema Augusta 4

A expansão do mercado por meio de do avanço tecnológico ampliou as possibilidades de financiamento de conteúdo audiovisual. Uma conversa sobre Fundos Privados, Cash Flow Production, Factoring e Financiamento através de plataformas de streaming. De que maneira, a resposta da audiência ao conteúdo, pode influenciar esse investimento?